09
outubro

Opinião – Por Afrânio Marques


A Covid-19: Acabou, Acabou, Acabou

 

Na História da humanidade tivemos três grandes pandemias: A Peste Negra ou Peste Bubônica, surgida na idade média em 1347; A Gripe Espanhola de 1918, que apesar do nome surgiu nos Estados Unidos; e em 2019, a Covid-19, que surgiu na China.

Entretanto, você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com política? Tudo. Sem entrar no mérito administrativo e política de governo, me reporto nesse momento, aos movimentos partidários e a participação popular, em especial, no interior de Pernambuco.

Temos visto milhares de pessoas indo aos movimentos dos grupos políticos em Santa Cruz do Capibaribe. Penso que eleição sem participação do povo não existe emoção, seria como uma partida de futebol sem ter a torcida assistindo ou um circo sem palhaço. Contudo, me questiono: até que ponto um líder tem direito sobre a vida dos seus liderados? Até que ponto as pessoas estão exercendo a sua liberdade quando se trata de seu sagrado direito a vida?

Portanto, observando nas redes sociais e nas ruas da cidade, vejo milhares de pessoas eufóricas indo as passeatas e as carreatas defendendo as suas cores, bandeiras e ideias a que têm direito, mas não sei até que ponto temos direito de descumprir normas sanitárias e colocar em risco a nossa vida e as das outras pessoas, com isso só nos resta pedir proteção a Deus e cantar: acabou, acabou, acabou, o corona acabou.

Ligeirinho

Acabou I – a divulgação por parte da secretaria de saúde e da imprensa dos números de caso de pessoas infectadas, recuperadas e mortas com a Covid-19, mas parece que acabou a pandemia e apenas voltará depois da eleição. Por que será?

Comparações –  parte da imprensa tem feito comentário sobre as movimentações dos grupos políticos nos finais de semana e seus respectivos volumes de pessoas, porém não têm citado as visitas dos candidatos na porta das pessoas. Fiquei surpreso com a receptividade das pessoas, com a força do corpo a corpo do candidato Allan Carneiro.

Continua – as peruas, as Fake News e os ataques divulgados por seguidores dos grupos políticos.  Essa semana apareceu nas redes sociais um print e um áudio convocando as pessoas a atacarem o candidato Allan Carneiro.

Vazou – nas redes sociais pesquisa que mostra uma disputa acirrada entre os candidatos conforme já tinha escrito em matéria aqui intitulada: A novidade na eleição de 2020.

/

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Um Comentário

  1. Fábio Ferreira Nunes de Araújo disse:

    Os contextos históricos, filosóficos, geográficos e sociais permitem ao leitor uma boa visualização e análise dos cenários descritos no seu texto, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores