Estudantes de escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades empreendedoras por meio de uma parceria entre o Sebrae/PE e a Prefeitura Municipal. A capacitação aconteceu através do Programa Empreendedor do Futuro e envolveu 600 alunos de sete escolas da rede municipal de ensino.
A culminância do programa, que está na segunda edição na cidade, foi a II Feira do Empreendedor do Futuro, realizada nesta quarta-feira (05), na qual os jovens comercializaram os seus produtos e participaram de workshops e palestras.
As atividades do Programa Empreendedor do Futuro 4.0 começaram em março deste ano e também envolveram gestores e professores das escolas participantes, que passaram por capacitações. Um dos públicos-alvo foram os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), como forma de levar perspectivas de empreendedorismo.
O objetivo do programa é proporcionar ao estudante o conhecimento das características empreendedoras, a busca das oportunidades de negócios e o desenvolvimento do plano de negócios de empresas de apoio ao desenvolvimento sustentável. Depois da identificação das escolas e das turmas que têm o perfil adequado, o trabalho é feito por equipes, que passam por consultorias e criam empresas de produtos ou serviços.
EMPREENDEDORISMO ACESSÍVEL
O Programa Empreendedor do Futuro, do Sebrae, tem como objetivo tornar a Educação Empreendedora acessível a todos os estudantes a partir da Educação Básica e, prioritariamente, da rede pública de ensino. Realiza iniciativas para desenvolver a cultura do empreendedorismo junto a estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino.