11
abril

“Não é motivo para pânico, não temos relatos de transmissão comunitária do coronavírus em Toritama”, destacou Edilson Tavares


Em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (11), o Prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), juntamente com representantes da Secretaria de Saúde do município, afirmou que a mulher que foi testada positivo para o COVID-19, provavelmente foi contaminada pela doença fora do município de Toritama, mas que a família e as pessoas que ela teve contato serão monitoradas.

Após a divulgação do caso confirmado do coronavírus da mulher residente em Toritama, circulou nas redes sociais um vídeo gravado pela mesma afirmando que está bem, o fato que chama atenção é que a mulher segura o seu filho no braço sem nenhuma proteção.

“Se a mãe precisa e deve continuar amamentando e é importante o contato pele a pele e tudo aquilo que já aprendemos em relação a amamentação, como fazer nesse caso? A questão de higiene ela permanece, então a mãe precisa ter todo cuidado com a questão respiratória, usar máscara, evitar beijar a criança, a questão de higienizar as mãos, na hora da amamentação também fazer a higienização dos seios.(…) Deveria ter sido dado as instruções a mãe para ela não ficar conversando com o bebê, por que no momento que a gente conversa a saliva vai estar ali no rosto do bebê, então é importante ter a máscara, não vai colocar a máscara no bebê obviamente, não é recomendado crianças menores de 2 anos usarem, com risco de sufocamento, quem tem que usar é o adulto, nós vamos dar essas instruções para que a criança fique em segurança,” destacou o Prefeito.

Edilson afirmou que a família da mulher está sendo acompanhada e que será  entregue materiais de proteção ao vírus para essas pessoas, como máscaras e álcool em gel, além de disponibilizar cestas básicas para que a família fique isolada, evitando uma possível proliferação do vírus. O prefeito destacou que não há motivo para pânico, já que não há relatos de transmissão comunitária em Toritama.

“A paciente está sendo monitorada, vai ser feito um rastreamento de todas as pessoas que ela teve contato. (…) A gente aproveita aqui a nossa oportunidade para fazer um apelo, pois hoje a única arma que nós temos, a arma realmente eficaz, para minimizar essa infestação desse vírus seria o isolamento comunitário,” completou o Secretário de Saúde do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores