03
junho

Implantação do Centro de Parto Normal avança em Santa Cruz do Capibaribe


EA03

Os números crescentes de partos normais realizados em Santa Cruz do Capibaribe motivou o Governo do Estado a propor à Prefeitura Municipal, através da Secretária de Saúde, a implantação de um Centro de Parto Normal (CPN) regional.

Nesta quarta-feira (01), a diretora de políticas estratégicas da Secretária Estadual de Saúde, Flávia Magno, e o secretário executivo da IV Gerência Regional de Saúde, André Coimbra, visitaram as maiores unidades de saúde do município para tratar da viabilidade da
proposta.

Atualmente, o Hospital Materno Infantil Silvio Romero Gonçalves atende as gestantes locais, acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde, e as gestantes vindas espontaneamente de municípios vizinhos à Capital da Confecção.

Em 2015, a unidade de saúde realizou 489 partos normais e de janeiro até maio deste ano, já totaliza mais de 200 nascimentos. “Mantemos esta unidade com recursos do Município, mas sentimos a necessidade de buscar a implantação deste centro no intuito de oferecer melhores condições aos usuários de Santa Cruz e dos seis municípios que compõem a microrregião,” frisou o Secretário de Saúde, Breno Feitoza.

O processo de estruturação da rede microrregional materno infantil acontece mediante a aprovação da Secretaria de Saúde do Estado e a participação dos municípios que compõem a 9ª Microrregião da IV Gerência Regional de Saúde.

“Fiquei surpresa com a estrutura disponibilizada pelo município para a implantação do Centro. Alguns ajustes no Municipal, terão que ser realizados para se adaptar a sua nova função, mas nada que não estivesse previsto no projeto apresentado pela secretaria local à estadual. O meu parecer será mais que favorável para que haja a implantação deste Centro,” frisou a diretora, Flávia Magno.

A manutenção do CPN acontecerá mediante repasses mensais dos Governos Federal, Estadual e dos municípios co-financiadores, como Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Toritama, Vertentes, Jataúba, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá. Com a implantação do Centro, o município de Santa Cruz do Capibaribe torna-se referência regional em partos normais.

Informações da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores