07
dezembro

Resumório – Por Professor Tenório


RESUMÓRIO

 

Professor Tenório OKANIVERSÁRIO – Parece que foi ontem, mas o Resumório está completando um ano de existência. Um acervo de cinquenta e seis colunas regadas a ironias, sátiras, risos, alguns desafetos e a gratificante alegria de encontrar casualmente colegas e anônimos que acompanham semanalmente meus escritos. Com um ano, já fomos mais longe do que muitos projetos radiofônicos da cidade. Que venham mais textos, mais críticas e mais risos.

RETROSPECTIVA – No resumo semanal do que acontece na política de forma bem humorada, pedidos de Natal dos políticos, peculiaridades de Santa Cruz do Capibaribe, direito de resposta e insulto ao colunista foram passagens marcantes ao longo desse ano. Além disso, teve também recentemente a troca de uma letra por outra que causou um descontentamento duplo. 2017 promete muito mais. Como está na moda dizer, TEM NOVIDADE CHEGANDO. AGUARDEM!

BEM NA FITA – Após proibirem a vaquejada e decidirem descriminalizar o aborto até o terceiro mês de gestação, o pessoal do STF resolveu afastar Renan Calheiros da Presidência do Senado e fazer as pazes com a opinião pública. 

PRÊMIO NACIONAL – O presidente do Senado Renan Calheiros ganhou o prêmio nacional de pique-esconde. Difícil encontrá-lo para entregar a notificação de afastamento. Ele também está concorrendo na categoria político maluvido. Se o cara não obedece um ministro do Supremo Tribunal Federal quem mais ele vai obedecer?

PRÊMIO MUNICIPAL – Tem muito político daqui e que tem voto aqui praticando a modalidade de pique-esconde também. São melhores do que o Renan, pois tem uns que conseguem se esconder por quatro longos anos. Um dia o povo cansa dessa brincadeira!

VAZAMENTOS – Comenta-se que em Santa Cruz tem piscina que vaza mais que os processos da lava jato para a Veja, Isto é e Folha de São Paulo. Ainda bem que só se tem notícia de uma que tem esse problema de rachadura. Mas quando o “delatônio” se pronunciar, certamente haverá mais rachaduras, pelo menos no governo. Será que a lista de beneficiados com o abastecimento de água supostamente irregular seria tão grande quanto a lista da Odebrecht?

LISBOAS – Enquanto um advogado curte suas maravilhosas férias em Lisboa, outro advogado que também é Lisboa detona o dedo do resumorista no racha. Se você acha que é desnecessário relembrar que tem alguém ganhando ‘dez pila’ e de férias em Portugal eu até concordo, mas também era desnecessário arrebentarem meu dedinho do pé. Mas desnecessário ainda seria falar do picolé de morango de mais um Lisboa…

PIOR QUE A PRISÃO – Existe a possibilidade de José Augusto Maia não ir preso pela condenação por fraude em licitação e ter sua pena, fixada em dez anos e oito meses de prisão, alterada para multa e prestação de serviço comunitário. Já imaginaram se ele for encaminhado para portaria de escola pública, assim como muitos casos na cidade, e for direcionado para Escola Dr. Adilson Bezerra de Souza? Ter que abrir o portão para a gestora Jéssyca e o professor Afrânio todos os dias não seria uma pena assim tão leve, talvez até pior do que a prisão.

O PROFESSOR E O POETA – O vereador e presidente da câmara Afrânio Marques se curou da amnésia política que vinha sendo acometido e falou o que deixou de falar em quatro anos. Entre outras coisas, ele destacou que deveriam ter escutado mais o professor e o poeta, exemplos de boa conduta. Outras coisas também foram ditas, mas integrantes do governo acharam as colocações mais sem noção do que os cartazes do protesto em defesa da operação Lava Jato e em defesa do projeto original das dez medidas de combate à corrupção.

CORTAR O PINTO – Segundo Afrânio, “Boca Preta e Taboquinha são pintos do mesmo ovo”. É uma grande Pena, tanto Pinto feito ao longo dos anos pelas duas principais alas políticas da cidade. Pelo menos agora ficou claro o significado da expressão Boca Preta e Taboquinha da gema. A pergunta que não quer calar: Para Santa Cruz retomar o caminho do desenvolvimento é preciso cortar o pinto?

INVERSÃO – Sociedade civil faz trabalho dos políticos e segue a cartilha ao pé da letra. “Solenidade de entrega” de motocicletas recuperadas foi um sucesso. Parabéns aos envolvidos pela ajuda no combate à violência. Cuidado para não deixar os nossos políticos mal acostumados.

“Pode me querer mal. Mas saiba do risco, enquanto lhe digo obrigado por ter lido”.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores