27
maio

Detran-PE suspende temporariamente emissão de CNH


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) suspendeu a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nesta sexta (27), segunda (30) e terça (31), para realizar a substituição do documento pelo novo modelo, de acordo com a resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

A partir da quarta-feira (1), o serviço será retomado já com a nova versão da habilitação para novos habilitados. A mudança vale tanto para o documento físico quanto para o digital.

O que muda na nova CNH?

Segundo o Detran-PE, o novo modelo da CNH traz informações sobre restrições médicas e atividade remunerada, codificada em campo específico. No caso de atividade remunerada, por exemplo, o código é o “15”, que vem acompanhado da sigla “EAR” (Exercício de Atividade Remunerada).

Quando há necessidade do uso de lentes corretivas, aparece um “A” para o código e para a sigla. Quando o documento for a Permissão para Dirigir (PPD), vem grafada a letra “P”, já no caso do definitivo apresenta um “D”. O tipo de veículo que o portador está habilitado vem marcado em tabela com imagens dos veículos.

O que se mantém?

Ainda de acordo com o DETRAN-PE, estão mantidos no novo modelo da CNH, o QR Code, que guarda todas as informações do condutor, a cor verde com detalhes em dourado e a fotografia. Também ficam mantidas a validade de 10 anos para motoristas de até 50 anos de idade, cinco anos para quem tem até 69 anos, e três anos para os condutores a partir dos 70 anos.

Em Pernambuco, os serviços de renovação e mudança de categoria da CNH devem ser agendados no site do Detran-PE, já a solicitação para a primeira prova destinada a 1ª via da CNH é realizada por meio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). No site do Detran-PE também é possível encontrar tabela com todas as taxas referentes a cada solicitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores