24
outubro

Ações


Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe realiza ações de combate à Dengue

.

Após o período das chuvas e início do verão, inicia-se um ambiente ideal para proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue. Para evitar que o mosquito se reproduza e transmita a doença, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe realiza constantes ações de combate à dengue em todo o município.

 

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Kaio Magno, o município conta com 45 agentes de endemias constantemente capacitados (um profissional para cada mil imóveis, assim como recomenda o Ministério da Saúde), atuando diariamente nas residências com a aplicação de larvicidas e peixes nos reservatórios de água, além de efetuar a conscientização da população, que é peça fundamental na prevenção e combate à dengue, no lacre correto dos depósitos e eliminação da água dos vasos de plantas.

.

“Frequentemente, os agentes de endemias passam na minha rua, já colocaram peixes na minha cisterna e nos orientam a não deixar água parada em nenhum recipiente ou vasos de planta”, contou Lúcia Costa (54), moradora da Rua Manoel Rodrigues Sobrinho, bairro Santo Agostinho.

.

Toda a rede de saúde do município, também está interligada na busca de casos suspeitos de dengue, enviando a coleta de sangue dos pacientes para análise, e também realizando uma ação bloqueadora com inseticida no endereço notificado e nas áreas vizinhas.

.

“Recebemos um relatório da existência de 235 casos de virose suspeitos de dengue, destes, apenas 16 foram confirmados, 26 estão sob análise e 193 foram descartados”, informou o secretário de Saúde, Breno Feitoza, “Isso nos leva a concluir que nosso trabalho está surtindo o efeito esperado, as ações de vigilância estão sendo eficazes no município e a população também tem atuado como agente no combate à dengue”, finalizou.

 ..

A Secretaria de Saúde também realiza ações conjuntas com as secretarias de Serviços Públicos, através da limpeza de córregos, rios e terrenos baldios, e Educação, divulgando a orientação e prevenção nas escolas.

 

Informações da Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


 

error: Copiando nosso texto?