16
setembro

Artigo – Por Adriano Oliveira


AS POSSIBILIDADES PARA 2022

 

O comportamento do presidente da República e as declarações recentes dos pré-candidatos revelam que a eleição de 2022 já está na pauta. E, por consequência, cenários precisam ser construídos.

O comportamento do presidente Jair Bolsonaro e a sua política econômica geram incertezas. As declarações do mandatário do Executivo têm o poder de gerar crises. Elas podem impossibilitar a recuperação econômica, dificultar a relação com o Congresso, como o setor produtivo, e com a comunidade internacional. As três consequências apresentadas podem interferir no desempenho do governo Bolsonaro.

A política econômica do atual governo tem méritos, mas contém exageros e traz riscos eleitorais. A reforma da Previdência é importante e necessária. Porém, caso o emprego e a renda não cresçam, os eleitores, em particular os das classes C, D e E, podem criar o sentimento de que a referida reforma foi feita para prejudicá-los. Recente pesquisa do Datafolha mostrou que o atual presidente tem maior taxa de reprovação entre os pobres. O respeito ao teto de gastos, sem considerar exceções, limitará o investimento público. E, por consequência, é possível que ocorra a falência da oferta de serviços públicos.

Entretanto, não desprezo o entusiasmo do ministro Paulo Guedes com a sua política econômica excessivamente liberal. Assim, as reformas da Previdência e Tributária, o respeito ao teto de gastos e as privatizações terão o poder de gerar muitos empregos e o aumento da renda, em particular, dos segmentos econômicos C, D e E.

Portanto, dois cenários estão postos. Um pessimista: não recuperação econômica. E o otimista: recuperação econômica. Em ambos estão presentes dois pontos fundamentais, os quais não podem ser desprezados. O primeiro ponto é a (1) agenda ideológica. O segundo é o (2) antilulismo/ojeriza à esquerda. Tais pontos têm o poder de alimentar o bolsonarismo e ofertar as condições ao presidente Bolsonaro de estar no 2° turno da disputa presidencial, mesmo com a não recuperação econômica e baixa popularidade.

Os dois pontos elencados ainda movem considerável parcela dos eleitores. É possível que, em algum instante, a agenda ideológica e o antilulismo percam força e possam impossibilitar a ida de Jair Bolsonaro ao 2° turno da disputa da presidencial. Porém, o medo do retorno da esquerda ao poder, em particular do PT, é alimentado sabiamente pelo presidente da República.

A polarização bolsonarismo versus lulismo/esquerda sufoca os candidatos do centro. Em particular, Luciano Huck e João Dória. Isto ocorre em razão de que o bolsonarismo é alimentado pelo antilulismo e a ojeriza à ideologia de esquerda. Portanto, para o centro obter condições de estar no 2° turno da disputa presidencial, dois mecanismos precisam ocorrer:

Mecanismo 1 – Bolsonaro perde fortemente popularidade em razão do seu estilo e a não recuperação da economia. Por consequência, eleitores migram do bolsonarismo para o centro. Outros rumam para a esquerda.

Mecanismo 2 – Bolsonaro ganha popularidade. E mantém o seu eleitorado. A esquerda perde adeptos para os candidatos do centro.

Ambos os mecanismos são plausíveis, coerentes. Mas considero o primeiro mecanismo com maior possibilidade. Entretanto, neste instante, vislumbro a presença de Bolsonaro no 2° turno da eleição presidencial disputando contra um candidato do lulismo ou da esquerda. Lembro que existem três variáveis que não devem ser relegadas. Em primeiro lugar, o (1) a possibilidade de rompimento de Jair Bolsonaro com Sérgio Moro. Tal rompimento pode dar origem ao morismo. Assim, Sérgio Moro passa a ser possibilidade para os eleitores que hoje são adeptos do bolsonarismo.

Duas outras variáveis/possibilidades remotas são: (2) impeachment do presidente da República e (3) adiamento das eleições. Neste caso, Bolsonaro se mantém no poder, de modo semelhante a Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia.  O estilo do presidente mais crise econômica podem possibilitar ambas as possibilidades. E a recuperação da economia e o estilo do presidente têm condições de dar vida a segunda possibilidade. Lembro que a análise da vindoura eleição presidencial não pode desconsiderar a recente declaração de Carlos Bolsonaro, filho do presidente da República, sobre democracia.

;

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores