22
novembro

“Vamos ter que fazer esse rodízio” – afirma Secretário de Saúde após saída de médicos cubanos dos PSF’s


Na manhã desta quinta-feira (22) o secretário municipal de Saúde em Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Nanau, concedeu entrevista no programa Cidade Notícia, da Polo FM.

Em pauta, lacuna deixada com a saída de médicos cubanos do programa ‘Mais Médicos’, fato que já foi admitido pelo secretário que 11 dos 20 postos de saúde do município tiveram seus atendimentos diretamente prejudicados.

“Ficamos com essa deficiência em mais de 50%. Ontem tive uma reunião com eles e desde ontem eles não estão mais habilitados a trabalhar no país. Isso foi uma surpresa, pois imaginava que eles ficariam até o fim do ano, 30 de dezembro, já que janeiro se começa outro governo. Isso é em todo o país” – disse.

.

Solução paliativa

O secretário destacou que, para que as comunidades que são atendidas nesses 11 PSF’s não fiquem sem médicos, haverá um sistema de rodízio entre os nove que atuam nas outras unidades de saúde.

“Os nove médicos nacionais que ficaram trabalhando no Mais Médicos, vamos fazer esse rodízio de modo a que não fique nove bairros assistidos e 11 desassistidos. Um médico atende três dias na semana (em cada PSF), então vamos ter que fazer esse rodízio para que ele atenda um dia em cada bairro. Assim vamos distribuir os nove médicos que ficaram nos 20 PSF’s até que isso possa ser resolvido” – pontuou.

.

Expectativa para solução do problema

Ainda de acordo com o secretário, o novo calendário de atendimentos médicos nos PSF’s será divulgado até a próxima terça-feira (27) e o mesmo espera que essa deficiência nos atendimentos seja resolvida até a segunda quinzena de dezembro, período em que, segundo ele, pode chegar novos profissionais no programa.

.

Impossibilidade do município preencher essas vagas

Ainda de acordo com o secretário, existe um impasse para que o próprio município possa preencher as vagas em aberto.

“Nossa secretaria não pode contratar médicos para esse programa. Somos impossibilitados por ele ser um programa do Governo Federal e só ele pode contratar esses médicos para os PSF’s. A Secretaria de Saúde não tem autonomia, não tem esse poder” – concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores