31
maio

Com 20 casos confirmados de Chagas, Pernambuco registra maior surto agudo da doença no estado


O barbeiro (Rhodnius prolixus), inseto transmissor da doença de Chagas — Foto: AXS.

A Secretaria de Saúde (SES) de Pernambuco está investigando o maior surto agudo de doença de Chagas registrado no estado. Até esta sexta-feira (31), 20 pessoas tiveram resultado laboratorial positivo para a doença. Dessas, oito estão internadas no Hospital Oswaldo Cruz, no Centro do Recife, com quadro estável. Outras 12 fazem tratamento em casa.

De acordo com a SES, as pessoas contaminadas participaram de um retiro religioso em Ibimirim, no Sertão do estado, durante a Semana Santa, mas não há evidências para definição da forma de transmissão da doença. A primeira notificação foi feita no dia 20 de maio.

Ao todo, 77 pessoas participaram do retiro e na investigação, se enquadram pessoas do Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Arcoverde.

O sintoma pode ou não vir acompanhado de edema de face ou de membros, manchas vermelhas na pele, inflamação no baço, náusea, icterícia, perda ou diminuição de força física, dor nas articulações ou edema inflamatório nas pálpebras e na pele.

A enfermidade é causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi e transmitida pelo barbeiro. Também é possível contrair a doença por meio de alimentos contaminados pelo protozoário.

,

Com informações do G1/Pernambuco.

Um Comentário

  1. Ana Paula disse:

    Minha filha foi picada por um barbeiro a uma semana atrás,moro em Caruaru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores