17
agosto

Usina de Beneficiamento do Leite de Santa Cruz se encontra abandonada


Fotos: Elivaldo Araújo.

 

O Blog do Ney visitou na tarde desta quinta-feira (17) a Usina de Beneficiamento do Leite, que se encontra localizada no KM-14 da rodovia PE-160, próximo ao Presídio de Santa Cruz do Capibaribe.

No local, a nossa equipe de reportagem encontrou toda estrutura da usina completamente abandonada. O descaso foi citado durante uma entrevista por alguns agricultores da região ao programa Estúdio 1 da Rádio Polo FM.

Ao visitar o local, foi verificado que o portão de entrada que dá acesso ao espaço se encontrava completamente aberto, vários equipamentos enferrujados, além de muito mato e fezes humanas nas proximidades da Usina.

Após a situação de abandono vir á tona, representantes do IPA ( Instituto Agronômico de Pernambuco) estiveram no local fazendo uma vistoria e revelaram que o montante investido em equipamentos foi de aproximadamente R$ 500 mil e lamentaram o abandono em que se encontra a Usina.

Sobre a Usina de Beneficiamento do Leite

Foto: Fernando Lagosta/Arquivo.

A Usina de Beneficiamento do Leite chegou ao município no ano de 2007, por intermédio de um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia quando tinha a frente o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos como ministro da pasta.

No município, a Usina era administrada pela Cooperativa de Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Capibaribe, que contava até o ano de 2015 com 23 sócios e processava cerca de 12 mil litros de leite mensalmente, pausteurizando e embalando para serem comercializados na região.

Foto: Fernando Lagosta/Arquivo.

Na época, os produtores vislumbravam a médio prazo, a produção de derivados do leite, como iogurte, queijo e achocolatados, já que teriam equipamentos para produzi-los, porém faltavam recursos para investirem na produção desses produtos.

Em 2015, durante uma entrevista à Revista Capibaribe, o então presidente da Cooperativa, Jacó Araújo, revelou que o órgão estaria funcionando de forma totalmente independente sem a ajuda do poder público e ressaltou que a comercialização do leite gerava receita apenas para a manutenção da Usina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores