02
setembro

Reportagem Especial


Aspecto de cidade grande

 

Governo Vieira muda a cara do trânsito no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Com novo semáforo, mais faixas de sinalização e outras melhorias, fluxo do trânsito e mobilidade de pedestres melhoraram no coração comercial de Santa Cruz do Capibaribe. Fotos: Thonny Hill.

 

No último fim de semana, nossa equipe percorreu ruas do Centro de Santa Cruz do Capibaribe para verificar o resultado das mudanças que já foram implantadas em prol do trânsito e da mobilidade urbana, durante a atual gestão do prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

 

O destaque é para os pontos positivos como a implantação e manutenção de semáforos, pintura de faixas amarelas em canteiros, aumento da sinalização, implantação de rampas de acessibilidade a cadeirantes e outras iniciativas.

 

O resultado já é evidente, mostrando que houve sim a diminuição (e até a resolução) de pontos considerados como verdadeiros gargalos, que prejudicavam não só a fluidez no trânsito, mas também o direito da acessibilidade ao pedestre.

 

Confira o balanço feito pelo blog:

 

 

 

Implantação de faixas amarelas:  

Com as faixas amarelas nos canteiros e mais distribuição nas vagas de estacionamento, pontos onde antes haviam congestionamentos se tornaram mais organizados para motoristas e pedestres.

 

Uma das primeiras mudanças aplicadas pela atual gestão praticamente pôs fim a várias áreas de gargalos com a pintura das faixas de advertencia nos canteiros.

 

Exemplos disso são as ruas 13 de maio, Raimundo Francelino Aragão, Cabo Otávio Aragão e Manoel Rufino de Melo, além de travessas e avenidas próximas que, com o ordenamento das vagas de estacionamento, tiveram melhoradas não só a fluidez dos veículos, mas também permitiu maior mobilidade e segurança aos pedestres.

Rua 13 de Maio.

 

Rua Raimundo Francelino Aragão.

 

Travessa nas proximidades da Rua Raimundo Francelino Aragão.

 

Retirada das barracas e desobstrução de calçadas:

 

Com a retirada das barracas, pedestres ganharam mais espaço nas calçadas pela Avenida 29 de Dezembro.

 

Outro ponto que contribuiu não só para a melhoria do trânsito, mas principalmente para a mobilidade, foi a retirada das barracas e desobstrução das calçadas da área do centro comercial.

 

Medida vista inicialmente como impopular pela atual gestão, a iniciativa acabou agradando a maioria da população. A Avenida 29 de Dezembro foi a que sofreu as mudanças mais visíveis e os benefícios já podem ser vistos.

 

Os pedestres passam agora a usar mais as calçadas e o trânsito, com a manutenção dos semáforos, implantação de rampas de acessibilidade, além das novas faixas de pedestres, deixou o centro comercial bem mais organizado.

Colocação de briquetes onde aconteceram os festejos juninos dão cara nova a Avenida.

Novo semáforo instalado entre as ruas Manoel Rufino de Melo e Cabo Otávio Aragão melhrou a fluidez de veículos e pedestres em um dos pontos mais críticos do centro comercial do município.

 

Fechamento de áreas críticas de retorno:

 

Fechamento de pontos críticos de retorno, como este na Rua 13 de Maio, auxiliaram na diminuição dos congestionamentos e manobras irregulares.

 

O último ponto visualizado nas melhorias foi o fechamento de alguns pontos críticos de retorno, tanto na Avenida 29 de Dezembro como em outras no centro.

 

O fechamento permitiu, além de uma maior área de trânsito, a diminuição de manobras irregulares que poderiam, além de atrapalhar o fluxo de veículos, causar acidentes.

Avenida 29 de Dezembro, proximidades do Via Shopping.

 

Ponto crítico, que antes causava vários transtornos nas proximidades da Rua 13 de Maio, também ajudou a sanar alguns problemas no trânsito no Centro.

Um dos vários semáforos da Avenida 29 de Dezembro.

16 Comentários

  1. Marcos disse:

    Interessante que a mudança comentada não atingiu os veículos estacionados sob as calçadas, obrigando o pedestre a caminhar pela rua. Basta ver na foto da loja cordeiro bolsas.

  2. Jânio Nunes disse:

    Realmente é notório as mudanças principalmente no Trânsito, parabéns aos que estão a frente dessas mudanças. é isso…

    1. Stella Aragão disse:

      Concordo com você Janio Nunes, a calçada da Cordeiro Bolsas não pedemos passar, porque ficam carros estacionados e temos que ir para o meio da rua onde outros carros e motos tiram fino nas pessoas que são obrigadas a ir para o meio da rua.

  3. Jose Roberval disse:

    Só falta as pessoas se educar no transito.

    1. jana disse:

      E na escola também, pelo visto.

  4. Renata disse:

    Parabéns a todos, fico muito feliz em ver a cidade com cara nova,que possamos SEMPRE ver o prefeito mudando a cidade para MELHOR!

  5. IVEL disse:

    UM DIA EU OUVIR ZÉ AUGUSTO DIZER QUE ERA COMPLICADO E QUE ERA QUASE IMPOSSÍVEL TIRAR AQUELA FAVELA DA ROTA DO MAR. RAPAZ O QUE FALTAVA MESMO ERA UM PREFEITO DE PULSO, EU VOTEI O TEMPO TODO NOS TABOQUINHAS MAS OS CARAS NÃO TINHA VISÃO DE UMA SANTA CRUZ BONITA NÃO,AÍ EDSON SE CONTINUAR ASSIM EU VOTO EM VOCÊ EM 2016 TÔ GOSTANDO, A CIDADE JÁ ESTÁ COM OUTRA CARA, SÓ OS DOENTES POR POLITICA QUE NÃO VER

  6. feitosa disse:

    só falta as murisocas, saude, sigurança, merenda nas escola,buracos nas ruas,iluminação,estamos esperando o impcto do novo mudelo de gestão ate agora não vi nada só carona!!!!

    1. SIMONE disse:

      CARO FEITOSA, LOGO PERCEBE-SE QUE VOCÊ NÃO COMPARECEU AS AULAS DE PORTUGUÊS.
      NÃO ESTOU FALANDO QUE VOCÊ ESTÁ ERRADO EM COBRAR POR MELHORIAS EM OUTRAS ÁREAS. MAS CONSULTE UM DICIONÁRIO DA PRÓXIMA VEZ.
      (FICA A DICA)

      rsrsrsrs

      1. José Pereira disse:

        Sim, mas seria bom a gente responder as críticas apontando o que foi feito de bom nas áreas reclamadas. Ou será que não se tem argumentos para rebater?
        (FICA A DICA)

        1. SIMONE disse:

          Eu tenho visto melhorias em minha “esquecida” cidade.
          Mas não preciso ficar falando aqui o que já se tem feito, até pq as pessoas de bom senso tb estão vendo e não é preciso ficar falando.
          A verdade é que tem pessoas que estão incomodadas pq a nova gestão está trabalhando pela melhoria do cidadão; o que não entendo é as pessoas reclamarem de melhorias. Se a gestão estivesse regredindo tudo bem em reclamar.
          (fica a dica)
          rsrsrsrsrsrs

          1. Thiago disse:

            concordo com vc !

  7. sandra disse:

    parabenizo sim o prefeito pewla mobilidade urbana, só queria deixar aqui um questionamento, porque a calçada de madeira, das lanchonetes que se encontram alí em seu entor, a calçada do tibúrcio, a traseira da escola santo antônio que até um gradeado colocou como se fosse dela o que é público, barracas da lázaro davi monteiro continuam obstruindo o trânsito? a mobilidade é só para os que voltaram contra? são dois pesos e duas medidas? vou continuar cobrando.

  8. halana silva disse:

    eu me arrependo muito porque na eleiçao de 2008 votei e toinho e não em edson , mas graça a deus que ano passado tome um cha de consciencia e votei em edson….

    a cidade ja esta de cara nova

  9. Ianderson Ribeiro disse:

    Só lamento que para instalar esse sinal do centro foi tirado um do são miguel que se fosse concluido tambem seria de suma importancia pois onde foi tirado o sinal que ainda não estava funcionando já ouve vários atropelamentos, espero que o secretário responsável olhe para aquele bairro e instale o sinal.

  10. Emanuel disse:

    Só aqui em SANTA CRUZ que existem semaforos na parte de cima do poste e no meio dele não precisa?Que organização é essa ?Em toda cidade que ando tem , porque aqui é diferente,faltam o do meio em quase todos que existem aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores