28
dezembro

Com solos de guitarra, músico santa-cruzense Paulo Roberto faz versão rock n´roll do Hino do Ypiranga


Canção composta por Marcelo Santa Cruz ganha versão inédita para celebrar o aniversário da cidade e 80 anos do clube

.

Fotos: Reprodução.

Em março de 2005, foi aberta inscrições para um concurso, com o objetivo de escolher o hino oficial da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube. Dezenas de autores compuseram letras de acordo com o exigido no regulamento proposto pela diretoria da época, a qual era presidida por Flávio Pontes. Entre as exigências, estavam exaltar o seu contexto histórico, a cidade Santa Cruz do Capibaribe. Ainda de acordo com o regulamento, letras que continham agressividade, motivassem a violência e citações de outros clubes, foram excluídas da disputa final.

Entre as letras finalistas estavam os compositores Marcos José de Araújo/José Roberto da Costa Lima; Messias Barros; Ana Paula Nascimento Silva; José Maria da Silva; Walter Miro da Costa Melo; Gilberto Geraldo dos Santos e Marcelo Santa Cruz, este último escolhido como o hino vencedor, que falou como se deu a composição.

“Eu retrarei no hino tudo que foi pedido para que possa ser feito o hino, e foi através de um concurso em meio a mais de 100 músicas e a minha foi escolhida por eu ter colocado todos os critérios que eles pediram” – disse.

Confira a letra original, porém ela sofreu alterações na última parte da segunda estrofe.

Em comemoração aos 65 anos de Santa cruz do Capibaribe, e 80 anos do Ypiranga, o músico santa-cruzense Paulo Roberto aproveitou a oportunidade para dar uma repaginada na versão do hino, e através dos acordes da guitarra, acabou fazendo uma versão solada.

“É muito gratificante para mim como músico, afinal também estou participando de uma parte da história, e regravar esse hino é uma honra e é uma das maiores conquistas como instrumentista. Para deixá-lo como está, eu tomei como base o do Palmeiras tocado por Marcos Klaine e do Flamengo que foi executado por Gustavo de Pádua, esses foram os alicerces para que eu possa ter uma ideia de como fazer essa versão, mas mesmo assim, eu tentei fazer algo para manter a melodia original, para que não possa ter nenhuma estranheza por parte do público” – disse.

Por fim, Marcelo Santa Cruz também falou sobre a nova roupagem da canção.

“Sobre essa nova versão, eu fiquei feliz e surpreso, por que às vezes, o compositor é esquecido e o pessoal não prestigia, e ela agora instrumental ficou muito emocionante e empolgante, e fique mais feliz ainda por ela ter sido executada por um grande amigo e ótimo guitarrista, que é o Paulinho” – completou.

Confira abaixo a nova versão completa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores