04
outubro

Sociedade Musical Novo Século comemora 117 anos de história em Santa Cruz


Fotos: Sociedade Musical Novo Século/Arquivo.

Nesta quarta-feira, 04 de outubro, a Sociedade Musical Novo Século completa 117 anos de existência no município de Santa Cruz do Capibaribe.

Fundada em 1900, quando o município ainda nem existia no papel, sendo apenas uma pequena vila pertencente a cidade de Taquaritinga do Norte. Na época, um grupo de idealistas liderados pelo Tenente Pedro Ferreira Pedrosa, que a generosidade dos santa-cruzenses promoveu Capitão, e José Teodoro Aragão, chamado de Major Negrinho, fundaram a agremiação cultural que se chamou, no início, Sociedade Musical Triunfo Santa-cruzense, hoje Sociedade Musical Novo Século.

Em 8 de maio de 1945, a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, e a banda desfilou em ritmo de Carnaval pelas ruas da então vila, festejando com o povo o fim do conflito. A banda teve dias de glória, quando participou dos programas de televisão “Salve a Retreta”, do então Canal 6 da TV Rádio Clube do Recife.

A Banda Novo Século, no ano de 2002, conseguiu o maior êxito em sua história que foi a gravação do primeiro CD. Em 2010, parte da história da banda foi publicada em um livro pelo ex-músico da Novo Século, Alencar Lopes, que retrata fatos importantes, depoimentos, biografias, galeria de presidentes, fotos e curiosidades que marcaram a trajetória de uma das mais antigas bandas musicais do interior do Brasil.

Através de varias décadas, a entidade já formou centenas de profissionais ao longo de sua trajetória. Atualmente, a Novo Século está situada na Avenida Padre Zuzinha e é mantida por sócios voluntários e também recebe uma subvenção do poder municipal, realizando apresentações não só em Santa Cruz, mas também em diversas cidades pernambucanas e em outros estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores