01
fevereiro

Reportagem Especial – Blog do Ney Lima


“10 anos da tragédia em Timbaúba” – Parte 1

 

01 10 Anos

 

A partir desta segunda-feira (01), o Blog do Ney Lima inicia uma série de cinco reportagens sobre a campanha do Ypiranga em 2006 e, a “tragédia” ocorrida no Estádio Ferreira Lima em Timbaúba, após o pênalti perdido por Júnior Amorim contra o Estudantes, no dia 05 de fevereiro daquele ano.

 

A equipe do Blog entrou em contato com os personagens que vivenciaram os momentos de alegrias e tristezas ocorridos durante o torneio. A série trará depoimentos exclusivos de torcedores, ex-jogadores, empresários, radialistas e de pessoas que fizeram parte direta e indiretamente daquela campanha.

 

Neste primeiro episódio relataremos a preparação do clube, durante a pré-temporada e quais eram as expectativas para o torneio.

 

Fórmula de disputa do Campeonato Pernambucano 2006

 

O Campeonato Pernambucano daquele ano contou com as participações de 10 equipes: Ypiranga, Sport, Santa Cruz, Náutico, Porto, Serrano, Estudantes, Central, Salgueiro e Vitória.

 

O torneio foi dividido em dois turnos, sendo que as dez equipes jogaram entre si em turno e returno (ida e volta). O vencedor de cada turno disputaria a final do campeonato e caso um clube conquistasse os dois turnos, seria considerado campeão direto e sem a disputa final.

 

 

Preparação do Ypiranga para o torneio

 

“A equipe foi preparada para fazer um grande campeonato” – relembra Flávio Pontes

 

03 Foto

Foto: Yngrid Herly.

 

O elenco da Máquina de Costura foi o primeiro do torneio a iniciar a preparação para o Estadual. De acordo com o presidente na época, Flávio Pontes, a campanha foi fruto de um trabalho a longo prazo.

 

“A equipe foi preparada para fazer um grande campeonato e o momento do clube era o melhor possível, pois tínhamos sido campeões em 2004 e vínhamos de uma crescente. Naquela época, conseguimos fazer uma comissão técnica extremamente capacitada, nós montamos um grupo que trabalhou sessenta dias de pré-temporada e foi algo inédito pro clube, conseguimos naquele momento angariar recursos e o resultado foi aquela terceira colocação que obtivemos no torneio” – afirmou Flávio Pontes.

 

Antes de assumir o Ypiranga, o técnico Edson Leivinha tinha acabado de se tornar campeão da segunda divisão do Campeonato Cearense e, o mesmo foi contratado em 15 de outubro de 2005 e já no dia 1º de novembro, cerca de 70% do plantel já estava treinando para a competição.

 

02 Foto

Ex-zagueiro Lima. Foto: Super Esportes/PE.

 

De acordo com Flávio Pontes, a folha mensal da equipe girava em torno de R$ 120 mil, além de algumas ajudas substanciais de algumas pessoas. Ele comentou sobre a importância da contratação de jogadores experientes para compor o elenco.

 

“As contratações dos atletas foram um pedido em especial do Leivinha que, já tinha trabalhado com o Lima, Wilson (Surubim) e já conhecia o Mazinho (Brasília) e a gente foi trazendo esses jogadores e eles foram se encaixando. Nós sabemos que um time é feito por alguns garotos, mas trouxemos alguns jogadores experientes para ditar o ritmo e repassar experiências aos mais jovens” – explicou o presidente.

 

Na época da apresentação, o elenco contava com alguns jogadores experientes como eram os casos do zagueiro Lima, que já tinha atuado por Sport, Fluminense (RJ), Atlético (MG), Coritiba (PR); o volante Wilson Surubim, que tinha passagens pelo Guarani (SP), Náutico e Sport; além do experiente meia, Mazinho Brasília.

 

Entre os mais jovens se encontravam Maizena, Márcio, Esquerdinha, Fia, Dedo, entre outros.

 

Pré-temporada e expectativa para o Estadual 2006

 

“O Ypiranga não será azarão e vai brigar pelo título” – afirmava técnico Edson Leivinha antes do torneio

 

04 Foto

Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem.

 

Após o início dos trabalhos em novembro de 2005, a diretoria marcou alguns amistosos para testar a equipe e contratar alguns atletas pontuais, caso necessitassem em alguma posição para compor e completar o elenco visando a disputa do campeonato.

 

Durante os amistosos e o futebol apresentado, o técnico Edson Leivinha revelou que o time iria brigar pelo título.

 

“Estamos a cada treinamento e amistoso evoluindo o nosso futebol, pretendemos então, estarmos preparados para a disputa do campeonato e, o Ypiranga não será azarão e vai brigar pelo título, pois eu acredito nesse elenco” – revelava Edson Leivinha.

 

06 Foto

 

Outro que ficou entusiasmado para o início do campeonato, era o ex-meia Mazinho Brasília, em contato com o ex-atleta, ele nos relatou como estava a expectativa do grupo antes do torneio.

 

“Nós sentimos dentro do trabalho, na pré-temporada e amistosos que, poderíamos chegar longe. Tínhamos a convicção e éramos conscientes de que seria difícil, mas crescemos durante o campeonato e surpreendemos a todos” – destacou Mazinho.

 

 

05 Foto

 

O torcedor e atualmente fotógrafo, Jefferson Lulu falou sobre o desenvolvimento que a equipe tomou, após algumas contratações.

 

“O Ypiranga começou a montar o elenco e ao decorrer dos treinamentos, o time se apresentava um pouco acanhado, mas de acordo com as contratações que foram chegando, o time começou a tomar forma e então, assim que vimos o time jogar nas primeiras rodadas, começamos a realmente ver o bom futebol daquela equipe” – frisou.

 

Na reportagem desta terça-feira (02), o Blog do Ney Lima seguirá com a série da reportagem especial e, trará um resumo e o desenvolvimento da equipe, durante as primeiras rodadas do estadual de 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores