16
setembro

Política regada a polêmica


FAZ A DIFERENÇA

 

Euzébio Pereira Neto é advogado e presta Assessoria Parlamentar. Foi presidente e diretor na União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe (UESCC). Começou a escrever e compartilhar seu “Ponto de Vista” na imprensa digital em 2008, tendo criado, posteriormente, uma página pessoal, o Blog Ponto de Vista.

 

O Dep. Federal Paulo Rubem, do PDT, esteve recentemente em nossa cidade com a finalidade discutir a emenda individual ao orçamento, de sua autoria, que destinou um milhão e trezentos mil reais para a saúde de nossa cidade, além de tratar com o prefeito do projeto “Projovem Trabalhador” que qualificará 500 jovens santa-cruzenses, bem como discutiu emendas para construção de creches. A visita foi organizada pelo vereador Professor Afrânio, aliado histórico do parlamentar.

 

Vale lembrar que, em se tratando de emendas alocadas diretamente para nossa cidade, foi a de maior valor, fato que surpreendeu aos acostumados à velha politicalha, uma vez que o parlamentar obteve pouco mais de quatrocentos e cinquenta votos e, faça-se justiça, a única exigência dele foi que o dinheiro fosse bem aplicado para render bons resultados à população, algo que engrandece ainda mais a atuação do deputado.

 

Acompanhei de perto a visita (até por questão de trabalho) e a postura ética, coerente, simples e destemida do deputado ficaram marcadas em todos que conversaram como o mesmo, seja nas entrevistas em rádio, nas palestras ou nas conversas cara a cara.

 

Na parte legislativa (mais que importante) desenvolve um trabalho exemplar, como o fez na relatoria do Plano Nacional de Cultura e, recentemente, na Emenda ao projeto de Lei dos Royalties, que possibilitará a destinação de mais de cento e setenta bilhões de reais na educação. É considerado, pelo segundo ano seguido, um dos parlamentares mais influentes do congresso.

 

Trago estas considerações por entender que ações e atitudes como estas de Paulo Rubem, não devem passar despercebidas, visto que ele faz a diferença entre tantos outros deputados que só envergonham e emporcalham nosso parlamento e que fazem a população ficar descrente da Política.

 

 

JULGAMENTO POLÍTICO: DE QUEM?

 

O TCE julgou procedente um pedido do ex-prefeito José Augusto Maia com relação às suas contas de 2003 e 2004 quando esteve à frente da prefeitura de nossa cidade. Aquele órgão de fiscalização encontrou diversas irregularidades nas referidas contas e opinou à Câmara de vereadores sua REJEIÇÃO. Após quase dois anos, o Dep. Federal José Augusto entrou com um pedido de rescisão das contas (um novo julgamento) e, com a mudança de nomes que julgaram este recurso, decidiram mudar de opinião e, mesmo com as irregularidades comprovadas, recomendaram a aprovação com ressalvas. A votação na Câmara de vereadores, que precisariam de 2/3 (11 votos) para manter o primeiro parecer todos conhecem: foram conseguidos 10 votos a favor do primeiro parecer e 07 a favor do segundo parecer. Contas aprovadas com ressalvas. O curioso foi que o TCE opinou, semana passada, pela Rejeição das contas da ex-prefeita de Bezerros, com base em irregularidades idênticas ao do ex-prefeito José Augusto. Então, quem fez julgamento político?

 

E AS PENDENCIAS CONTINUAM

 

Mesmo se livrando de duas contas irregulares, José Augusto Maia não tem muito a comemorar. Ele tentou anular a rejeição das contas de 2006, mas o Tribunal de Justiça negou. Estas contas tratam das maiores polêmicas em que o nome do parlamentar é envolvido: o caso da merenda e do lixo. Resumindo, continua enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

 

E AS PENDENCIAS CONTINUAM II

 

O Ministério Público Federal ofereceu mais uma denúncia contra José Augusto Maia (que já responde por formação de quadrilha, fraudes em licitações, no STF, e vários processos de improbidade administrativa, no TJPE). Esta nova denúncia diz respeito às eleições de 2010.

 

MANDOU O RECADO

 

Em recente entrevista sobre as possíveis mudanças no governo, o prefeito Edson Vieira não mediu palavras e, falando sobre insatisfações de cargos, foi direto: “estamos preocupados com Santa Cruz ou com vaidade de cargos?”. Age certo quando coloca Santa Cruz em primeiro lugar.

 

ELEIÇÕES DO PT

 

Nas próximas semanas os filiados ao partido dos trabalhadores terão que escolher seus representantes em todos os níveis: Federal, Estadual e municipal. Aqui na cidade, o partido contará com duas chapas, uma encabeçada pelo atual presidente Deomedes Brito, que conta com apoio majoritário de filiados recentes (uma questão que ainda está pendente de julgamento no partido e na justiça) e outra pelo professor e sindicalista Virgínio Vasconcelos, que é apoiada por petistas tradicionais e novos filiados.

 

AINDA SOBRE O PT

 

A grande dúvida é quanto a permanência do vereador Deomedes na legenda, uma vez que, nas próximas eleições, ele é obrigado a apoiar candidatos do partido e, a depender da conjuntura nacional e estadual, o parlamentar poderá ficar em uma saia justa com seus aliados históricos, ficando fora do palanque municipal. Os opositores, no partido, garantem que em uma saída amigável da legenda não requisitam o mandato.

 

BREJO DA MADRE DE DEUS

 

Ainda rende, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), questões envolvendo as eleições suplementares no Brejo da Madre de Deus. O fato é que o prefeito cassado, Dr. Edson, viu um recurso seu ser admitido na Corte e, assim, começa a ver, ainda longe, uma luz, ainda pequena, no fim do túnel.

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus escritores e não representa necessariamente a opinião deste Blog.

Um Comentário

  1. jose trajano disse:

    Você é a pessoa mais tendenciosa que eu já vi, você senhor colunista deveria deixa esta paixão desacerbada e começara discorrer de uma forma imparcial , doravante vejo que sua postura é literalmente partidária o que me da nojo, eca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores