30
novembro

Bons frutos


Maracatu Nação Capibaribe comemora cinco anos ensinando e formando futuros jovens

 

Foto: Elivaldo Araújo.

 

Na manhã deste sábado (30), o conjunto Maracatu Nação Capibaribe comemorou seus cinco anos de existência. O grupo tem a frente o presidente da Associação dos Moradores do bairro São Jorge, o músico Alencar Lopes.

 

Em conversa com a nossa reportagem, Alencar destacou a dificuldade no início da formação do conjunto.

 

“O início se deu em um sábado, ao perceber que a criançada estava ociosa sem ter o que fazer e então resolvi demonstrar e repassar aquilo que aprendi na Banda Músical Novo Século, e passamos a ensinar o ritmo do maracatu. No começo não tínhamos muitos recursos e como presidente da Associação dos moradores comecei a correr atrás”, salientou.

 

Em meio às dificuldades, o mesmo frisou as compras dos primeiros instrumentos.

 

“Os primeiros instrumentos conseguimos através de TCO, por intermédio do juiz da nossa comarca Dr. Tito Lívio, e em seguida tivemos apoio da prefeitura”, pontuou.

 

Foto: Eliton Araújo.

 

Além da aquisição dos primeiros instrumentos, o grupo conseguiu uma grande parceira com o COMDECA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente).

 

“Temos um grande aliado que é o COMDECA, lançamos um edital e atualmente o projeto recebe R$ 2.000,00 mensais, além da contrapartida de R$ 200,00 da entidade (Associação dos Moradores do bairro São Jorge) e com isso adquirimos novos instrumentos, câmera, filmadora, data-show, caixa de som, além de outros equipamentos”.

 

Foto: Thonny Hill (Arquivo).

 

O músico ressaltou o crescimento e o desenvolvimento dos alunos no projeto, além da aquisição de novos equipamentos para auxiliar nos trabalhos.

 

“Hoje estamos comemorando cinco anos de existência do grupo, ao longo desses anos realizamos mais de 200 apresentações na cidade e região. A nossa exigência é que o aluno esteja matriculado e frequentando regularmente a escola, são crianças de 8 a 14 anos de idade, realizamos os ensaios todos os sábado das 9h às 12h. Dentro desse período eles têm aula de capoeira, maracatu, prática e teórica de música, aula de cidadania, meio ambiente, também focamos os cuidados envolvendo as questões das drogas e a prostituição infantil”.

 

 

Ao longo dos anos comandando o Maracatu, Alencar se mostrou satisfeito com os resultados obtidos para comunidade do bairro São Jorge.

 

“Durante esses cinco anos demos um “empurrão” muito grande, pois sei que a semente foi plantada e essa semente está rendendo muitos frutos e percebemos o quanto essa ideia tem avançado e influenciado as pessoas, e raramente nós ouvimos em programas policiais algum ato de vandalismo na comunidade do São Jorge, e isso tem sido muito bom para a sociedade”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores