29
outubro

Coluna


O que são vírus de computador?

 

Vírus de computador são pequenos programas criados para causar danos ao computador infectado, seja apagando dados, seja capturando informações, alterando o funcionamento normal da máquina.

 

Esses programas maliciosos recebem o nome de vírus porque, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores.

 

A maioria das contaminações por vírus ocorre pela ação do usuário, executando algum arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail ou programas baixados de sites desconhecidos da internet.

 

A contaminação também ocorre por meio de arquivos infectados em pen drives, cartões de memória, HD externo, DVDs ou CDs.

 

A falta de atualização do sistema operacional é o segundo fator que mais ocasiona a contaminação por vírus, sem as atualizações de segurança para corrigir vulnerabilidades do sistema operacional ou aplicativos, o computador fica mais vulnerável à contaminação por vírus. A falta de antivírus, ou um antivírus desatualizado também contribuem para que o computador fique contaminado.

 

Caso seu computador esteja infectado, não basta apenas fazer uma cópia dos arquivos em outro local, formatar e restaurar tudo novamente. O vírus foi transferido para a cópia e ao retornar ao seu disco, se manifestara novamente. Caso isto ocorra procure uma empresa especialista para a remoção do vírus sem a perda das informações e de forma segura. 

 

Como instalar um antivírus

 

Sabe-se que ter um programa antivírus instalado no computador é fundamental para mantê-lo mais seguro. Muitas pessoas ainda não sabem como instalar um programa antivírus em seu computador ou notebook. Há vários disponíveis no mercado, sejam eles gratuitos ou pagos.

 

Vamos focar nos gratuitos. Há muitas opções: AVGAVASTKASPERSKYAVIRA, etc.

 

Passo-a-passo para instalação:

 

O primeiro passo é entrar no Google, ou mais especificamente, no site Baixaki. Digite o nome de seu programa de proteção predileto. (Exemplo: AVAST).

.
É importante ressaltar que você deve escolher a opção que esteja indicando a versão gratuita. No caso do AVAST, clique na opção que esteja relacionada a FREE (gratuito);

 

Em seguida, siga o processo de download do site Baixaki para baixar o instalador;

 

Uma vez baixado em seu computador, abra o instalador e siga o processo de instalação;

 

Ao terminar de instalar, o mesmo estará encarregado de fazer sua atualização automaticamente;

 

Além da atualização, alguns programas, como o próprio AVAST, exige que o usuário faça o seu registro na Internet. Isso é feito com questão poucos minutos.

 

E pronto! O seu computador estará seguro. Vale ressaltar que, a atualização dos programas antivírus são realizadas automaticamente. É óbvio que é necessária uma conexão de internet para que isso ocorra.

 

E não se esqueça: ter um programa instalado em seu computador não é sinônimo de segurança total. Quem faz a segurança é você e não o seu programa de proteção.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores