11
setembro

“Se não tem vacinas, como vou divulgar?” – questionou Dr. Nanau sobre recomendação do MPPE


O MPPE recomendou que o município realize uma ampla divulgação sobre campanha de vacinação contra o sarampo

.

O secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Nanau, participou na tarde desta quarta-feira (11) do programa Rádio Debate, onde ele falou sobre a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que o município faça uma ampla divulgação das campanhas de vacinação contra o sarampo a serem realizadas na cidade.

Dr. Nanau afirmou que teria participado na terça-feira (10) de uma reunião na IV região da Saúde do Estado, que fica localizada em Caruaru, onde junto com outros secretários de saúde de outras cidades foram em busca de mais vacinas, porém ele revelou que não vê avanço nos pedidos.

“A gente não vê avanço de maneira alguma, pois fomos em busca de vacinas e só dizem que não há vacinas. E que a Secretaria Estadual pede ao Ministério da Saúde, que diz que está tendo dificuldades” – relatou.

Sobre a recomendação do MPPE para que a Prefeitura faça uma ampla divulgação da campanha, Dr. Nanau revelou que ‘não tenho o que divulgar, pois se não tem vacinas, como vou divulgar?

O secretário deu o exemplo do município de Taquaritinga do Norte de ter recebido cerca de 30 mil vacinas, e completou que a resposta recebida pelo envio das vacinas à Dália da Serra, foi devido à morte de uma criança.

“Não é contra Taquaritinga, mas foram encaminhadas 30 mil e aqui (Santa Cruz) só conseguimos 3 mil e é uma disparidade muito grande por causa da população que temos. Mas o argumento deles é que teve um óbito, então eu perguntei ‘será que a gente vai ter que esperar ter um óbito para poder conseguir as vacinas’” – frisou.

Após o encontro, Dr. Nanau revelou que ainda conseguiu 500 vacinas, porém 200 delas são para bloqueio (destinado para aquelas pessoas que estejam em local que há suspeita com sarampo), sendo que as 300 vacinas restantes foram distribuídas para os 21 postos de saúde do município, totalizando 14 vacinas para cada.

O secretário destacou que já estaria se articulando com o prefeito Edson Vieira (PSDB) e a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), para tentar marcar uma reunião como secretário de saúde estadual, André Longo, com o objetivo de tentar sensibilizar o Estado e enviar mais vacinas para a Capital da Moda. Dr. Nanau completou que Santa Cruz do Capibaribe atualmente conta com 116 casos suspeitos, sendo 1 confirmado e aguardando o resultado de 90 .

Durante a reunião em Caruaru, ficou definido que o Dia D da vacinação em Pernambuco acontecerá no próximo dia 21 de setembro, quando apenas crianças de 6 meses a 5 anos de idade serão vacinadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores