18
novembro

Ação na justiça que pede a cassação da chapa Dra. Cátia Ribeiro e Fábio Mamão por corrupção eleitoral, pode resultar num novo processo de eleição municipal em Jataúba


Em 13 de novembro de 2020, sexta-feira, antes da eleição, através de apuração do Ministério Público, que teve apoio incisivo das polícias Militar e Federal, foi desmontado um suposto esquema de compra de votos, nas circunjacências do Distrito Jundiá, em Jataúba.

Nesse suposto plano de captação ilícita de sufrágio, estava o comandante do grupo denominado 3ª via e principal responsável pela campanha da candidata, o empresário Boy Ribeiro, marido da atual prefeita do município.

Depois da interceptação, o denunciado, juntamente com os objetos e materiais apreendidos (que claramente caracterizavam o oferecimento de vantagens em troca de votos) foram encaminhados para Delegacia da Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe, para o devido procedimento investigativo. Do qual, o delegado da Polícia Civil lavrou o crime de compra de votos, tipificando corrupção eleitoral.

Diante da Operação, seguidamente da Instauração de Ação de Investigação Judicial Eleitoral, o Ministério Público fazendo a sua Função Eleitoral, entrou com uma Representação na Justiça Eleitoral, pedindo a cassação da chapa eleita (doutora Cátia Ribeiro/Fábio Mamão), alegando abuso de poder econômico, compra de votos e corrupção eleitoral.

Assista a entrevista exclusiva:

Para o MPE (Ministério Público Eleitoral) foi claro o ferimento aos princípios democráticos, o que comprometeu a lisura do processo de eleição, considerando o consentimento da prefeita, que na época do fato estava como candidata. Levando em conta que as atitudes do marido, contava com o apoio da mesma.

Sendo assim, se a Justiça Eleitoral (Juiz Eleitoral Local, de 1º Grau, acatar o pedido do Ministério Público Eleitoral, a prefeita e vice-prefeito podem recorrer para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Daí, caso o TRE mantenha a decisão, a prefeita e vice-prefeito serão cassados, ficando inelegíveis. O presidente da Câmara de Vereadores assumirá de forma interina a administração do município. E de imediato é convocado um novo processo de eleição municipal que pode culminar em 2022.

Expectativa de nova eleição em Jataúba

“A representação que pede a cassação da chapa, foi protocolada há quase um ano, em 15 de dezembro de 2020. Antes da diplomação dos eleitos. E até o momento presente o seu processo corre em segredo de justiça. Aqui em Jataúba é grande a expectativa para uma nova eleição”, disse o popular Euzébio Sena.

Fonte: Estação Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores