18
outubro

“Vamos trabalhar em cima do distrato”, afirma secretário sobre creches com obras paradas, em Santa Cruz


Na manhã desta quinta-feira (18) o secretário municipal de Educação, Joselito Pedro, concedeu entrevista no programa Rádio Debate, da Polo FM.

O assunto foi a visita de vereadores de Oposição, realizada no dia anterior, a três creches que estão com suas obras paradas há meses nas localidades do São José, Dona Lica II e Acauã.

.

A culpa é da burocracia, diz secretário

De acordo com o secretário, há o reconhecimento que as obras estão paradas, onde o mesmo afirmou que a responsabilidade disso seria por conta da “questão burocrática” quanto as mudanças, segundo ele, feitas pelo Governo Federal quanto ao repasse dos recursos.

“Antigamente, se mandava todos os recursos de uma vez e a empresa tinha tempo para fazer o serviço. Com essa questão de que muitas prefeituras não conseguiam andar e o dinheiro ficava muito tempo parado nas contas da prefeitura, o FNDE libera o valor de acordo com o serviço que foi feito e isso dificulta as empresas” – disse.

Ainda de acordo com ele, mesmo com as empresas estando regularizadas para ganhar as licitações, nem sempre elas teriam recursos para arcar com as obras.

.

Notificações já teriam acontecido, afirma

Ainda de acordo com o secretário, a empresa responsável pelas obras o Acauã também já teria sido notificada e que tais documentos poderiam ser disponibilizados a imprensa.

Questionado por um dos debatedores sobre a resposta que foi dada no dia anterior em matéria feita pelo blog, de que as empresas ainda seriam notificadas, algo que seria diferente dessa nova resposta, ele disse:

“No decorrer desses seis meses, já fizemos as notificações as empresas e isso é um trabalho interno. Não tenho que entrar na rádio, ir aos blogs comunicar que estou notificando. As notificações foram feitas e as justificativas foram dadas. Como secretário, tem todo o procedimento burocrático que preciso respeitar também e a empresa está acobertada; ela tem argumentação. As notificações, podemos apresentar, mas elas também chegaram com suas justificativas” – disse.

.

Distrato com a empresas construtoras

Novos foram citados. De acordo com o secretário, diante do tempo de as obras estarem paradas, a prefeitura já estaria trabalhando para realizar destratar o contrato com as duas empresas construtoras das creches do Dona Lica II e São José.

“A empresa, da de lá do Dona Lica, é a de piores condições. A gente já notificou várias vezes e agora vamos trabalhar em cima do distrato. A empresa, lá no São José, não quer mais fazer a obra, ela quer parar porque não tem condição de seguir. O que vai acontecer agora… Vamos ter que fazer um procedimento de praticamente seis meses a um ano para destratar, fazer uma nova licitação, aparecer uma nova empresa que queira fazer, que ganhe a licitação e será que essa empresa vai ter condição de seguir? É algo mais complexo do que as pessoas pensam” – disse.

O secretário não falou se tal distrato com as empresas construtoras poderia atrasar ainda mais o prazo para conclusão da obras, em especial nas creches que estão sendo edificadas no Dona Lica II e São José, com promessa de conclusão em 30 de junho de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores