06
dezembro

Carteira de motorista terá chip a partir de 2019, diz Ministério das Cidades


Imagem da nova CNH, divulgada nesta quarta-feira (6) pelo Ministério das Cidades.
Divulgação / Ministério das Cidades

O governo lançará um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que deverá entrar em vigor a partir de 2019. Segundo informações do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o documento será feito em plástico, terá um novo layout e virá com um microchip,

O novo modelo será definido por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a ser publicada ainda nesta semana. Segundo a pasta, a nova versão, em cartão de policarbonato, substituirá as CNHs em papel e a mudança tem como objetivo modernizar o documento, contribuir para a redução de fraudes e também possibilitar até a integração com outros países.

Com o chip, há possibilidade de inserção de dados e informações relativos aos condutores. O recurso facilitará a fiscalização e permitirá o oferecimento de serviços – como  pagamento de pedágio, de transporte público e identificação biométrica – por meio de convênios entre instituições e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os órgãos e as entidades executivos de trânsito dos Estados deverão adequar os procedimentos para a emissão do novo modelo da CNH até 1º de janeiro de 2019. Nenhuma carteira perderá a  sua validade. A partir de 2019, motoristas farão a troca de modelo na renovação do documento ou emissão de primeira via. Não é preciso ir atrás da troca, já que os dois modelos serão aceitos e a substituição será gradual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores