05
outubro

Na História – Há 40 anos falecia Padre Zuzinha aos 78 anos de idade


Fotos: Arquivo.

Em 5 de outubro de 1983 falecia em Caruaru, o Padre Zuzinha aos 78 anos de idade. José Pereira de assunção nasceu em 07 de abril de 1905, no Sitio Várzea Grande, zona rural de Taquaritinga do Norte.

Aos 16 anos, Padre Zuzinha começou a frequentar o seminário de Olinda e então foi ordenado padre em 1933, através do bispo Dom Ricardo de Castro Vilela. Um mês após ser ordenado pároco, ele assumiu a catedral de Nazaré da Mata, que em anos depois, foi encaminhado aos municípios de Surubim e Goiana.

O Padre Zuzinha era muito querido pela população.

Em Santa Cruz do Capibaribe, ele exerceu a sua função de padre a partir de 1938 e se identificava bastante com a população mais carente do município, além do sacerdócio, o Padre Zuzinha também atuou em outras áreas. Foi o primeiro presidente do Ypiranga e também presidiu a Banda Musical Novo Século.

Padre Zuzinha também se tornou gestor do município santa-cruzense por duas gestões (de 1° de abril de 1968 a 31 de janeiro de 1972 e de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1982).

Posse do Padre Zuzinha na Prefeitura Municipal.

Antes de assumir a prefeitura em 1968, ele foi vítima de um atentado no dia 20 de janeiro daquele ano, durante uma festa de São Sebastião na Vila do Pará, ele foi atingido por alguns disparos de arma de fogo em sua perna. Apesar do atentado, ele assumiu a prefeitura de muletas.

Padre Zuzinha faleceu no ‘Prontocardio’ (Pronto Socorro de Cardiologia) em Caruaru. O seu sepultamento aconteceu no dia seguinte e recebeu cerca de 15 mil pessoas, entre elas 21 padres da região, bispo, políticos do estado e a população em geral.

Foto: Arnaldo Vitorino (Arquivo).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores