09
maio

Artigo – Por Adriano Oliveira


Os troféus

adriano oliveira

A Operação Lava Jato sugere que as instituições estão funcionando. Contudo, é possível desconfiar da presença da seletividade institucional no âmbito da Lava Jato. A desconfiança não retira o mérito da Lava Jato. A atuação do STF sugere também que as instituições estão agindo. Embora, o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados possa ser avaliado como tardio.

A especulação faz parte do raciocínio humano. Portanto, não a condeno. Opto, contudo, por considerar que o STF e a Operação Lava Jato têm atuado para modificar o comportamento da classe política. A atuação de ambos gera incerteza no comportamento dos políticos e de todos os atores que desejam obter vantagens ilícitas. A incerteza observada não me proíbe de especular quanto ao desfecho das crises política e econômica.

Em diversos artigos sugeri que apenas um “acordão” entre diversos atores poderiam por fim as crises. Com o “acordão”, o Brasil sairia do jogo de soma-zero, o qual só tem um vencedor, para outro jogo, o qual tem início com a era Temer. A oposição e outros atores venceram o primeiro jogo. Os derrotados foram a presidente Dilma, parte do PT e Eduardo Cunha. No novo jogo, não existe, inicialmente, vencedores. Todos partem com as mesmas condições.

O PT estará na oposição sob a liderança do ex-presidente Lula no novo jogo. Os partidos menores serão acomodados no governo Temer. O PSDB será observador do novo governo, pois receia o sucesso ou o insucesso dele. O sucesso e o insucesso de Temer pode inibir a vitória do PSDB na eleição presidencial de 2018. O PSDB no novo jogo está numa encruzilhada.

Considerando que a presidente Dilma e o deputado Eduardo Cunha são produtores das crises política e econômica, o afastamento de ambos poderá representar o fim das crises. Portanto, ambos são os troféus que serão entregues pelas instituições à opinião pública. Por consequência, os eleitores terão o sentimento de que os causadores do desemprego e da corrupção saíram de cena e uma nova era começa, qual seja: a era Temer.

E o ex-presidente Lula será um troféu esquecido? Resta a dúvida. Contudo, o impeachment da presidente Dilma já pode ter sido um troféu satisfatório que garantiu a salvação do ex-presidente das garras das instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores