Em ações integradas das forças de segurança do Estado na liderança da Secretaria de Defesa Social, Pernambuco apresentou uma redução de 9,5% nos números de Mortes Violentas Intencionais (MVI) na soma dos meses de maio e junho deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. Esse é o melhor resultado dos meses de maio e junho dos últimos 20 anos. Os índices foram detalhados na reunião do Juntos pela Segurança, nesta segunda-feira (15), pela governadora Raquel Lyra.


Segundo dados monitorados pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da SDS (GGACE), apenas em junho deste ano, Pernambuco registrou uma redução de 6,7% nos índices de MVI quando comparado ao mesmo mês de junho de 2023, saindo de 268 (jun/23) para 250 (jun/24).


Em junho, a maior redução ocorreu na Zona da Mata, com um percentual de 24%, ao registrar 50 ocorrências de MVI, em 2023, enquanto em 2024 foram 38. O Agreste apresentou a segunda maior redução, de 14,9%, saindo de 67 casos (2023) para 57 (2024). A capital também apresentou uma queda de 6,7%, com três casos a menos que em 2023 (42 ocorrências em jun/24). Os municípios que compõem o Sertão pernambucano fecharam o último mês com 36 casos, ou seja, redução de 7,7% com três ocorrências a menos que o contabilizado no mesmo mês em 2023 (39).



Números semestrais – De janeiro a junho deste ano, as ocorrências de Crimes Contra o Patrimônio (CVP) tiveram uma redução de 8,7% em relação ao mesmo período de 2023. Foram registradas 22.634 ocorrências no primeiro semestre deste ano, contra 24.785 do ano passado. A Zona da Mata foi a região que apresentou a maior redução no número de casos de CVP no semestre, com quase 18%, ao cair de 1.950 (2023) para 1.600 (2024).


No primeiro semestre de 2024, também houve redução de roubo a coletivos no Estado em relação ao mesmo período de 2023. A queda foi de 23,8%, saindo de 302 registros no ano passado para 230 este ano.


Além desses, o Estado apresentou uma redução de 5% no índice de celulares subtraídos no primeiro semestre, com registro de 33.179 este ano contra 34.942 no mesmo período do ano passado.



No primeiro semestre de 2024, Pernambuco fechou com queda de 26,52% na subtração de cargas (roubo e furto), quando comparado com o mesmo período de 2023. Em números absolutos, o Estado diminuiu em 24,4% o roubo de cargas, saindo de 217 casos (2023) para 164 este ano. Já nos furtos, a redução foi de 36,2%, saindo de 47 (2023) para 31 furtos este ano.


Nos seis primeiros meses do ano, o Estado registrou uma redução de 11,16% na subtração de veículos (roubo e furto) em relação ao mesmo período de 2023. Em sua especificidade, Pernambuco reduziu 11,4% nos roubos de veículos, caindo de 6.571 (2023) para 5.821 (2024). Quanto ao recorte de furtos, de janeiro a junho, houve uma redução de 10,8%, o que representa 444 ocorrências a menos que o registrado no mesmo período em 2023 (4.129 casos).

18
julho, 2024











A Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, divulgou o edital de cadastro para estudantes da modalidade regular do Programa Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) de 2024. O programa será oferecido em 48 polos, com uma oferta de 10.400 (dez mil e quatrocentos) vagas.

O Prevupe é uma atividade de extensão universitária voltada à ampliação e potencialização dos conhecimentos dos estudantes do 3º ano e/ou egressos do Ensino Médio (incluindo EJA Médio, Travessia Médio e Normal Médio) das escolas da rede pública de ensino situadas no Estado de Pernambuco, que pretendam participar de processos seletivos para o ingresso nas instituições públicas e particulares de Ensino Superior.

As aulas serão realizadas aos sábados (manhã: 7h30 as 12h30 e tarde: 13h30 as 17h30) e aos domingos (manhã: 7h30 as 12h30 e tarde: 13h30 as 17h30). As inscrições são gratuitas, tiveram início no dia 16 de julho de 2024 e seguirão até o preenchimento das vagas disponíveis para cada polo.

O candidato interessado deverá acessar o site (https://www.prevupeproec.com.br) e preencher o formulário de cadastro e o questionário socioeconômico.

A matrícula dos cadastrados e classificados dentro das vagas será realizada no sábado (20) entre 07h30 e 12h30, presencialmente, no polo escolhido pelo estudante no momento do cadastro.

18
julho, 2024










Depois de passar por Taquaritinga do Norte no último final de semana, chegou a hora do Festival Pernambuco Meu País (@festivalpernambucomeupais) aportar em Serra Negra, no município de Bezerros. A partir de sexta-feira (19) e até o domingo (21), serão realizadas dezenas de ações culturais com artistas pernambucanos e nacionais, espalhados em oito palcos/linguagens que ficarão na Praça da Vila e no Polo Cultural de Serra Negra.



Em mais uma edição, o festival fará jus ao reconhecimento nacional que Pernambuco tem como o estado brasileiro que reúne uma das mais ricas identidades e diversidades culturais do País. Confira abaixo a programação.


PROGRAMAÇÃO – Em Bezerros/Serra Negra, além do palco Pernambuco Meu País, outros polos voltados para as mais diversas linguagens artísticas também compõem a programação, como os palcos País da Literatura, País das Artes Cênicas, País do Circo, País das Culturas Populares, País da Música, País das Conexões Visuais e País da Cultura Alimentar. A proposta é promover ações voltadas para todos os públicos e de todas as idades.

Outra ação de destaque é o Cortejo Brincantes, que acontecerá nos três dias do festival, com apresentações itinerantes pelas ruas de Serra Negra e na Praça da Vila. A atividade contará com a participação de grupos da cultura popular como o Boi Treloso do Recife, o Maracatu Rural Leão Vencedor de Chã de Alegria, o Caboclinho União Sete Flexas, o Bloco Carnavalesco Misto da Saudade, o Grupo de Bacamarteiros Batalhão 56, o Grupo de Dança Folcpopular e o Clube de Boneco Seu Malaquias, Patrimônio Vivo de Pernambuco, entre outros.

A cultura popular também estará presente com força no País Culturas Populares, com apresentações de grupos como Bonde Bloco Carnavalesco Lírico, o Grupo Coco do Pneu, o Bloco Afro Obá Nyjé, Mestra Totinha e Mestre Ciriaco do Coco, entre outros. 

Haverá ainda ações de literatura, circo, artes cênicas, artes visuais e música durante a programação. Na sexta-feira (19), às 14h, por exemplo, haverá a apresentação Encantando Histórias, da Cia FISA D´arte. No sábado (20), a partir das 16h, os espetáculos circenses Suspiros e Burbujas, da Companhia Laguz Circo e Teatro Itinerante; e o Tudo Junto e Misturado, do Circo Muamba, encantam pessoas de todas as idades. Já no domingo (21), o palco País da Música recebe os artistas pernambucanos Joanatan Richard e Una. De sexta (19) a domingo (21), o País das Conexões Visuais sediará intervenções artísticas como Urbanização: Transformações e Consequências na Sociedade Contemporânea, da DuBom Produções; Leitura Sensorial, de Mozileide Neri; e a Exposição Fotográfica: Baianas Ricas de Maracatus, de Júlio Cesar.

Além da intensa agenda de atividades, o público poderá curtir em Bezerros três dias de shows no palco Pernambuco Meu País, que terá, pela primeira vez, apresentação do espetáculo homônimo produzido em homenagem a Naná Vasconcelos e Abelardo da Hora, com direção de Jam da Silva e Maria Paula Costa Rêgo. Na sexta-feira (19), sobem ao palco Joyce Alane, Almério e Duda Beat. No sábado (20), é a vez de Ciel Santos, Ylana (participação especial de Gabi da Pele Preta), The Fevers e Paulo Miklos. No último dia, apresentam-se os artistas Isadora Melo, Erisson Porto, Oswaldo Montenegro e Jorge Vercillo.


O empresário e líder do grupo verde de Santa Cruz do Capibaribe Allan Carneiro, em conversa exclusiva com o Blog do Márcio Felipe, comentou sobre a decisão de Allan Clemente em retirar a pré-candidatura à prefeito.

 “Allan Clemente um cara honrado e de palavra , digno de um grande homem , terá um grande futuro na vida e na política”.

Sobre o pleito eleitoral, Allan Carneiro desejou sorte aos candidatos que vão para a disputa.

“Boa sorte aos que forem disputar a eleição, as urnas e o povo mostrará quem tem liderança e quem só tem dinheiro”.

Fonte: Blog do Márcio Felipe

17
julho, 2024









Policiais do BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar de Pernambuco) prenderam na PE-90 que fica no trecho rural de Vertentes, um indivíduo que estava com um mandado de prisão em aberto e com uma carteira falsa da Polícia Civil.

Os policiais realizavam fiscalização de trânsito no local quando foi dado ordem de parada a um indivíduo que circulava em um Fiat Palio. Na ocasião, ele apresentou-se como servidor da Polícia Civil mostrando uma carteira funcional e pediu que os policiais agilizassem a fiscalização que ele estava apressado.

Ao consultar as informações contidas na carteira funcional, os policiais constataram que não havia registro, e foi encontrado um mandado de prisão contra o indivíduo. Após isso, ele informou que a carteira era falsa. O mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Jaboatão dos Guararapes no ano de 2020.

À vista disso, ele foi conduzido para a delegacia de Polícia de Vertentes, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Reprodução: Blog da Polo

17
julho, 2024











Durante uma ação exitosa da Polícia Militar do 24 BPM, realizada no final da tarde desta terça-feira (16), um indivíduo foi detido com drogas no bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo a polícia, a equipe recebeu uma informação de que no referido local um homem estava traficando drogas. À vista disso, os militares seguiram até o local e conseguiram constatar um grande fluxo de usuário de drogas nas imediações.

No momento em que o policiamento tentou realizar a abordagem de um suspeito, mas ele soltou algo no chão e empreendeu fuga, não sendo alcançado pelos policiais. Em seguida, outro indivíduo saiu de uma residência, foi abordado e acabou confessando que dentro da casa havia uma quantidade de maconha.

Na ocorrência, foram apreendidos 751 gramas de maconha, 14 gramas de cocaína, R$ 444,00 em espécie e uma balança de precisão. Mediante os fatos, ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe para adoção das medidas cabíveis.

17
julho, 2024











A partir da próxima sexta-feira (19), o Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, da 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns abre as portas para uma programação rica em diversidade cultural. Esse ano, o Palco da Cultura Popular, que será montado na Praça Jardim, se destaca pelos shows e apresentações de Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Cavalo Marinho Boi Pintado, Caboclinho Canindé de Goiana, Mestre Galo Preto e a Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho.


A programação do Palco Cultura Popular Ariano Suassuna traz ainda apresentações de tradicionais grupos da cultura nordestina, como o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Maracatu Baque Mulher, Ciranda da Rosa Vermelha do Recife, Pastoril Luz do Amanhecer, Afoxé Ylê Xambá, Boi Cara Branca de Limoeiro, Grupo Cultural Caboclo de Lagoa de Itaenga, Maracatu Nação Baque Forte e tantos outros que se apresentarão no espaço destinado exclusivamente à Cultura Popular.


Artistas e grupos garanhuenses também são destaques este ano. O grupo Cultural Reisado Gonzaga de Garanhuns, que mantém vivo o legado de Gonzaga de Garanhuns e o grupo Negras Ubuntu, formado por mulheres da comunidade quilombola do Castainho estarão presentes no palco.



A programação da Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna conta com mais de 50 atrações. As apresentações tem início nesta sexta-feira (19) e seguem até o sábado (27).


Cortejos – Um dos momentos mais esperados pelos admiradores do Festival de Inverno de Garanhuns, são os cortejos que saem pela cidade. Já no próximo sábado (20), às 15h teremos o primeiro cortejo do FIG.


A Orquestra Frevo Art sairá do Parque Euclides Dourado com destino ao Palco da Cultura Popular na Praça Jardim. Logo em seguida, às 16h é a vez do cortejo do Bloco das Flores animar a cidade, com saída também do Parque Euclides Dourado, seguindo até o Palco da Cultura Popular.


No domingo (21), às 15h será a vez do Cortejo do Batuque Delas, projeto garanhuense formado por mulheres desfilar pelas ruas garanhuenses. Também no domingo teremos o cortejo Maracambuco às 16h, ambos com saída do Parque Euclides Dourado.


No dia 27 de julho, teremos um dos momentos mais aguardados pelo público do FIG, a saída do tradicional Cortejo do Boi da Macuca, que tradicionalmente é o responsável por encerrar a programação do Palco da Cultura popular no FIG. A atração sairá do Parque Euclides Dourado às 16h, com destino à Praça Jardim, no Palco da Cultura Popular.




Pré-candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe pelo Democracia Cristã, Anderson Silvestre irá homologar sua candidatura em convenção marcada para acontecer na Câmara de Vereadores no dia 27 de julho.

Anderson Silvestre é engenheiro civil e deve concorrer pela primeira vez a prefeitura do município neste ano. O nome do pré-candidato a vice-prefeito não foi informado.

17
julho, 2024













Mais um pré-candidato a prefeito do grupo Verde de Santa Cruz do Capibaribe desistiu da disputa. Allan Clemente (Novo) havia anunciado em maio sua pré-candidatura após a desistência do vereador Capilé da Palestina.

O comunicado de retirada da pré-candidatura foi anunciado através das redes sociais de Allan Clemente na noite de terça-feira (16). Um dos motivos da desistência, segundo Allan, outra pessoa insurgiu como pré-candidato, mesmo ele tendo fechado apoio dos líderes do grupo.

17
julho, 2024












Quatro suspeitos são presos após roubar veículos em Taquaritinga do Norte

Na madrugada desta terça-feira (16), uma equipe do 24º BPM, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Civil Municipal prenderam quatro homens por roubo na BR 104, em Taquaritinga do Norte.

Durante rondas em Santa Cruz do Capibaribe, os policiais militares receberam a denúncia de roubo de veículo em cidades vizinhas. Após várias diligências, os quatro suspeitos foram localizados e presos.

Na ação, foram encontradas placas veiculares adulteradas, que teriam sido usadas durante os assaltos e dentro de uma mochila foram encontrados uma espingarda calibre 12 com duas munições; um revólver calibre 38; dez munições do mesmo calibre; três celulares e duas balaclavas.

Nas buscas, a PRF localizou um veículo roubado na divisa com a Paraíba e a Guarda Municipal localizou outro carro. Os quatro suspeitos foram encaminhados para a delegacia para serem adotadas as medidas cabíveis.

16
julho, 2024











No próximo sábado, dia 20 de julho, o PSB de Brejo da Madre de Deus realizará a sua Convenção Partidária. O evento acontece no Auditório do Sindicato Rural, às 8h40, em Brejo da Madre de Deus.

Durante a convenção, serão homologadas as candidaturas dos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. A sigla tem como pré-candidatos à majoritária Jaelson do Açudinho e Zé Dercilio.

16
julho, 2024












Pré-candidata a prefeita de Santa Cruz do Capibaribe, Alessandra Vieira (PL) realizará no próximo dia 04 de agosto, a convenção que irá homologar a sua candidatura. O evento acontece no Ypiranga Park.

O horário ainda não foi divulgado pela pré-candidata. A convenção também irá homologar o nome do pré-candidato a vice-prefeito, presbítero Ezequias Azevedo (PL), além dos pré-candidatos a vereador que apoiarão a chapa.


16
julho, 2024












O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta terça-feira (16) um alerta de risco de vendaval para a região Nordeste, incluindo diversos municípios de Pernambuco, entre eles, Santa Cruz do Capibaribe, nesta quarta-feira (17).

São esperados ventos de 40 a 60 km/h. O Inmet alerta que em caso de rajadas de vento, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O órgão ainda reforça que para obter mais informações, entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

16
julho, 2024












A Igreja na Obra da Restauração realizará entre os dias 16 e 21 de setembro, a 3ª edição da Semana do Avivamento (SEMAV). O evento acontece no centro esportivo do bairro Oscarzão, em Santa Cruz do Capibaribe.

Neste ano, as cantoras Dallete Hungria e Kellen Byanca se apresentam na SEMAV e estarão pela primeira vez em Santa Cruz.

Presidida pelo Pr. José Martins e com a coordenação do Dc. Juan Martins, a Semana do Avivamento é marcada por cultos e ações de graça. A entrada é 1KG de alimento não perecível.

Para mais informações, os interessados em participar do evento podem consultar as redes sociais: @restauracaoscc @_evangelizamovement .

16
julho, 2024












Nos próximos dias 23 e 24 de julho, acontece, em Santa Cruz do Capibaribe, o MBXP – Moda Business Experience, evento com a proposta de ser um dos principais voltados para a moda e negócios no Polo de Confecções de Pernambuco. A programação conta com 14 experts que têm objetivo de transformar a visão de moda e negócios dos empresários da região.

Serão dois dias intensos, das 13h às 23h, no Centro de Eventos do Moda Center. Apresentado pela Soul Têxtil, o MBXP é realizado pelo Moda Center e conta com o apoio da TV Asa Branca, do Núcleo Gestor de Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco – NTCPE e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – ADEPE.

Marcas expositoras

Diversas marcas irão apresentar produtos e serviços voltados para o setor confeccionista, em estandes exclusivos. Já estão confirmadas as seguintes marcas:

🔵 Agência Tec;

🔵 Eversa E-commerce;

🔵 Copiadora do Bode;

🔵 Itag – Etiquetas Inteligentes;

🔵 Plano A Contabilidade;

🔵 Unipeças;

🔵 WebPic;

🔵 Zax.

Pitches de marcas

Além dos estandes, o MBXP contará com pitches de marcas, iniciativa que consiste em apresentações no palco principal do evento. Elas podem realizar desfiles de coleções, oferecer serviços e produtos, dentre outras novidades ao público. Já estão confirmadas as seguintes marcas:

🔵 Correios;

🔵 Extreme Fitness;

🔵 Ipush! – Fitness e Swimwear;

🔵 Manphil;

🔵 Ramá Fitness.

Experts convidados

No MBXP, muito conhecimento será compartilhado durante as várias palestras do evento. 15 experts de diferentes áreas de atuação e com larga experiência de mercado já estão confirmados, como Chai Demarch, Caio Coppolla, Eduardo Cristian, Tom Teles e Geraldo Rufino, entre outros. Confira cada dia de palestras:

🗓️ Dia 23/07:

🔵Chai Demarch: Influenciadora e mentora de negócios;

🔵Caio Coppolla: Especialista em marketing e apresentador da CNN Brasil;

🔵Eduardo Cristian: Embaixador das confecções e mentor de negócios;

🔵Mano Monteiro: Especialista em WhatsApp e ferramentas de CRM;

🔵Edson Carneiro: Especialista em gestão empresarial e gestão de WhatsApp;

🔵Kaká Sabocinski: Expert Digital e gestor de marketing digital;

🔵Ivan Jasper: Idealizador do ONDM e diretor executivo da Jasper Entretenimento.

🗓️ Dia 24/07:

🔵Tom Teles: Embaixador do e-commerce e especialista em marketplaces;

🔵Thyago Diniz: Especialista em estratégias para criação de negócios sustentáveis;

🔵Keyla Rodrigues: Consultora financeira e empresarial;

🔵Fabiana Quixabeira: Pedagoga, especialista em marketing e graduada em gestão de pessoas;

🔵Toinho Mendes: Poeta, escritor e professor;

🔵Roberta Sales: Especialista em desenvolvimento de líderes de alta performance;

🔵Dirceu Cordeiro: Consultor em desenvolvimento comportamental;

🔵Geraldo Rufino: Escritor best-seller e fundador da JR Diesel, uma das principais recicladoras automotivas da América Latina.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, onde três tipos são comercializados:

🔵 Ingresso Normal: Contempla todas as atividades do MBXP (palestras, talks, pitches e murais de discussão), podendo ser adquirido para os dois dias de evento ou para cada dia separadamente.

🔵 Ingresso VIP: Garante, além de todas as atividades do MBXP, o acesso ao “Lounge Experience”, uma área exclusiva com coffee-break onde os palestrantes e empresas estarão presentes para networking e ampliar ainda mais a experiência dos participantes.

🔵 Moda Connection no MBXP: Contempla todas as atividades do MBXP (palestras, talks, pitches e murais de discussão) nos dois dias de evento e um café da manhã especial com as presenças dos principais palestrantes do dia.

Para mais informações, acesse as redes sociais do evento (@modabxp), o site www.mbxp.com.br ou pelo WhatsApp (81) 3759-1004. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/mbxp-moda-business-experience-2024/2526680

16
julho, 2024









Notícias Anteriores


Meses Anteriores