17
julho

Coluna Ponto de Vista – Com Euzébio Pereira


AS LIDERANÇAS POLÍTICAS E SUAS ATUAÇÕES DIANTE DA CALAMIDADE PÚBLICA DECRETADA NO BRASIL

;

Todos nós temos acompanhado e vivido as consequências da pandemia do novo coronavírus na sociedade brasileira, que tem causado milhares de mortes diárias, grave crise do sistema de saúde, aprofundamento da crise econômica e agravamento das questões sociais, para citar apenas estes. Já afirmei nesta coluna que a pandemia fez com que diversas lideranças demonstrassem a força da boa política na condução do setor público, guiando a população e as ações neste momento de grande e grave anormalidade.

Na esfera federal o presidente JAIR BOLSONARO tem uma postura de negação da gravidade da pandemia, com diversas atitudes que reduziram o Brasil junto à comunidade internacional e, pior, tomando algumas atitudes que dificultaram o combate ao vírus letal. Neste vácuo o presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA, mostrou liderança e conduziu os debates essenciais, praticamente à revelia da Presidência da República. E, reparem, as ações federais estão sendo cruciais especialmente no enfrentamento da financeira como o “auxílio emergencial” e minimização das perdas de estados e municípios, mas o presidente não liderou a nação.

Em Pernambuco o governador PAULO CÂMARA, ao meu ver, teve seus maiores acertos no início da crise, tomando atitudes necessárias e que, naquele momento pareciam muito rígidas, mas se mostraram necessárias. Neste momento o diálogo com a sociedade e prefeitos era mais franco. As falhas estão ocorrendo na retomada das atividades, com falta de diálogo com gestores e tomando decisões que, ao que demonstram, não conhecem ou consideram as peculiaridades do interior. Esse descompasso se viu claramente esta semana, com o desastroso anúncio da retomada de algumas atividades aqui do Polo de Confecções, que causou muitos desencontros por falta de diálogo prévio.

Em nossa cidade, o prefeito EDSON VIEIRA soube liderar e enfrentou a pandemia com desenvoltura. No início tomou decisões difíceis, mas necessárias, e preparou o sistema de saúde de nossa cidade para os problemas trazidos pela Covid-19. Não subestimou o vírus! Mudou fluxo da rede de urgência e emergência na saúde e criou um Hospital de Campanha, duplicando a rede de atendimento 24 horas na cidade, quando somado à UPA, Hospital Municipal e AME Infantil. No Social investiu na assistência aos mais vulneráveis e ampliou investimentos em milhares de cestas básicas e máscaras de proteção. Na economia, deu amplo suporte para a entrega de mercadoria, que amenizou aqueceu a economia. No principal momento da pandemia a oposição ao governo sumiu. Com a proximidade do período eleitoral, reapareceu trazendo a questão partidária para o debate.

Ainda temos muito a enfrentar para vencermos este vírus e esperamos de nossos governantes que tomem as melhores decisões de enfrentamento aos diversos aspectos desta Calamidade Pública decretada no Brasil. O primeiro pensamento deve ser salvar vidas. As questões eleitorais não devem se sobrepor a esta bandeira.

VAPT-VUPT

COMPROMETIMENTO – Dep. Fernando Filho mostrou comprometimento, força e liderança política ao conseguir emenda de um milhão de reais para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe enfrentar a Covid-19. Das 08 novas viaturas que chegaram para a Guarda Municipal, 05 foram indicações suas.

ENQUANTO ISSO… – o Dep. Eduardo da Fonte trava luta interna para desestabilizar a candidatura de Helinho Aragão e conseguir o apoio do PSB para Fernando Aragão. “Resolvido” e emoji em grupo de whatsapp foram suas ações mais comentadas nesta pandemia.

PRESENÇA – Seguindo sua linha de atuação, a Dep. Alessandra Vieira continua demonstrando crescimento constante em sua atuação na caminhada na Alepe. Faz questão de mostrar o trabalho legislativo que tem realizado, com aprovação de Leis e indicações importantes neste momento.

FORA DE CAMPO – Apoiado na cidade por Diogo Moraes, o Dep. João Campos só veio na cidade para conseguir votos, foi substituído por Cabral. Com o projeto de candidatura do PSB em xeque pela própria executiva estadual, o Dep. Diogo Moraes, continua fora de campo buscando apoio da própria legenda.

NA LISTA DO TCU – Na sombra da pré-candidatura de Helinho Aragão, o ex-deputado José Augusto esta figurando na Lista de Contas Julgadas Irregulares pelo TCU, desta vez com a companhia de Toinho do Pará, ambos podem ter problemas em seus registros de candidatura. Como antecipamos semana passada, Zé tenta limpar o nome para as eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores