13
março

Dr. Nanau dá detalhes sobre a suspeita de um paciente com coronavírus em Santa Cruz


Foto: Igor Araújo

Na noite desta quinta-feira (12), o Secretário Municipal de Saúde, Dr Nanau, participou do Programa Independente e comentou sobre a suspeita de um paciente com coronavírus em Santa Cruz.

Segundo o secretário, o caso que foi divulgado amplamente em grupos de WhatsApp foi uma inverdade. Que, de fato, um paciente que viajou recentemente para São Paulo deu entrada na UPA e a equipe médica constatou que seriam os mesmos sintomas de gripe, foi solicitado que o paciente retornasse para casa, que fique de quarentena e caso após seis dias não se recuperar, essa pessoa será encaminhada para outra unidade hospitalar na capital pernambucana.

“Depois do sexto dia, esse paciente não se recuperar, ai tem que ser feito a transferência dele. Os hospitais de Recife que estão preparados para receber pacientes desse tipo são o Oswaldo Cruz, Correia Picanço e o IMIP. Se durante o sexto dia ele não melhorar, aí já tem que fazer a transferência. Por que não é gripe, uma gripe o período de incubação dela é uma semana. (…) Tem que ser feito a transferência para se fazer exames, para ver se é o coronavírus.”

De acordo com o secretário, apesar das unidades de saúde não estarem aptas a atenderem pacientes com o coronavírus, elas estão capacitadas para como se deve agir em situações desse tipo.

“As unidades de saúde de santa cruz do Capibaribe estão preparadas, nós fizemos reunião com a atenção básica e com a atenção de média e alta complexidade, que são as unidades de pronto atendimento. Qualquer pessoa que tiver os sintomas agora, ai eu como secretário de saúde preciso fazer esse alerta: uma pessoa que tiver sintoma de dor de cabeça, com dor na garganta, começar a tossir, ele procure uma unidade de saúde, ele não se automedique. Não vá para farmácia comprar medicamento. Procure a unidade de saúde pois lá nós temos um médico para fazer avaliação, para saber se é uma virose, de gripe, ou um coronavírus”, completou.

Confira um trecho da fala de Dr Nanau no vídeo abaixo. O Programa completo está disponível no Podcast Programa Independente, no Spotify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores