16
março

Reportagem Especial


Por falta de estrutura e segurança, Academia das Cidades do Santo Augustinho está deixando de ser usada pelos moradores

 

Vandalismo, tráfico de drogas e insegurança são os problemas mais comuns enfrentados pelos moradores próximos a uma das poucas áreas de lazer do bairro. Fotos: Thonny Hill.

 

Em visita ao Santo Augustinho, fomos verificar como está a situação enfrentada pela área de lazer mais democrática do bairro: a Academia das Cidades.

 

Infelizmente, como em muitas áreas públicas de lazer, o resultado é desolador, onde o local (que tem menos de um ano de existência), mostra sinais de abandono e de destruição causada, na maioria das vezes, por adolescentes em situação de risco segundo moradores das proximidades, no qual preservaremos suas identidades.

 

“Infelizmente quem comanda aqui é a maloqueragem. Se a gente diz alguma coisa, somos ameaçados por eles”, afirmou um dos comerciantes.

 

Salas que deveriam ser usadas pelos profissionais de saúde estão completamente destruidas.

 

 

Uma das moradoras, que passava pelo local no momento do registro das fotografias, nos afirmou que a Academia começou a ser depredada desde agosto de 2012 e o caso se intensifica na parte da noite, especialmente depois das 21h.

 

“Aqui de noite ninguém pode sair de casa. Eles apagam e acendem a luz na hora que querem, já destruíram a casa onde deveria haver profissionais de saúde e usam o local para usar drogas. Aqui na calçada da igreja também acontece muito isso, é uma pena”, relata.

 

Banheiro completamente destruido.

 

Janelas quebradas, grades de proteção arrancadas pelos vândalos.

 

Pixações sugestivas denunciam que o local é usado por traficantes e usuários de drogas.

 

Outra moradora afirmou também que a sensação de insegurança é algo constante, mesmo com as rondas diárias da polícia.

 

“Já estou cansada de ver a polícia abordar esses moleques. Quando eles veem que a polícia vem chegando, eles apagam as luzes e, assim que ela vai embora, eles acendem e começa tudo de novo. Antes tinha um vigia aqui que acendia as luzes, mas quem é doido de enfrentar esses marginais?! A droga rola solta aqui”.

 

Brinquedos destruidos, sem condições de uso.

 

Mesas e bancos usados para prátida de jogos como dama, xadrês entre outros praticamente destruidas.

 

Outro fato, segundo eles, é que o local está deixando de ser utilizado. A maioria dos brinquedos e área de exercícios se encontra danificada e, além disso, os moradores não podem andar a pé no local, pois adolescentes (maioria em situação de risco) passam constantemente com bicicletas e também jogam futebol em um local que deveria ser usado só para outras atividades físicas.

 

“Antes vinha gente de outros locais, mas agora… Se a gente faz caminhada, leva uma bolada ou pancada das bicicletas. Quem consegue usar um espaço assim?”, desabafa.

 

Um dos corrimões usados na escada para a prática de atividades físicas já foi arrancado.

 

A Academia das Cidades é uma obra construída pelo Governo do Estado em parceria com o governo municipal, que elabora o projeto, cede o terreno e depois garante a manutenção do espaço.

 

Pela falta de segurança e estrutura, local está quase sem uso pelos moradores.

4 Comentários

  1. Thiago disse:

    Não sei como esses postes ainda estão em pé!

  2. José Aldo disse:

    Antes de uma academia o que necessita mesmo é um POSTO POLICIAL!!!

  3. TINGA disse:

    ISSO É UMA RAÇA DE MAL EDUCADOS. ESTAS PRAÇAS É PRA SEREM FEITAS EM LUGARES DE PESSOAS CIVILIZADAS E QUE CUIDEM DO BEM PUBLICO, FICAM DESTRUINDO O QUE É DELES MESMOS. OU VERGONHA PRA UMA CIDADE

  4. Naldo disse:

    Cade a equipe de transição que fez uma matéria em cima desses mesmo problema da academia e até agora não fez nada. mim responda.

Comments are closed.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores