01
agosto

Artigo – Por Adriano Oliveira


As Eleições de 2020

 

A próxima eleição municipal trará recados para a disputa eleitoral de 2022. Os resultados da eleição de 2020 pode condicionar ou causar o sucesso eleitoral de partidos e competidores em 2022. As escolhas dos eleitores em 2020 podem representar variáveis preditivas para o desempenho dos variados competidores na disputa para os cargos de presidente da República e governo do Estado.

Em 2020, não existirão coligações na disputa para o Legislativo. Tenho a hipótese de que mais partidos disponibilizarão ao eleitor competidores para disputar as prefeituras. Isto significa que o fim das coligações na disputa legislativa gerará um maior número de candidatos a prefeito. Por consequência, gestores candidatos à reeleição terão dificuldades em construir alianças. E em cidades com dois turnos, o grau de dificuldade será elevado.

A eleição municipal vindoura será marcada pela nacionalização. Inerente a esta, estará o conflito entre bolsonarismo versus lulismo ou esquerda. A nacionalização ocorrerá em cidades médias ou grandes. Isto não significa que ela não existirá em municípios pequenos. A avaliação do gestor continuará a importar para a previsão do resultado da eleição. Entretanto, ela pode perder força em razão da nacionalização.

A eleição em 2020 significará a antecipação da disputa eleitoral de 2022? Como não existirão coligações na disputa legislativa, os partidos com maior número de vereadores eleitos poderão ter mais competidores com chances de vencer a disputa eleitoral para variados cargos em 2022. Imagine o PT ou o PSB com um grande número de vereadores eleitos em municípios do Nordeste. Se isto ocorrer, estas agremiações adquirem força eleitoral para 2022. E se o PSL conquistar um grande número de prefeituras no Sul e Sudeste? O bolsonarismo cresce e reforça as chances de reeleição do presidente Bolsonaro em 2022.

Existe forte expectativa para o desempenho eleitoral do PSDB, PSL e PT. Se o PSDB tiver um pífio desempenho em 2020, quais serão as chances de João Dória na disputa presidencial vindoura? E se o PT mais partidos da esquerda, como o PSB, tiverem uma expressiva votação no Nordeste? Caso o PSL eleja um maior número de prefeitos e vereadores do que o PSDB, o presidente Bolsonaro será o favorito a vencer a eleição presidencial? Não desprezo, contudo, os acasos, o desempenho da economia e a personalização eleitoral para a previsão da eleição de 2022.

;

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores