31
maio

Taquaritinga – Prestes a ter contas votadas na Câmara, Evilásio Araújo diz sofrer ‘julgamento político’


Fotos: Janielson Santos.

Contas da gestão do ex-prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilásio Araújo, devem ser votadas na Câmara de Vereadores local, nos próximos dias. Parlamentares colocam o dia 9 de junho como ideal para levar ao plenário, as contas referentes ao ano de 2012, encaminhadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para reprovação.

Evilásio foi prefeito de Taquaritinga por dois mandatos, entre 2009-2012 e 2013-2016. Além das contas de 2012, os anos de 2009 e 2013 estão próximas de apreciação do plenário e também chegaram à Dália da Serra com recomendações para reprovação, principalmente, por excesso de gastos na folha de pessoal.

De acordo com o Tribunal, o ex-prefeito errou em 2012, ao aplicar apenas 23,28% na educação municipal. Além disso teria extrapolando o limite de gastos com pessoal, chegando a mais de 66%.

No parecer, o órgão ainda cita problemas no recolhimento de valores da previdência social.

Relatório do Tribunal de Contas. Clique para ampliar.

Evilásio faz pesadas críticas à União e afirma que as leis são ‘punitivas aos prefeitos, quando retiram autonomia, mas lhes dão várias obrigações’.

“O Estado e a União não produzem nada, quem produz é a conjuntura dos municípios. Mas eles (Estado e União) são os arrecadadores e dividem mal o dinheiro conosco”, fala acrescentando que para desenvolver o município, os prefeitos precisam fazer ‘algumas coisas que não estão em conformidade com a lei’.

O ex-prefeito justifica que, pelo pouco recurso que o município tem, o gestor precisa escolher algumas prioridades.

Evilásio assegurou que deixou para o sucesso, Lero (PR), apenas dívidas em relação à previdência, justificando que ‘todos os outros ex-prefeitos fizeram o mesmo’.

Fogo amigo

O ex-prefeito, que já viu as contas de 2011 sendo reprovadas na Casa Miguel Lucas de Araújo, diz sofrer com um ‘julgamento político’ nos casos, não descartando o ‘fogo amigo’, no grupo Calabar.

“Acho que é o fogo amigo que tá acontecendo, pelas declarações que estão dizendo por aí. Tem alguns que sentam naquela cadeira, parece que não entendem ou não querem entender. De forma maldosa, vem a público ou em rádio, querer dizer que eu desviei dinheiro, que embolsei… Isso dói. Dizer que eu tenho que dá conta… já dei, tá empregado no patrimônio que deixei Taquaritinga funcionando bem”, diz, citando escolas, PSF’s e calçamentos, entre outros serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores