04
outubro

Sociedade Musical Novo Século comemora 119 anos de resistência, cultura e muita história em Santa Cruz


Novo Século

Banda em uma de suas apresentações no tradicional evento “Noite dos Filhos Ausentes” – Foto: Thonny Hill (arquivo)

 

Esta sexta-feira (04) é marcada por uma data histórica para Santa Cruz do Capibaribe, que são os 119 anos de fundação da Sociedade Musical Novo Século.

A entidade, que resiste ao tempo, foi fundada em 04 de outubro de 1900, quando o município ainda nem existia no papel, sendo apenas uma pequena vila pertencente a cidade de Taquaritinga do Norte.

.

 

Sociedade Musical Novo Século em 1914.

Sociedade Musical Novo Século em 1914.

Atualmente, a banda filarmônica, uma das últimas existentes na região do Polo de Confecções. A Sociedade Musical Novo Século também é conhecida pela formação de músicos talentosos ao longo de sua história, que continuaram suas carreiras, inclusive ingressando em cursos superiores de música a exemplo dos maestros Rubinaldo Catanha e Wellington Araújo e o trompetista Igor Aleixo.

A Novo Século, que também forma músicos gratuitamente desde a sua fundação em sua sede, situada na Avenida Padre Zuzinha, é mantida por sócios voluntários e também recebe uma subvenção do poder municipal, realizando apresentações não só em Santa Cruz, mas também em diversas cidades pernambucanas e em outros estados.

.

Bom público compareceu para assistir a abertura da temporada de concertos da Novo Século. Fotos: Thonny Hill.

Novo Século

novo seculo

Novo Século Orquestra animou o público ao som do frevo.

Sociedade MUsical Novo Século, em 2013..

Novo Século Orquestra é uma das atrações confirmadas para o evento de Réveillon. Imagem: Arquivo.

Sociedade Musical Novo Século irá se apresnetar na Sessão Solene. Imagem: Arquivo.

Confira o histórico da Sociedade Musical Novo Século, extraído de sua página oficial.

 

Um dia, em fins do século XIX, ou início do século XX, a meninada de Santa Cruz do Capibaribe foi surpreendida pelos acordes de alguns instrumentos musicais lá para as bandas do Serrote, sítio vizinho de onde vinham os sons.

Eram alguns santa-cruzenses, que vindos do estado do Pará, traziam consigo alguns instrumentos de bandas de música e assim queriam entrar em sua vila muito amada e querida. Aqueles rapazes eram: Amaro Vieira Rio Branco, João Viera e Xavier Joaquim. Foram eles os precursores da futura Banda de Música Novo Século.

Iniciou-se o novo século. O sêmen da futura agremiação plantado pelos irmãos Vieira e Xavier Joaquim, começou a germinar.

Em 04 de Outubro de 1900, um grupo de idealistas liderado pelo Tenente Pedro Ferreira Pedrosa, que a generosidade dos santa-cruzenses o promoveu a Capitão, e José Teodoro Aragão, carinhosamente chamado por seus conterrâneos como “Major Negrinho”, fundaram assim a agremiação que se chamou, de início, Sociedade Musical Triunfo Santacruzense.

Há alguns anos, a banda era campo exclusivo de homens. Hoje, meninos e meninas rapazes e moças integram suas fileiras ao lado de alguns veteranos, que ingressaram com a mesma idade dos que agora se iniciam.

É composta de 35 músicos, dos quais 80% jovens entre 15 e 23 anos, tendo a frente o maestro Rubinaldo Marques de Melo (Rubinaldo Catanha) um exemplo de amor a música, o qual muito orgulha os músicos em tê-lo com regente.

O atual presidente é o Sr. Ivo Aragão. Sua diretoria é composta de secretários, tesoureiro, orador e conselho fiscal e possui sua sede própria na Avenida Padre Zuzinha, 341 no centro de Santa Cruz do Capibaribe/PE, é mantida pelos sócios que contribuem com uma quantia de R$ 10,00 (dez reais) por mês e de uma subvenção municipal, dinheiro este que pagamos o salário do maestro, do procurador e damos uma ajuda de custo aos professores que dão aula para crianças e jovens que devido a contribuição social nada pagam  pelas aulas.

A Banda Novo Século, no ano de 2002, conseguiu o maior êxito em sua história que foi a gravação do primeiro CD. Destaca-se nesse trabalho o Sr. David Pereira de Lira que conseguiu durante sua gestão este grande feito que ficará registrado para sempre como um dos melhores acontecimentos da história da Novo Século.

Hoje, a Sociedade Musical Novo Século está entre as melhores bandas de música de Pernambuco. Graças ao trabalho conjunto do presidente, diretoria, do maestro Rubinaldo Catanha e nossos músicos que se esforçam, e estudam, para executar o repertório com toda dinâmica exigida pelo regente, levando assim aos ouvidos do público a maravilhosa qualidade de som que seus músicos emitem em seus instrumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores