22
junho

Cobertura Especial


#Vemprarua!

Santa Cruz do Capibaribe realiza protestos sem violência e torna-se exemplo para o Brasil

 

Manifestação pacífica reune mais de 2500 pessoas para reivindicar direitos. Fotos: Thonny Hill e Elivaldo Araújo.

 

“Vem, vem pra rua!”. Era essa uma das frases mais repetidas por adolescentes, jovens e adultos que participaram da primeira grande manifestação no município, em apoio às mobilizações realizadas nas mais de cem cidades espalhadas por todo o Brasil.

 

A concentração dos manifestantes foi às 16h em frente a Igreja São Cristóvão, que fica localizada na Avenida 29 de Dezembro, principal do município.

 

Frente da igreja São Cristóvão ficou tomada pelos manifestantes.

 

 

A todo momento, caras pintadas surgiam pelas ruas.

 

Homossexuais e simpatizantes reivindicavam por respeito a diversidade sexual.

 

Intimidados pela breve chuva que caiu e pelo expediente de trabalho, apenas algumas centenas de jovens, principalmente estudantes e lideres de movimentos estudantis, iniciaram as movimentações, que foram ganhando cada vez mais adesões à medida que a hora avançava e o protesto caminhava pelas ruas.

 

Com faixas, cartazes ou rosto pintado, manifestantes coloriram de verde e amarelo as ruas onde passaram.

 

Na subida da avenida, adesões já faziam o protesto crescer em número de manifestantes.

 

De acordo com o Major Romildo, da Polícia Militar, mais de 2500 pessoas foram para protestar, sem qualquer ato de violência e “na paz”.

Major Romildo.

“O movimento foi pacífico, ordeiro e o caminho é esse: todos lutarem pelos seus direitos. Não adianta juntar pessoas e ter um quebra-quebra. Esse movimento está sendo tranquilo e vai chamar muito mais atenção do que qualquer outro que tenha forma desordeira”, pontuou.

Cada uma foi do seu jeito, seja com o rosto pintado com as cores da bandeira, com cartazes e faixas ou em coro, reivindicando melhorias para a saúde, educação, segurança, transportes e claro: o fim da corrupção e também da PEC 37, esta última que tira do Ministério Público o direito de investigar denúncias, especialmente de crimes políticos.

 

O protesto também teve espaço para outras causas como a proteção e garantia aos animais domésticos abandonados, a proteção do meio ambiente e o respeito pela diversidade sexual e protestar contra o polêmico projeto de lei conhecido como “cura gay”, pelo qual psicólogos podem propor tratamento para homossexualidade..

 

A manifestação foi acompanhada por 50 policiais militares em motos, viatura e também em um micro-ônibus.

 

PE-160 foi interditada e Câmara de Vereadores foi o principal prédio público para as manifestações

 

Com a chegada dos manifestantes, PE-160 ficou interditada nos dois sentidos.


Após a saída da Igreja São Cristóvão, os manifestantes seguiram avenida acima, até chegarem a PE-160, que ficou bloqueada momentaneamente nos dois sentidos. Em seguida, desceram pela Avenida Cesário Aragão até alcançarem a Avenida Jatobá.

PE-160 ficou interditada por mais de meia hora.

 

 

 

 

Manifestantes, por várias vezes, cantaram os hinos Nacional e de Pernambuco.

 

Além de palavras de ordem, músicas com letras de protesto também eram ouvidas na manifestação.

Com a chegada à Avenida Padre Zuzinha, o protesto seguiu até a Câmara de Vereadores, onde houve uma manifestação por cerca de 30 minutos.

 

Guarda Municipal observava a chegada dos manifestantes.

 

Manifestações foram pacíficas também na frente da Câmara.

 

Área externa foi completamente ocupada pelos manifestantes.

 

 

Logo após, o protesto seguiu até chegar a rua Cabo Otávio Aragão, encerrando no Parque Florestal às 20h.

Manifestantes “passaram longe” da prefeitura, da estrutura dos festejos juninos e da residência do prefeito Edson Vieira

Antes da manifestação começar, GCM já protegia a entrada da área destinada aos festejos.

 

Ao contrário dos mais pessimistas que alertavam sobre possíveis atos de vandalismo aos locais citados e depredação a prédios públicos, os manifestantes não romperam os bloqueios feitos pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, que observavam o protesto passar.

Aos olhos dos policiais e da GCM, manifestantes passavam na rua lateral a prefeitura.

 

 

GCMs que ficaram na frente da casa do prefeito viram protesto passar bem distante de onde estavam.

 

Polícia Militar observava o encerramento do protesto em frente ao Parque Florestal.

 

Incidentes isolados não atrapalharam o protesto

 

Três incidentes foram registrados no protesto, mas nenhum com grande tumulto. O primeiro deles foi no Monumento Bíblico, onde uma senhora partidária se alterou e questionou a credibilidade dos protestos, sendo repreendida pela polícia.

 

O segundo foi uma bomba solta por um dos manifestantes à medida em eles que desciam a avenida até o cemitério São Judas Tadeu, mas o mesmo foi contido e vaiado pela multidão.

 

Já o terceiro incidente foi um cartaz alusivo a um deputado de Santa Cruz, que foi prontamente retirado antes dos ânimos se exaltarem.

 

Nova manifestação será marcada para a próxima semana

 

Rubinho Rezende

 

 

As redes sociais, que são fundamentais na organização deste tipo de protesto, serão novamente usadas pelos organizadores do movimento “Acorda Santa Cruz, junto com o Brasil” para organizar uma nova manifestação, como afirmou Rubinho Rezende.

 

“Esperamos que isso não fique só nesta aqui e isso só está começando. Semana que vem já tem outra”, enfatizou.

 

Confira abaixo alguns dos muitos cartazes e faixas com as reivindicações dos manifestantes:

 

 

.

PEC -37: Armaria, nãm

 

Por um Brasil melhor! Fora corrupção!

 

É hora do movimento alternativo ter mais espaço

Nem azul, nem vermelho. Meu coração é verde e amarelo

.

Antes de investir em copa, investe na gente!

.

Queremos mais segurança

.

Deseja formatar o Brasil?

.

Por uma juventude levada a sério

.

Extensão da UFPE e UPE para S.C.C

.

Abaixem a maioridade penal

 .

Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil

.

É tanto motivo que não coube aqui

 .

Transporte universitário grátis

.

Vandalismo é o que fazem com nossas escolas e hospitais

 .

Nem direita nem esquerda. É pra frente Santa Cruz

 .

Por um Brasil que também valorize os direitos dos animais

.

+  Educação e Cultura  – Quadradinho de 8

21 Comentários

  1. josé mote disse:

    Santa cruz esta de Parabéns… o protesto foi muito legal ao contrario de muitos, como certos reporte de radios da cidade que de forma contraria citava que era bom ter cuidado com esse protestos porque eles iriam quebrar tudo pela frente. Mais no meu ponto de vista foi uma forma de coagir a população não vim pra rua pra colocar de fato a sua intiguinação com esse governa quer ae está, seja ele ESTADUAL OU MUNICIPAL, seria muito bom certos jornalistas da cidade passar pra todos o que estamos passando com essa ADMINISTRAÇÃO de nossa cidade uma vergonha, não temos SAÚDE, SEGURANÇA, TRANSPORTE,EDUCAÇÃO,e transparecia com o dinheiro publico.Temos que e pra rua sempre que preciso for cobrar nossos direito de forma pacifica e organizada enfim PARABÉNS…

    1. nanda disse:

      BABACA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. ednaldo disse:

    eu só observei a presença de uma pessoa ligada a partido politico foi o Carlos lisboa, sei da historia dele de luta revolucionaria, mais por ele ser ligado a partido político achei lncoveniente sua presença lá. No restante foi puro patriotismo pelo menos da minha parte.

    1. Samuel disse:

      Ednaldo, conheço Lisboa, pode crer que sua presença acrescenta nosso movimento! No passado, quando o então Prefeito Augostinho Rufino nos disse que era contra o estudo universitário porque não queria criar cobra pra depois ser picado, Lisboa e outros sempre lutaram e lutam até hoje em defesa das lutas sociais e estudantil, já foi perseguido por vários Politicos, Autoridades e Empresários. É por isso que chamam ele de “Companheiro” ou “Camarada”.

  3. kelly disse:

    o gente besta e essa o melhor protesto contra tudo isso era nas eleicoes todos votarem branco,mas aqui em santa cruz tudo se transforma nas eleicoes quem vermelho e vermelho e azul e azul,com zuana nas ruas nao adianta de nada so atrapalha quem nao tem nada haver.JOVENS ADULTOS,MULHERES …… POVO DE SANTA CRUZ VOTE EM BRANCO NAS PROXIMAS ELEIÇOES E VOCES VERAM OS RESULTADOS BEM EXPRESSIVOS ,MARCHAS PASEATAS E DE QUEM NAO TEM O QUE FAZER.

    1. Samuel disse:

      Kelly, é isso que esta corja de Polícos querem ou melhor ganham com nossa falta nas eleições. Amam quando faltamos e Adoram quando o voto é nulo ou em branco. Não podemos dar uma cheque em branco a esta turma! Vamos votar para mudar! Não vamos desistir!

  4. Carol disse:

    Tenho pena de certas pessoas que querem se aproveitar para fazer POLITICAGEM desses movimentos como JOSÉ MOTE, basta olhar que ele só quer falar do Governo Municipal, Cadê que ele fala do Governo Federal que gastou milhões com uma Copa? NÃO AO PARTIDARISMO!!!

  5. Carol disse:

    BASTA OLHAR OUTRAS MÁTERIAS ONDE JOSÉ MOTE SÓ DEFENDE UM LADO E AGORA VEM QUERER APARECER FALANDO DO MOVIMENTO PARA PROMOVER GRUPOS POLÍTICOS!!!

    ISSO É UMA VERGONHA O MOVIMENTO É DO POVO E NÃO DE PALANQUE POLÍTICO!!!

    NÃO AO PARTIDARISMO!!!
    SIM AO POVO!!!

  6. Carol disse:

    JOSÉ MOTE, DEIXE DE PARTIDARISMO E DIGA SIM AO POVO! POR QUE VC NÃO FALOU DO GOVERNO FEDERAL? AH, EU JÁ SEI FOI PORQUE VC É ALIADO DELE E DE DILMA. VC ESTÁ MAIS DO QUE CERTO DE COBRAR DO GOVERNO MUNICIPAL, MAS FICA EVIDENTE SEU PARTIDARISMO NESTA E EM OUTRAS MATÉRIAS!

  7. Gi Figueirêdo disse:

    Lindo de se ver…um protesto sem politicagem, sem partidarismo. Me emocionei vendo as fotos. Cada um reivindicando seus direitos. Que isso não pare por ai, ano que vem será ano de eleição e como diz uma frase postada no Facebook; “Não adianta ir para rua como um leão, se vc continua a votar como um jumento.” A resposta desses protestos temos que mostrar na urnas.

  8. Bruno disse:

    CONCORDO COM VC CAROL, TEM PESSOAS E ALGUNS VEREADORES QUE SABIAM DE TODAS AS CORRUPÇÕES, MAS FICAVAM CALADOS, E AGORA VEM QUERER DAR UMA DE PESSOAS QUE ESTÃO DO LADO DO POVO. O MOVIMENTO NÃO É SÓ EM SANTA CRUZ, MAS NO BRASIL INTEIRO, O REGIME MILITAR ERA AUTORITÁRIO, MAS EXISTIA TANTOS LADRÕES COMO EXISTE HOJE! QUEM ROUBA TEM QUE PAGAR, SEJA AZUL OU VERMELHO! TEMOS QUE DEFENDER NOSSO POVO, E NÃO POLITICOS!

    1. Samuel disse:

      Concordo 100%! E digo se fosse Político hoje tinha vergonha da nossa classe. Tinha medo de passar perto deste movimento porque é muito perigoso! Pensem: Se um destes radicais agredir um Político durante o protesto e os outros resolverem “CAÇAR” os Políticos Corruptos! Portanto Srs Policos tenham muito cuidado ao passar no nosso movimento, quem avisa amigo é.

  9. Bruno disse:

    CONCORDO COM VC CAROL, TEM PESSOAS E ALGUNS VEREADORES QUE SABIAM DE TODAS AS CORRUPÇÕES, MAS FICAVAM CALADOS, E AGORA VEM QUERER DAR UMA DE PESSOAS QUE ESTÃO DO LADO DO POVO. O MOVIMENTO NÃO É SÓ EM SANTA CRUZ, MAS NO BRASIL INTEIRO, O REGIME MILITAR ERA AUTORITÁRIO, MAS NÃO EXISTIA TANTOS LADRÕES COMO EXISTE HOJE! QUEM ROUBA TEM QUE PAGAR, SEJA AZUL OU VERMELHO! TEMOS QUE DEFENDER NOSSO POVO, E NÃO POLITICOS!

  10. Aurimendes disse:

    Bom, em primeiro lugar parabenizar os organizadores pois foi um manifesto a altura da educação de nossa população, mais quero aqui desde já manifestar meu protesto ao poder público, pois o que se foi espalhado é o pessoa estava pronto pra quebrar o espaço do são joão, de fato isso não era pra acontecer mesmo não, mas fecharam e colocaram segurança de todos os lados pra isso não acontecer. Porque não fazem isso em nossa cidade como todo, quer dizer que aquilo tem mais valor do que a população em si. Não fiquem preocupados pois o pessoal não iam fazer quebta quebra, mas vocês que faz parte do poder publico esses ai sim estão fazenndo quebra quebra, mais na cidade e na manutenção pelo menos da assistencia médica, educação, e segurnça pois isso é o minimo que o população merece e tem direito.

  11. Aurimendes disse:

    E mais isso não era verdade como todo mundo sabia, foi algo espalhado por eles mesmo em camera de vereadores por exemplo por um vereador que esteve na plenária essa semana.

  12. ednaldo disse:

    rara, ruru ô josé mote eu vou comer seu bolo.

  13. Manoel Amaro disse:

    Aurimendes devia ter coragem pra levar para a Avenida a sua faixa”volta Zé” isso sim. aceita que dói menos rapaz!

  14. nanda disse:

    carol esse jose mota ñ tem noção do senso do ridículo,e uma vergonha depois q as pessoas se reúnem fazem um protesto digno do povo pedindo no total mas respeito q a gente ñ e besta,vem esse besta fazer pOlÍticagem,santa PACIêNCIA,OTÁRIO ESTAMOS LUTANDO E POR NOSSOS DDIREITOS Ñ POR POLÍTICOS NENHUM SE VC Ñ TEM O QUE FALAR FICA DE BOCA CALADA BABACA!!!!!!!!!!!!!!

    1. Samuel disse:

      Nanda este movimento é estudantil ou melhor você está fora! Você não estudou, basta vê as besteiras que diz inclusive assassinando o Português! Você devia ser presa por homicídio por matar a Língua Portuguesa! Vai estudar para poder participar de nossa causa. Eu te conheço e sei que tú és Mágica Profissional…

  15. Eduardo disse:

    Toda forma de manifestação é valida, porém, parece que tudo por aqui é motivo de festa.
    Fizeram passeata para juntar material de pastagem no facebook e somente isso. Não ficam fora da “moda”.
    Mais da metade dessa turma que aparece protestando, tem foto no face levantando bandeira política na eleição passada, ao lado de candidatos e com uniforme de militante…
    Manifestação valida… Credibilidade zero…
    Quero ver nas urnas.

    1. Mário Florêncio disse:

      …Toda manifestação é a agravação/citoma da doença/problema. É muito perigoso ignora porque há consequências sérias inclusive morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores