Mendonça Filho apóia PEC da perda automática de mandato para parlamentares condenados

Foto: Sidney Lins Jr.

 

O líder do Democratas da Câmara Federal, Mendonça Filho (PE), apoiou o parecer à PEC 313/2013, que determina a perda automática de mandato de deputados e senadores condenados por crime de improbidade e contra a administração pública. O relatório foi aprovado hoje (19/2) – por 12 votos a 1 – na comissão especial e agora segue para votação em dois turnos no plenário da Câmara.

 

Mendonça Filho reafirmou a posição do partido de que é inviável um parlamentar sustentar a condição de presidiário e integrante do parlamento. E destaca que o texto estabelece regras muito claras para os casos em que será declarada a perda automática do mandato.

 

“O meu partido Democratas, desde o primeiro momento, inclusive quando se discutiu os efeitos da ação penal 470, conhecida com ação do mensalão, se pronunciou de forma pública clara e transparente no sentido de que não havia e não há dúvida de que tendo sido condenado à reclusão o parlamentar não tem nenhuma condição de conviver na situação absurda de presidiário e membro do parlamento brasileiro”, opinou o líder.

 

O democrata se manifestou contrariamente a posição do deputado petista Sibá Machado, único voto desfavorável ao relatório do deputado Raul Henry (PMDB- PE). “Compartilho do sentimento de que essa Casa tem sempre que preservar o seu espaço constitucional e que os parlamentares devem reafirmar sempre o parlamento como um poder independente.

 

No entanto, eu discordo absolutamente da argumentação apresentada pelo deputado Sibá Machado com relação à PEC 313 porque está posto no relatório uma discussão muito clara tendo em vista a própria interpretação que cabe a ser feita pelo Supremo Tribunal Federal sobre processo de cassação e de perda de mandato por parte do parlamento brasileiro, especialmente, a Câmara dos Deputados”, disse Mendonça Filho. O petista se mostrou contra o texto ao alegar que as regras ofenderiam o princípio constitucional de separação de poderes.

 

O deputado ainda reforçou que a aprovação dessa PEC atenderá a um pleito da sociedade. “Defendo que aprovemos em plenário para esclarecer o texto constitucional o que também é traduzido por um clamor popular. Ninguém vai subtrair poder do parlamento brasileiro. Pelo contrário, vai se reafirmar, se fortalecer diante da sociedade como um poder autônomo.

 

Informações da Assessoria.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores