28
fevereiro

Ex-prefeito faz apelo a atual gestão pela reabertura do hospital de campanha e reativação de medidas de enfrentamento a covid-19

 

 

 

O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), usou suas redes sociais, na noite deste sábado (27), para fazer um apelo direto a gestão do atual prefeito Fábio Aragão (PP) para que as medidas de enfrentamento a covid-19 sejam retomadas pelo município.

“Que ela (a prefeitura) dentro do seu planejamento possa reabrir o hospital de campanha do qual eu tive a satisfação de colocar a disposição do povo de Santa Cruz e da região. Como também, dentro do seu planejamento, a prefeitura possa fazer um cronograma com distribuição de álcool em gel, de máscara, possa colocar de volta as barreiras sanitárias aqui na nossa cidade e acima disso possa trazer de volta o kit merenda”, afirmou Edson.

Atualmente a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe tem divulgado calendário de vacinação para pessoas acima de 80 anos, recentemente o município recebeu 510 novas vacinas. No entanto,  medidas sanitárias para o enfrentamento da nova evolução da doença não estão sendo efetivamente realizadas.

No último boletim sobre a pandemia, divulgado há quatro dias, o município somava 87 óbitos em decorrência da Covid.

25
fevereiro

MPF pede prisão de Sebastião Figueiroa e de Waldemir Silva de Oliveira, alvos na operação Casa de Papel

 

 

Do Blog do Magno

 

 

O Ministério Público Federal na 5ª Região enviou ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região parecer em que defende a prisão preventiva de dois investigados no âmbito da Operação Casa de Papel, que investiga a prática de crimes contra a Administração Pública em diversas prefeituras de Pernambuco.

Eles participaram de esquema criminoso para fornecimento de material médico-hospitalar, em virtude da pandemia da Covid-19, cujos gastos somam aproximadamente R$ 9 milhões.

De acordo com o parecer, a prisão preventiva foi motivada após análise parcial dos materiais apreendidos na deflagração da referida Operação, especialmente na perícia dos aparelhos celulares dos investigados. Ficou evidenciado que eles tiveram prévio conhecimento de diligências sigilosas, ainda em andamento, e atuaram para ocultar provas que poderiam indicar a prática das atividades criminosas investigadas.

Diante disso, foram requeridas diversas medidas cautelares, dentre elas a prisão preventiva dos investigados.

As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa do MPF, inclusive a íntegra do pedido de prisão dos dois empresários. O pedido está sendo analisado por um desembargador federal no TRF5.

 

 

Entenda

 

Sebastião Figueiroa de Siqueira, um dos investigados, é irmão do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará.

23
fevereiro

“É uma possibilidade” – diz Capilé da Palestina sobre pré-candidatura a deputado estadual

Em participação ao programa “Marcondes Moreno” na noite desta terça-feira (23) pela Rádio Vale FM, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Capilé da Palestina (PSD), falou sobre um encontro que teve com o prefeito, Fábio Aragão (PP), durante esta semana e destacou que um dos pontos principais em discussão foi em relação ao Projeto de Lei do executivo, que dispõe sobre o parcelamento de débitos do município com o Santa Cruz PREV.

Capilé argumentou que exigiu do prefeito que enviasse as informações necessárias como a origem da dívida e o valor total, para discutir com os sindicatos a questão do parcelamento.

“Não vejo dificuldade nenhuma, analisar e debater com as categorias e com todos os sindicatos, para gente diante do posicionamento dos sindicatos se manifestar se somos contra ou a favor desse parcelamento. Mas não posso discutir um possível parcelamento se vai ser em uma, vai ser em duas ou 60 parcelas sem ter o conhecimento da causa, até porque não sei o valor e nem a origem dessa dívida” – falou.

Durante a sua participação, Capilé da Palestina destacou que o grupo terá um deputado estadual do município citando seu próprio nome, mas ressaltou que não seria o momento ideal para Allan Carneiro.

“O grupo da gente está pronto pra ir pra uma disputa em 2022, e inclusive teremos candidato a estadual local (…) Allan (Carneiro) é um possível nome, mas na minha opinião não é o momento, temos outros nomes como Paulinho, Allan César, Luciano Bezerra, que são bons nomes e pode botar Capilé aí também… e é uma possibilidade” – afirmou o vereador.

22
fevereiro

Zé Augusto fala sobre apoio ao deputado Diogo Moraes para 2022 e de possível cargo no Governo Fábio Aragão

O ex-deputado federal e ex-prefeito José Augusto Maia (Republicanos), participou na noite desta segunda-feira (22) do Programa Marcondes Moreno, veiculado pela Rádio Vale FM. Durante a entrevista, ele afirmou que após assumir a presidência do partido, sua grande meta será filiar nomes e pontuou que ex-candidatos a vereador na última eleição em Santa Cruz do Capibaribe, já estariam sendo contactados para se filiar ao partido.

“Estamos conversando com algumas pessoas para se filiar, e são pessoas que estiveram em outros partidos, e estão com a opção de se juntar a esse grupo que está dentro dos governos de Pernambuco e municipal” – afirmou Zé.

Para 2022, Zé Augusto foi questionado se já estaria fechado apoio com a possível pré-candidatura de Diogo Moraes (PSB) para deputado, e frisou que o apoio dependerá de algumas reivindicações. Ele citou também que teve contatos com os deputados Sílvio Costa Filho e Ricardo Teobaldo, visando projetos e a eleição do próximo ano.

“O apoio da gente, dos Maias ao candidato, isso tudo vai depender desse momento que agora nós vamos iniciar, e eu tenho propostas, eu conversei com Diogo e falei sobre propostas e ações que eu sonho, e espero de Diogo esse apoio” – disse.

Zé Augusto foi questionado “caso surgisse o convite para fazer parte do Governo Fábio Aragão, se ele aceitaria”.

“Aceitaria sim, mas depende de algo que tenha dentro do meu pensamento e que possa contribuir, não adianta entrar no governo para ser uma figura decorativa, eu jamais seria, mas que seja algo que fosse bom para o governo, bom para mim e muito melhor para Santa Cruz” – afirmou.

21
fevereiro

Dimas Dantas é diagnosticado com tumor no cérebro

Ex-vice-prefeito está em São Paulo onde iniciará enfrentamento a doença

 

 

 

O ex-vice-prefeito e ex-vereador de Santa Cruz do Capibaribe, Dimas Dantas (PP), foi diagnosticado com um tumor no lado direito de cérebro. A informação foi confirmada pelo próprio Dimas em contato telefônico com o editor deste Blog.

A descoberta ocorreu após a realização de uma tomografia. Dimas está na Capital Paulista onde passa por avaliações médicas para definir como enfrentará a doença. O ex-vice-prefeito chegou a se emocionar ao citar que enfrenta dificuldades em movimentar o braço esquerdo, já em decorrência do tumor.

“Tenho dito sempre a minha família que Deus sempre foi muito generoso comigo. Não tenho medo de morrer. Vou enfrentar tudo o que for necessário”, declarou Dimas ao Blog do Ney Lima.

 

 

Histórico de câncer na família

 

 

Dimas Dantas relatou que sua família possui um alto histórico de câncer, citando sua mãe e um irmão mais novo que recentemente foi acometido da doença. Dimas tem recebido diversas mensagens de apoio através das redes sociais.

19
fevereiro

Primeira parcela do 13° para aposentados deve ser pago entre abril e março

 

A primeira parcela do 13° salário para aposentados deve ser pago entre os meses de março e abril de 2021.

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos reforçou o pedido de antecipação ao Ministério da Economia. Mais de 30 milhões de beneficiários com vínculos à Previdência Social devem receber o adiantamento, que será realizado em duas parcelas.

Os dados da Previdência Social mostram que 67,5% dos beneficiários do INSS recebem um salário mínimo, no valor de R$ 1.100,00 que passou por reajuste de 5.26% no início do ano.

19
fevereiro

Comissões são definidas na Câmara de Santa Cruz do Capibaribe

Foi divulgada na manhã desta sexta-feira (19), a composição das comissões permanentes na Câmara de Vereadores Santa Cruz do Capibaribe. Compete às comissões examinarem proposições e projetos e emitir parecer, tendo a função preparatória no processo de formação das leis.

Confira como ficou o quadro:

LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA: Gilson José Julião (Gilson Julião) – Presidente, Emanuel Souza Ramos (Emanuel Ramos) – Relator, Flávio Humberto Pontes da Silva (Flávio Pontes) – Secretário e José Manoel da Silva (Zé Boi) – Suplente.

FINANÇAS E ORÇAMENTO: José Augusto Maia Júnior (Augusto Maia) – Presidente, José Climério Neto (Zeba) – Relator, Jéssyca Mônica de Lima Cavalcanti (Jéssyca) – Secretária e Flávio Humberto Pontes da Silva (Flávio Pontes) – Suplente.

EDUCAÇÃO E CULTURA: Jéssyca Mônica de Lima Cavalcanti (Jéssyca) – Presidente, Emanuel Souza Ramos (Emanuel Ramos) – Relator, Flávio Humberto Pontes da Silva (Flávio Pontes) – Secretário e Júlio Cesar Gomes de Oliveira (Caetano Motos) – Suplente.

OBRAS, URBANISMO, TRÂNSITO E MEIO AMBIENTE: Rozângela Maria dos Santos (Nega) – Presidente, José Carlos da Silva (Carlinhos da Cohab) – Relator, José Ailton Oliveira Borges (Nego Zé) – Secretário e José Soares Correia (Irmão Soares) – Suplente.

SAÚDE: José Soares Correia (Irmão Soares) – Presidente, José Manoel de Lima (Zezin Buxin) – Relator, José Vando Bruna (Vando da Sertec) – Secretário e José Climério Neto (Zeba) – Suplente.

SEGURANÇA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: José Vando Bruna (Vando da Sertec) – Presidente, José Climério Neto (Zeba) – Relator, José Ademir Pereira (Demir da Saúde) – Secretário e José Carlos da Silva (Carlinhos da Cohab) – Suplente.

REDAÇÃO: Nailson Ramos da Silva (Nailson Ramos) – Presidente, José Augusto Maia Júnior (Augusto Maia) – Relator, Júlio Cesar Gomes de Oliveira (Caetano Motos) – Secretário e José Soares Correia (Irmão Soares) – Suplente.

17
fevereiro

Exclusivo – Justiça suspende pagamento de verba de representação do presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe

A ação movida pelo advogado André Tadeu inicialmente foi negada, mas foi parcialmente atendida na segunda instância

 

 

 

EXCLUSIVO

 

A nova legislatura na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe mal começou e já é alvo de uma decisão judicial. Nesta terça-feira (16) os desembargadores da Segunda Turma da Câmara Regional do Tribunal de Justiça, em Caruaru, decidiram suspender a verba de representação do presidente Capilé da Palestina (PSD) em uma ação movida pelo advogado André Tadeu.

A ação tentava suspender a verba de representação do presidente da câmara e os aumentos salariais dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais aprovados pela Câmara em 2019, com efeitos para 2021 a 2024. Os pedidos foram totalmente negados pelo juiz de primeira instância. No julgamento do recurso o TJPE manteve os ajustes salariais, mas decidiu atender o pedido de suspensão da verba de representação do presidente da Câmara.

 

 

Entenda

 

 

O entendimento os desembargadores é que os vereadores da legislatura anterior criaram a verba de representação para ser paga de forma contínua e permanente, o que caracteriza a natureza remuneratória e não a indenizatória, como poderia ter sido legalmente destinada.

Com a decisão o segundo artigo da lei 3.121/2019 perde os efeitos, e o atual presidente da Câmara, Capilé da Palestina, deixa de receber a verba de representação no valor de R$ 8.862,77 que estava prevista.

10
fevereiro

Demir da Saúde apresenta Projeto de Lei para criação de Casa de Parto em Santa Cruz do Capibaribe

                                               Projeto de Lei apresentado por Demir da Saúde

 

O vereador Demir da Saúde (PSDB) apresentou na tarde da terça-feira (09) durante reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, um Projeto de Lei (PL) de número 027/2021 visa a criação da Casa de Parto, para atendimento à mulher no período de pré-parto, parto e pós-parto no município.

Após a apresentação, o Projeto de Lei foi enviado para as comissões, e deverá retornar para a discussão e votação nas próximas reuniões, que estão previstas para após o Carnaval.

10
fevereiro

Carlinhos da Cohab apresenta PL para instalação de equipamentos adaptados em praças e parques de Santa Cruz do Capibaribe

O Projeto de Lei foi apresentando por Carlinhos da Cohab

 

O vereador Carlinhos da Cohab (PP) apresentou na tarde da terça-feira (09) durante reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, um Projeto de Lei (PL) de número 024/2021 pretende instalação em praças e parques públicas do município, brinquedos adaptados e equipamentos desenvolvidos para o lazer e recreação de crianças com mobilidade reduzida e necessidades especiais.

Após a apresentação, o Projeto de Lei foi enviado para as comissões, e deverá retornar para a discussão e votação nas próximas reuniões, que estão previstas para após o Carnaval.

09
fevereiro

ERRATA

 

 

O Blog do Ney Lima publicou, nesta terça-feira (09), erroneamente, que Prefeitura de Santa Cruz convocou reunião com Sindicato dos Professores para tentar negociar atraso no pagamento do salário de dezembro. A informação estava equivocada, não havendo reunião marcada pela Prefeitura. Pelo erro, pedimos desculpas.

Equipe de Redação

Blog do Ney Lima

02
fevereiro

Prefeito Romero Leal é eleito novo presidente do Coniape

O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras promoveu, durante esta segunda-feira (01) eleição para nova diretoria para 2021/2023 onde confirmou em chapa única a eleição do prefeito de Vertentes, Romero Leal, para gerir a entidade.

Sediado na cidade de Caruaru, o Coniape conta com 23 municípios consorciados. O prefeito Romero Leal fez sua primeira fala como novo presidente da entidade e reforçou que o compromisso e os avanços com o Coniape serão ampliados.

“Todos sabem que eu sou um prefeito de superação e que gosto de bater meus próprios recordes e com este colegiado não vai ser diferente. Sou muito grato a todos prefeitos, que são eleitores qualificados que depositaram sua confiança. Vamos honrar cada voto com muito trabalho e desenvolvimento, esse consórcio é de todos”, disse Romero Leal.

A chapa eleita ficou da seguinte forma:

Romero Leal – Vertentes – Presidente

Edilson Tavares – Toritama – 1º Vice-presidente

Juliana de Chaparral – Casinhas – 2º Vice-presidente

Álvaro Marques – Tacaimbó – Secretário Geral

Ruben Lima – Panelas – Secretário Geral Adjunto

Duguinha Lins – São Joaquim do Monte – 1º Tesoureiro

Maria Izalta – Ibirajuba – 2º Tesoureira

Conselho Fiscal – Titulares

Ivanildo Lero – Taquaritinga do Norte (1º membro)

Maria Lucielle – Bezerros – (2º membro)

José Martins – João Alfredo – (3º membro)

Suplentes

Adriana Assunção – Frei Miguelinho

Nelson Sebastião – Santa Maria do Cambucá

Josafá Almeida – São Caetano

29
janeiro

Carlinhos da Cohab faz críticas e afirma que não foi ouvido sobre proibição da imprensa nas reuniões da Câmara

“Está fazendo dessa forma para envergonhar a Câmara de Santa Cruz” – pontua Carlinhos contra Capilé

;

Foto: Elivaldo Araújo

Na manhã desta sexta-feira (29), o vereador e vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Carlinhos da Cohab (PP), se manifestou em relação a decisão do presidente da Câmara, Capilé da Palestina (PSD), que proibiu o acesso da imprensa durantes as primeiras reuniões na Casa de Leis.

Carlinhos da Cohab frisou que não estaria de acordo com tal decisão, e que o jurídico já teria sido procurado para tentar reverter a norma administrativa publicada pela presidência.

“Isso é uma forma de ficar nos escuros os trabalhos dos parlamentes, mas Carlinhos vem a público dizer que não compactua com essa forma que o presidente está colocando, e já entramos com o nosso jurídico para rever essa questão” – disse.

Em contato com o blog, Carlinhos da Cohab afirmou que os vereadores Augusto Maia e Irmão Soares, que compõem a mesa diretora também não são favoráveis a posição do presidente quanto a proibição da imprensa, e alegou que eles também não foram ouvidos sobre a tomada da decisão.

“Carlinhos da Cohab como mesa diretora não foi ouvido sobre essa questão, como também conversei com os vereadores Augusto (Maia) e Irmão Soares que não foram ouvidos. Então, mostrando que isso foi uma decisão única e exclusiva do presidente Capilé que está fazendo dessa forma para envergonhar a Câmara de Santa Cruz” – completou.

29
janeiro

Ex-prefeito Aragãozinho morre aos 69 anos, em Caruaru

Foi confirmado na manhã desta sexta-feira (29), a morte do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Aragãozinho. Ele estava internado em um hospital da cidade de Caruaru há alguns meses.

A informação foi confirmada pelos familiares do ex-prefeito. Aragãozinho foi internado a cerca de dois meses com complicações cardíacas. A família relata que durante a internação, o ex-prefeito teve complicações após contrair uma bactéria hospitalar. Ontem, Aragãozinho teve uma piora e faleceu hoje pela manhã.

Política

Dr. Raymundo Francelino Aragão Filho, nasceu em 9 de fevereiro de 1951 e era filho do primeiro prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Raymundo Francelino Aragão. Nas eleições de 1992, Aragãozinho foi eleito prefeito de Santa Cruz.

Ainda garoto, ele participou da campanha de Gaudêncio Feitosa, em 1967, na condução de um jipe com uma difusora, pelas poucas ruas da cidade. Na época, o pleito foi vencido por Padre Zuzinha.

Sem nunca ter sido candidato a nenhum cargo eletivo, até então, Aragãozinho recebeu uma ligação em meados de 1992, onde foi informado que ele seria o candidato.

Seu primeiro discurso como candidato aconteceu na Rua Lázaro Davi Monteiro. Aquela que seria primeira rua calçada após sua vitória nas urnas. A campanha foi uma das primeiras a ter uma estrutura de marketing, com assessores contratados para dar dicas de posturas, falas e gestos.

Com o decorrer da campanha, Aragãozinho tinha certeza da vitória. A vitória aconteceu com uma diferença de 903 votos contra Salete Jordão. O governo Aragãozinho findou e após os quatro anos de gestão, ele se engajou na campanha eleitoral do Padre Bianchi em 1996.

28
janeiro

Nota de repúdio a proibição de acesso da impressa a sessões da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

O Blog do Ney Lima e o Portal Santa Cruz Online vêm a público repudiar a absurda determinação da presidência da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, que proibiu expressamente a presença da imprensa nas reuniões dos vereadores até o dia 23 de fevereiro.

A medida cita como justificativa o decreto estadual n° 50077, de 20/01/2021, que suspende a realização dos eventos corporativos, institucionais e sociais no âmbito do Estado, mas que em nenhum trecho impede o trabalho da imprensa.

Entendemos que a cobertura jornalística não pode se limitar ao envio de boletins por assessorias. São as lentes, os microfones, os olhos e ouvidos dos profissionais de imprensa que captam a veracidade dos fatos, sendo elementar essa atuação, até mesmo se estivéssemos estado de guerra. O ato do presidente da câmara, Capilé da Palestina (PSD), fere o princípio da transparência da administração pública em um momento em que o cidadão comum está restrito.

O trabalho do profissional de imprensa se difere do público em geral por ser considerado serviço essencial, conforme prevê o decreto presidencial Lei 13.979/2020, assinado e mantido desde o início da pandemia.

As medidas restritivas devem, de forma justa, limitar a quantidade de profissionais nas coberturas jornalísticas, mas jamais impedir que a imprensa exerça seu papel de forma livre, respeitando os procedimentos sanitários.

Por fim, nos unimos e nos solidarizamos com todos os demais profissionais de imprensa da cidade que se sentiram prejudicados e anunciamos que, através de nossa assessoria jurídica, e com a assinatura também dos vários parceiros do segmento local, estaremos ingressando na justiça para assegurar que a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe respeite e considere a imprensa como serviço essencial, tal qual ocorre nos demais parlamentos pelo Brasil.

/

Blog do Ney Lima e Santa Cruz Online

28
janeiro

Fábio Aragão recebe visita de homem que teve atendimento de filho prejudicado na AME Infantil

Na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP) recebeu em seu gabinete, o popular “Seu Chuchu”, que é o pai da criança que teve o atendimento prejudicado na madrugada da quarta-feira (27), no Ambulatório Médico Especializado (AME) Infantil.

“Reforcei com ele, o compromisso de melhorar o atendimento e manter a unidade com a porta aberta 24h. O filho dele foi atendido na mesma madrugada e graças a Deus está muito bem de saúde” – disse o gestor municipal.

O prefeito reforçou que ainda na tarde de ontem, teria se reunido com o secretário de Defesa Social, Coronel Vareda, para cobrar o reforço na segurança da AME Infantil durante as madrugadas.

Relembre o caso

Na madrugada da quarta-feira (27), um vídeo de um pai com uma criança passando mal, em frente a AME Infantil e a espera de atendimento, ganhou grande repercussão nas redes sociais, onde nele, o pai informa que chamou na unidade e ninguém o atendeu. De acordo com o pai, os profissionais estavam dentro da unidade, só que estavam dormindo.

Durante o dia, a nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, que em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que a unidade não fica totalmente aberta durante a madrugada desde um atentado ocorrido na AME Infantil em junho do ano passado, onde criminosos atiraram contra o prédio.

12
janeiro

Prefeitura de Santa Cruz ingressa na justiça para obter senhas de redes sociais e sistema contábil

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe ingressou com ações na justiça contra a ex-gestão do prefeito Edson Vieira (PSDB), com o objetivo de obter diversas informações, entre elas, senhas das redes sociais como o Instagram, Youtube, Facebook e Twitter; além de login e senha do sistema contábil.

Segundo a denúncia, a antiga secretaria municipal de comunicação, estaria se “negando em fornecer logins e senhas de redes sociais criadas e produzidas com dinheiro público”. Ainda de acordo com o documento, após a notificação, “o perfil no Instagram foi renomeado e logos após deletado”.

A atual gestão solicita que caso não haja os fornecimentos das informações, que a justiça possa aplicar multa diária ao ex-secretário de comunicação e ao ex-prefeito Edson Vieira, além de responder a ação, sob pena de confissão e revelia.

A Prefeitura Municipal também ingressou com uma ação para obter o login e a senha de acesso ao sistema contábil, para que possam ser analisadas informações sobre a execução orçamentária e financeira, entre outros serviços referentes a administração pública.

Na ação apresentada pela equipe de advogados da atual administração, constam prints de uma conversa com o responsável da empresa contábil afirmando que “só cria uma nova senha com a autorização do antigo secretário de finanças ou contador”.

A Prefeitura solicitou a justiça que caso não haja o repasse das informações por parte da empresa de contabilidade, que se aplique a condenação no valor de R$ 100 mil.

Notícias Anteriores


 

error: Copiando nosso texto?