Escola Dinâmica trabalha a coordenação motora na Educação Infantil

Educação Infantil ensina alunos a ter coordenação motora.

A educação infantil abrange o ensino de crianças de zero até seis anos e uma das habilidades que devem ser desenvolvidas durante essa fase é coordenação motora. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança.

 

Uma série de atividades bem elaboradas além de desenvolverem nas crianças habilidades motoras proporciona a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente, que é o escolar.

 
Coordenação motora é definida como a capacidade de usar de forma eficiente os músculos do corpo obedecendo aos comandos que o cérebro envia. Existem três tipos de coordenação motora: a geral, a específica e a fina. Veja como cada uma delas funciona:

 

Alunos praticam várias formas de coordenações.

 

Coordenação motora geral

Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e façam outros exercícios do mesmo tipo.

 

Coordenação motora específica

A coordenação motora específica permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Jogar futebol e jogar basquete usam as coordenações diferentes,

 

Coordenação motora fina

A coordenação motora fina é responsável pela capacidade de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e específicos que outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada para costurar, escrever, recortar ou para digitar.

 

Na escola Dinâmica, as professoras da educação infantil, conhecedoras dessas especificidades, elaboram atividades que auxiliam o desenvolvimento de todas as coordenações. Para trabalhar a coordenação motora geral, músicas gestuais e danças também são usadas para estimular as partes do corpo.

 

Umas das habilidades é a linha reta.

 

Caminhar em uma linha reta, fazer traços retos, empilhar objetos, modelar massinhas, ligar os pontos, desenhar traços geométricos e pintar dentro dos limites dos desenhos são atividades algumas das atividades desenvolvidas na escola Dinâmica, essas atividades são responsáveis no auxílio a evolução das habilidades motoras das crianças.

 

No momento em que a criança precisa ser alfabetizada, ela já deve ter o mínimo do domínio da coordenação motora fina, para conseguir realizar tarefas simples, como segurar o lápis de maneira correta e fazer as curvas das letras.

 

Informações da Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores