08
fevereiro

Universitários denunciam atrasos constantes no pagamento de Bolsa Universitária em Santa Cruz


Fotos: Janielson Santos

Na manhã desta quarta-feira (08) nossa equipe de reportagem recebeu uma comissão formada por universitários de Santa Cruz do Capibaribe, que estudam nas cidades de Caruaru e Campina Grande.

O assunto foi a denúncia, segundo os mesmos, de atrasos constantes no pagamento dos cheques do programa Bolsa Universitária, programa este oriundo de uma Lei Municipal que destina uma ajuda de custo usada, especialmente, no pagamento de parte do transporte.

De acordo com os universitários, o programa vem sofrendo de constantes atrasos no pagamento dos cheques nominais, inclusive com a alegação de que o mês de dezembro, que deveria ter sido pago em 10 de janeiro segundo eles, ainda não foi efetuado.

Uma dessas universitárias, Ayana Almeida Dornelas (5º período de Direito, Caruaru), falou sobre os problemas enfrentados pela classe quanto aos atrasos denunciados.

“Desde o início do período 2016.1 que vem ocorrendo esses atrasos. Lançam um edital já com um cheque em atraso. Inclusive, agora em dezembro, tínhamos que receber o último pagamento referente ao edital 2016.2 e ainda não recebemos. Já se lançou um novo edital e não se realizou esse pagamento referente a dezembro. Vamos entrar 2017 já com atrasos. Não estamos defendendo partidos, apenas queremos que nossa classe seja valorizada. Se estamos pleiteando, é porque precisamos” – disse.

Ainda de acordo com a universitária, a prefeitura já foi procurada para falar sobre o caso, mas as respostas, segundo eles, vinham de maneira desencontrada e sem qualquer previsão.

Já a universitária Raphaela Silva Soares (7º período de Arquitetura, Campina Grande) também fez críticas sobre o tema de constantes atrasos.

“Esse atraso é desde que foi lançado o Bolsa Universitária. Se é para recebermos em outubro, recebemos em novembro… No próprio edital, diz que é para usarmos esse dinheiro no pagamento do transporte. Ninguém informa nada, tanto de prefeitura quanto da nossa comissão. Ninguém responde nada. Esse programa tem um conceito bonito, que é ajudar os universitários e eles deveriam valorizar mais, rever essas coisas. Corremos atrás de toda a documentação, fomos contemplados e precisamos desse dinheiro” – pontuou.

Ainda de acordo com a mesma, as ajudas de custos fornecidas pelo programa variam de acordo com a cidade em que estudam, tendo como base a proporção no valor do transporte pago. Os valores aproximados seriam, segundo eles, de R$ 118,00 para estudantes que se deslocam para Campina Grande e Belo Jardim e R$ 78,00 para os que se deslocam a Caruaru.

.

Prefeitura reconhece falhas no programa

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura para falar sobre a polêmica e também fizemos alguns questionamentos.

Sobre o fato, nos foi enviada uma nota confeccionada por Marivaldo Andrade, coordenador de juventude do município. Confira a nota:

“O pagamento será efetuado nesta quinta-feira a partir das 11h. Vamos fazer o máximo para que não ocorram atrasos no repasse do programa é que os pagamentos sejam realizados em uma data pré-agendada. Estamos passando por um período delicado da economia em nosso país onde os repasses públicos tem sofrido com essa situação, mas no programa Bolsa Universitária vamos fazer de tudo para continuar garantindo o acesso dos estudantes que é exemplo de política pública na região.

O programa sempre teve total atenção do gestor e vamos continuar aprimorando o Bolsa Universitária. A prefeitura já tem seu planejamento e é por isso que temos a maior atenção com o programa Bolsa Universitária para que, caso ocorra algum atraso, ele não seja sistemático. O atraso do pagamento da última parcela do 2016.2 foi devido a uma readequação ao novo sistema que foi implantado no financeiro da prefeitura que fez com que ocorresse o atraso, motivo esse que será feito o maior esforço para que não se repita” – pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores