04
novembro

Artigo – Por Adriano Oliveira


POLÍTICA, PRESSÃO E ECONOMIA

 

Um ambiente econômico favorável surge no Brasil desde a era Temer. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o governo Bolsonaro, em particular, o ministro da economia, Paulo Guedes, têm dado continuidade a construção deste ambiente.

Inflação controlada e taxa de juros reduzidos. Elementos que integram um ambiente econômico virtuoso. Entretanto, juros reduzidos e inflação estável não significam, obrigatoriamente, crescimento econômico e diminuição da taxa de desemprego. A importante reforma da Previdência foi realizada. A nefasta capitalização abandonada. A necessária reforma Administrativa tende a ocorrer. O controle dos gastos públicos continua a ser objetivo do governo Bolsonaro. Conclusão: o ambiente econômico favorável pode se consolidar.

Faltam ao discurso do governo Bolsonaro os termos inclusão social e amenização da desigualdade. Infelizmente. O ambiente econômico favorável estaria perfeito caso estes dois termos passassem a fazer parte da agenda do atual governo. A variável política ameaça a consolidação do ambiente econômico favorável. No instante, existem sinais de que o ambiente econômico será pressionado pelas ações do presidente Bolsonaro e dos filhos. Crises políticas poderão impedir a consolidação do ambiente econômico favorável. E até fazer com que ocorra retrocesso, como, por exemplo, crise institucional.

Empresários, estrangeiros ou nativos, terão disposição de colocar em prática o seu espirito animal caso a iminência de uma crise política esteja presente? Se manifestações de ruas ocorrerem, semelhante as jornadas de junho de 2013, o presidente Bolsonaro optará pelo confronto ou diálogo? As ameaças do deputado federal Eduardo Bolsonaro à democracia, representam desejo ou bravata? A naturalidade que o general Augusto Heleno tratou as declarações de Eduardo Bolsonaro contra a democracia tem o objetivo de encontrar a tranquilidade institucional ou representa concordância? A previsão do ex-ministro Gustavo Bebianno de que o presidente Bolsonaro pode tentar um golpe é um cenário plausível?

As indagações apresentadas requerem reflexão e revelam que a atuação política do presidente Bolsonaro e dos seus filhos pode atrapalhar a recuperação econômica do Brasil. Por consequência, um cenário surgirá: ambiente econômico relativamente propício para o investimento do setor produtivo, mas empresários em estado de inércia em razão da incerteza que o governo Bolsonaro produz no ambiente político.

;

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores