31
agosto

Ponderação – Coluna do Janielson Santos


‘Extra, extra’ mais uma pessoa enganada (ou não…)

Fake News merece nosso desprezo, repúdio e punição

 

Seja por ingenuidade, inocência, desinformação, má vontade, ignorância, mau-caratismo ou qualquer coisa que o valha, a notícia falsa (a tal da fake news) disseminada nas redes sociais, segue de vento em popa. Ela dá o ‘ar da graça’ em diversos assuntos e parece se fortalecer quando o tema é político.

Em período eleitoral, mais que acirrado como estamos vivenciando, pautado sobretudo nos extremos e por grande ausência do senso crítico, esse mal encontra território fértil para se multiplicar.

Não à toa, um grupo incluindo integrantes da Polícia Federal (PF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ministério Público Federal (MPF) foi criado com o objetivo de desenvolver medidas de combate a esse problema.

Recentemente, um dos casos envolveu um blog do Polo de Confecções com fake sobre um candidato a deputado estadual de Santa Cruz do Capibaribe. Convenhamos, muitos políticos realmente falam bobagens (alguns mais que outros), no entanto, não será por conta disso, que vamos parar de duvidar do esdrúxulo, mirabolante, sensacionalismo, conspiratório ou alarmista, características comuns da notícia falsa.

A disseminação de conteúdos falsos é, sem sombra de dúvida, um dos principais desafios enfrentados na atual campanha. Pode, no campo político, entre outras coisas, prejudicar diretamente na tomada de decisões e colocar em risco a democracia.

‘Não tenho idade para conselhos’, mas, como dica, adicione ‘prudência’ às questões essências, antes de digitar e repassar algo no seu cotidiano, nas redes sociais. Pressione a tecla ‘cautela’ para qualquer notícia ‘bombástica’ recebida, por que nessa problemática, há, entre outros perfis, quem espalha por ingenuidade, quem compartilha por ignorância e, na ponta de tudo, quem cria por desonestidade.

Você não precisa ser o primeiro do grupo a informar os amiguinhos de sua rede. Não precisa ser o ‘jornalista’ mais rápido, condecorado por furos. Não precisa ser o adversário irresponsável e inconsequente. Averiguação, um pouco de bom senso e cuidado, não faz mal a ninguém. A fake news merece nosso desprezo, repúdio e punição.

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores