13
outubro

“Vamos ter novas eleições em Santa Cruz do Capibaribe”, diz vereador Ernesto Maia


Foto: Elivaldo Araújo.

Um dos maiores oponentes da administração Edson Vieira, o vereador reeleito Ernesto Maia (PT) diz ter a convicção de que o prefeito reeleito, em 2 de outubro, não estará no cargo, no próximos meses. Em entrevista polêmica, concedida na manhã desta quinta-feira (13), ao Programa Rádio Debate, da Rádio Polo FM, ele fez uma avaliação do pleito eleitoral e falou sobre denúncias contra o prefeito tucano que, de acordo com ele, poderá resultar em sérias complicações judiciais nos próximos meses.

Em sua participação, o vereador falou sobre apresentações no Ministério Público, possíveis irregularidades na campanha adversária, desafios em sua campanha e os próximos passos, na política local..

Surpresa

Ele confessa que se surpreendeu com os números de votos recebidos, que lhe deixaram na quarta colocação geral. Ao todo, foram 1.855 pessoas que lhe confiaram o novo mandato.

“A gente trabalhou muito, embora o resultado tenha mesmo surpreendido. Foi uma campanha de dificuldades financeiras, onde não tive carro de som, não tive militância, não tive bicicleta de som, não tive nenhum tipo de estrutura que, nas minhas outras três campanhas, tinham. Totalmente sem estrutura”, disse.

Ele confidenciou que, na sexta-feira que antecedeu o pleito, indagou o colega parlamentar Luciano Bezerra (Rede) que fazia o acompanhamento, através de pesquisas. O nome do petista não aparecia bem posicionado.

“Eu provei que não tinha muitos votos, provei que tinha muitos amigos”, falou.

Ele ainda disse que vereadores de situação lhe zombaram durante a campanha, não acreditando em seu êxito, citando Jéssica Cavalcanti (PTC) e Junior Gomes (PSB).

O peso das denúncias e o apoio a Zé

img_4112Para Ernesto, os posicionamentos fortes e as denúncias, principalmente sobre a KMC, tiveram peso fundamental para a conquista, mas não apenas, ressalta.

“Tem uma influência muito grande (o escândalo KMC), mas eu credito exatamente a toda minha atuação parlamentar nesses últimos quatro anos. Atuação fiscalizadora desde o começo, não deixou que o governo Edson Vieira fizesse o que queria”, disse.

Ernesto ressaltou que, ao contrário do que se ventilava nos bastidores, o ex-deputado federal, José Augusto Maia (PTN), não lhe atrapalhou e garantiu o apoio ao mesmo, em 2018, para deputado estadual.

“Tenho informações até que, para algumas pessoas ele (Zé) pediu voto para mim.  Este distanciamento fez mal ao grupo e hoje, se o taboquinha tem a certeza que uma nova eleição de Fernando Aragão é vitoriosa, é exatamente por que não existe mais grupo de Fernando, grupo de Zé ou grupo de Ernesto. Essa união é benéfica para Santa Cruz do Capibaribe”, falou.

Pesquisas e pesquisas…

O vereador diz que duvidou, durante o processo eleitoral, dos levantamentos em que mostravam ampla vantagem para a reeleição do tucano, e não acredita na inocência do candidato adversário, nos erros das amostragens.

“Eu fiquei com uma desconfiança muito grande dessas pesquisas. Em determinado momento, comecei a desconfiar que existia alguma coisa por trás, por que as pesquisas que normalmente eram feitas, davam sempre Edson com uma larga vantagem, mas outras que tive acesso, não”, diz, citando levantamentos de apostadores com uma empate em 44%, além de outra, de um familiar, que mostrou números semelhantes ao das urnas.

“O resultado mostrou que muita gente foi enganada, muita gente perdeu dinheiro, muita gente tá magoado”, fala e completa em seguida “Eu acho que ele (Edson) sabia perfeitamente das situação”.

Nova eleição?

img_4101

Na parte mais polêmica da entrevista, o petista disse acreditar que, pelas denúncias, Santa Cruz pode ter novas eleições, a partir de uma cancelamento do registro de candidatura de Edson Vieira, por supostas irregularidades cometidas, durante o pleito.

“Por saber perfeitamente da situação, foi que o prefeito cometeu sérias irregularidades que foram alvos de denúncias minhas. Estão correndo no Ministério Público, e o Ministério Público de Santa Cruz é atuante e está investigando. O que já investigou e o que vem por aí, me fazem crê que Santa Cruz vai entrar na mesma situação de Belo Jardim e Jataúba, vamos ter novas eleições em Santa Cruz. Tenho essa convicção por que sei da gravidade das denúncias que fiz e acredito na justiça”, fala.

Questionado se não seria precipitada sua posição, responde

“Essa é uma opinião minha, pelo que sei das denúncias, pelo que sei do que foi investigado, pelas provas robustas que foram entregues. Temos que ter paciência, até o dia da diplomação o MP pode pedir o cancelamento da candidatura de Edson”, fala.

Sobre as denúncias, diz que existem oito no Ministério Público, apenas em relação a casos destas eleições.

“Apenas uma, que foi o caso dos aniversários deram encaminhamento. As outras sete, faltam. Mas eu digo a vocês, talvez aquela seja a mais branda” falou, não adiantando detalhes das demais.

“O prefeito Edson Vieira vive brincando com fogo, mas uma hora a chama chega”.

No ar

O vereador assegurou que o Programa ‘Oposição em Ação’, ao lado de Carlinhos da Cohab e Deomedes Brito, estará de volta em novembro. Para ele, o resultado das eleições ‘coroaram’ o programa semanal que ficou marcado como de pesadas crítica à gestão.  O programa mudará de horário, passando para de 12h30 às 14h.

Além disso, prometeu o ‘Programa Ernesto Maia’, também aos sábados, ao meio dia. O programa será, de acordo com ele, com conteúdo político com maior participação das mulheres.

A culpa é de quem?

img_4116

Ele finalizou dizendo ainda que o clima entre os vereadores de situação está ruim, na Câmara de Vereadores, em virtude de um suposto aporte maior do prefeito, na conhecida ‘chapinha’.

“Não sei se algum deles tem coragem de dizer publicamente, mas os que perderam estão culpando Edson Vieira, pela derrota”, falou.

Luciano Bezerra (Rede), Narah Leandro (PSB), Zé Elias (PSDB), Afrânio Marques (PDT) e Zezin Buxin (PSDB), não conseguiram reeleição, na bancada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores