24
maio

Artigo – Por Adriano Oliveira


O treze e o quinze

adriano oliveira

Existe forte preocupação com o desempenho do PT na eleição municipal vindoura. Preocupação recorrente, já que pesquisas diversas mostram que a marca PT perdeu adeptos entre os eleitores. Apesar de que outras agremiações partidárias não tenham conquistado admiradores em razão do declínio do petismo. A era Dilma e as denúncias de corrupção possibilitaram o declínio do PT.

Contudo, não desprezo dois pontos cruciais quando opto por prever o desempenho do PT na eleição municipal vindoura. Em primeiro lugar, é importante frisar que a eleição brasileira é caracterizada pelo personalismo. Deste modo, prefeitos petistas bem avaliados podem ser reeleitos. Não descarto outra possibilidade: o fracasso do governo Temer vitimiza o PT em parte dos eleitores. Com isto, candidatos do PT ao cargo de prefeito serão beneficiados.

E se o governo Temer não fracassar? Os eleitores orientam as suas escolhas considerando fortemente os competidores. Mas não devemos, de modo algum, desprezar a força da conjuntura, onde nesta, uma dada agremiação partidária poderá atrair a atenção dos eleitores. Sendo assim, não desprezo a seguinte possibilidade: o sucesso do governo Temer influenciará a escolha dos eleitores na vindoura eleição municipal.

Se tal possibilidade ocorrer, os prefeituráveis do PMDB disputarão a eleição em conjuntura favorável. Neste caso, o seguinte mecanismo causal tende a ocorrer na eleição municipal caso o governo Temer anime o eleitor em meados de agosto e setembro: Os eleitores serão incentivados a votarem em candidatos do PMDB para o cargo de prefeito em razão do sucesso do governo Temer. Com isto, eles irão às urnas dispostos a escolherem o número quinze.

Eleitores escolhem o candidato. O partido é escolha secundária, isto é, exerce fraca influência sobre os eleitores. Porém, as intrigas sociais recentes e eventos futuros poderão transformar as agremiações partidárias em incentivos para os eleitores.   Portanto, os desempenhos do treze e do quinze na eleição deste ano me provocam ansiedade, pois o sucesso de um poderá representar a derrocada do outro em dados contextos eleitorais.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores