19
abril

Artigo – Por Adriano Oliveira


A tolice contemporânea

 

adriano oliveira..

 

Ser tolo não condiz com políticos e estrategistas. Estrategistas e políticos não podem ser tolos, eles precisam ser sábios. O debate contemporâneo brasileiro está recheado de tolices.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, preliminarmente, que o reajuste das dívidas dos Estados deve ser corrigido por juros simples e não por juros compostos. Diversos governadores já declararam apoio a tal decisão. Observo com preocupação a disposição dos governadores de apoiarem a decisão preliminar do STF. Os governadores sabem que se o pleno do STF decidir pela cobrança dos juros simples, os devedores dos Estados serão beneficiados. Portanto, Estados e União serão prejudicados.

O principal problema do Brasil é a crise fiscal. Como conter o crescimento da dívida pública? Esta indagação sugere que não cabe discussão quanto aos juros simples.  A reforma do Estado brasileiro é que precisa ser debatida. Nos âmbitos municipal, estadual e União, atores, no exercício do poder, precisam ter disposição para criar medidas que possibilitem o controle da dívida pública e o aumento do investimento público.

Reformas liberais são necessárias para a superação da crise. Este é um consenso entre economistas e gestores sábios. Quem está disposto a fazer reformas liberais? Qual presidente da República terá coragem de fazer uma radical reforma da Previdência?  Qual governador tem a consciência de que a dívida pública dos estados forma a divida pública da União, portanto, presidentes e governadores precisam cortar gastos e definir prioridades?

Apesar dos avanços sociais nos últimos 20 anos, o Brasil continua a ser um país fortemente desigual. Diversos ambientes sociais carecem fortemente da presença do Estado. Então, como implantar uma agenda liberal sem abrir mão de políticas sociais inclusivas? Este é o desafio. E a contemplação de tal desafio requer disposição dos atores políticos para enfrentar privilégios.

Como implantar reformas liberais em ambiente de regressão dos indicadores sociais? As conquistas sociais recentes estão se perdendo em razão das crises política e econômica. Certamente, independente do presidente da República, os eleitores, em ambiente de perdas sociais, não aceitarão as necessárias reformas liberais. Assim ocorrendo, como estes eleitores votarão na próxima eleição presidencial?  

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores