27
setembro

Blog nas ruas


Cobra de quase dois metros é encontrada em residência no distrito de São Domingos

Verdadeira força-tarefa foi mobilizada para devolver o animal a natureza. Foto: Thonny Hill.

 

Na noite desta quinta-feira (27), moradores da última etapa das “Casas da Caixa”, no distrito de São Domingos, se depararam com mais uma cobra de quase dois metros.

 

A cobra, da espécie Boiruna maculata, conhecida popularmente como “Cobra Preta” (que não é venenosa) estava próxima à porta de entrada de uma casa, situada na Rua Viana e Moura, Quadra C.

 

No momento da chegada da nossa equipe, por volta das 19h30, os moradores da residência onde foi encontrada a cobra ainda não estavam em casa.

 

Moradores das casas vizinhas estavam com medo do animal e evitavam se aproximar, mas depois foi montada, entre eles, uma verdadeira força-tarefa para devolvê-la a uma área de mato, que existe próxima das casas.

 

Biólogos e ambientalistas relatam que o desmatamento e a pouca oferta de presas faz com que esses animais, que antes viviam em ambiente silvestre, comecem a procurar ainda mais a área urbana na busca por alimento, especialmente pequenos roedores.

 

A Boiruna maculata pode atingir até 2,50m de comprimento quando adulta e é classificada como uma espécie ameaçada de extinção.

2 Comentários

  1. Douglas Alves disse:

    A má falta de desenvolvimento das cidades, e a ideia de que esses animais estão invadindo as “casas” dos cidadãos, levam a ideia de que o violão é o animal “a cobra” e precisa ser mortal, pois é um risco para a população, porém é o homem é o único animal que anda dentro da mata e deixa rastros ou seja, ele não faz parte da natureza.

  2. tonyed v silva disse:

    O mussurana tem um comprimento de 1,5 a 1,6 m, mas pode crescer até 2,4 m. Quando jovem, sua cor dorsal é rosa claro, que se torna de chumbo-azul quando é adulto. A cor é amarelo ventral esbranquiçada. Ele tem de 10 a 15 dentes fortes na parte de trás da boca ( opistóglifos dentes), que ele usa para agarrar a cabeça da serpente atacou e empurrá-lo para a sua garganta. Em seguida, ele bobinas de seu corpo ao redor da vítima, matando-a constrição (esta é a razão pela qual esta espécie é chamada de Pseudoboa). Ingestão de todo o corpo segue. O comprimento do corpo da cobra ingerido é comprimida como uma onda, a fim de encaixar-se do sistema gastrointestinal do mussurana. Mussaranas são ovíparos .
    Embora mussuranas são rear-presas e produzir um veneno leve, essas cobras não representam perigo para os seres humanos. Mesmo quando manuseado eles geralmente não mordem. Muito poucos acidentes por animais peçonhentos foram relatadas e que não foram fatais. [1]
    O mussurana é imune ao veneno das cobras que se alimenta, em especial os da América Central e do Sul menores jararacas do gênero Bothrops . Não é imune ao veneno da cobra coral , no entanto. Na ausência de outras cobras, o mussurana pode alimentar também de pequenos mamíferos . Tem sido relatado que pelo menos alguns espécimes em cativeiro aceitará cobras vivem apenas como presas. Seu preferido habitat é densa vegetação ao nível do solo e seu hábito é diurno.
    Em algumas regiões, os agricultores mantêm mussuranas como animais de estimação , a fim de manter o seu ambiente de vida clara de víboras, que reivindicam, anualmente, um grande número de mortes de animais domésticos, como gado. Na década de 1930 um plano brasileiro para produzir e liberar um grande número de mussuranas para o controle de jararacas foi tentado, mas não funcionou. O Instituto Butantan , em São Paulo , especializada na produção de ANTIVENENOS , erigiu uma estátua de Clelia clelia como seu símbolo e uma homenagem à sua utilidade no combate à picadas de cobras venenosas. Imunidade do mussurana ao veneno botrópico foi estudado pelo cientista brasileiro Vital Brasil na década de 1920.
    Mussuranas são cada vez mais raras, devido ao desaparecimento de suas presas e desapareceram em muitos habitats. obs: QUANDO VER UMA COBRA DESSA NAO MATE POIS A MESMA SE ALIMENTA DE COBRAS EM ESPECIAL AS VENENOSA. FICA A DICA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores