04
setembro

Ipem-PE identifica balanças irregulares durante fiscalização em Santa Cruz do Capibaribe


O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizou, durante o mês de agosto, uma fiscalização em balanças comerciais na cidade de Santa Cruz do Capibaribe. A ação teve o objetivo de verificar se os instrumentos utilizados em mercados, feiras e no comércio em geral estavam marcando o peso correto e se atendiam aos requisitos estabelecidos pelo Inmetro.

Os técnicos do Ipem-PE verificaram um total de 904 balanças, das quais 26 foram reprovadas por apresentarem dígitos queimados e pesagem incorreta; e 39 foram notificadas por comercializarem pão francês na unidade e não apresentarem portaria de aprovação de modelo pelo Inmetro.

De acordo com o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a operação integra um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras do Ipem, com o objetivo de identificar irregularidades e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas suas compras.

“A balança deve estar posicionada em local visível e em superfície plana, apresentar o selo do Inmetro, com a data do ano vigente ou subsequente, além de mostrar o peso, o preço por quilo e o valor total a pagar. O consumidor deve ficar de olho no visor: antes de iniciar a medição, deve aparecer o dígito zero nos campos referentes ao peso e ao valor a pagar ”, esclarece.

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria pelo telefone 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia presente no site www.ipem.pe.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores