29
agosto

Resumório! – A coluna do Professor Tenório


PROMESSAS – Vieram me perguntar se depoimento de candidato dizendo que, se eleito, vai priorizar saúde, educação e segurança; que vai gerar emprego e renda para superar a infinita crise econômica e que vai divulgar o polo de confecções se encaixava na categoria Fake News, discurso demagógico, promessas mentirosas ou alguma denominação diferente. Sabe que até eu fiquei na dúvida! 

CAMPANHAS FRIAS – Uma coisa que tem chamado a atenção na campanha eleitoral é o não clima de campanha. A desculpa é que o povo não quer saber de política e a proibição de carro de som e não sei mais o quê. Na verdade, o permitido não está sendo explorado como antes. O impacto visual e a disputa de quem tem mais bandeiras e cavaletes deixou de existir. Ao que parece, as grandes empreiteiras estão contribuindo para esse clima frio na política, ao deixar de “contribuir” como antes. Se as campanhas estão tristes, sem graça, certamente é por falta do “faz-me rir”.

TUDO QUE ELES GOSTAM DE ESCUTAR – É normal, normal, normal político falar o que o eleitor quer ouvir para conquistar votos, mas em 2018 estão de parabéns. Ciro Gomes quer tirar 63 milhões de brasileiros do SPC, Bolsonaro fala em armar a população e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, falou sobre a implantação de um 13º salário para recebedores do Bolsa Família. Pelo tempo de convivência com o prefeito de Santa Cruz, vi a hora o governador prometer implantar o Bolsa Família estadual.

PARCERIAS – Durante o tempo de aliança, muitas parcerias foram firmadas entre Edson Vieira e Paulo Câmara. Por aqui se prometeu distribuir tabletes para alunos da rede municipal como o governador fez no estado, mas não deu certo. Com o rompimento, as chances de Paulo Câmara fechar a Avenida Agamenon Magalhães ou Caxangá para implantar o Cidade Lazer cai para zero.

O MELHOR – O desempenho abaixo do esperado dos candidatos em debates, sabatinas e entrevistas é apenas um detalhe no processo eleitoral. O melhor de tudo são os memes produzidos em tempo real. Conheço pessoas que não vivem sem memes. E não falo de uma vida sem risos, falo de pessoas que só acreditam e argumentam embasado neles. É pra rir e pra chorar ao mesmo tempo.

BOM NEGÓCIO –  Bolsonaro conseguiu uma façanha na entrevista do Jornal Nacional, calando muitos que questionam seus conhecimentos em economia. Ele anunciou a venda de seu apartamento no horário mais caro da TV brasileira, em um dos dias de maior audiência e de graça. Se alguém conseguiu uma economia maior na divulgação de venda de imóvel, eu desconheço.

NA LAMA – Em outras regiões do país virou moda os políticos comerem pastel na feira, na tentativa de se aproximar do povo trabalhador e parecer com eles. Aqui em Santa Cruz, a moda é comer cuscuz com bode na feira de Cacimba de Baixo e comer sarapatel na Central de Feiras. Agora escolher ir na Central de Feiras logo em dia de chuva com a lama dando na canela, parece desaforo. Só pra provocar aquela velha dúvida: E a culpa da central não está coberta é de quem?

PERUAS NEWS – A campanha de 2018 será realmente marcada pelas Fake News. Recentemente, teve gente importante compartilhando informação mentirosa mesmo depois de comprovado que era perua. Toda semana aparecem uma ou duas. A perua ou Fake News nada mais é do que uma mentira, e político e mentira são coisas difíceis de desassociar. A verdade é que daqui para o fim da campanha muita gente vai literalmente pagar caro por isso!

MASOQUISMO ELEITORAL – Tem eleitor que nasceu para ser masoquista. Quanto mais o candidato que ele simpatiza fala e faz besteira, mais ele gosta. Quando a gente decide votar em alguém, ele não é canonizado nem deixa de ser humano. Vamos votar, torcer, vibrar e defender, mas sem endeusar ninguém. A mesma linha de raciocínio vale para adversários, que são desnecessariamente demonizados por quem não simpatiza.

NA MESMA RUA – A rua Maestro Alexandre, Em Santa Cruz do Capibaribe, será palco de dois comitês. Apesar da relativa distância entre eles e do clima frio da campanha, duas coisas me vêm na memória: as confusões na procissão semana passada e a chuva de tijolos na campanha em que um comitê ficava próximo do outro. Tomara que a paz reine em todo período eleitoral, paz de verdade, não daquela que paira entre os Maias.​

PRA NÃO SENTIR SAUDADE – Já deixei de falar dos buracos no perímetro urbano da PE 160, pois colocaram uma nova camada de asfalto em quase todo perímetro. Mas para ninguém morrer de saudade, deixaram um pequeno trecho antes de chegar no Moda Center com buracos. São mais quatro linhas de Resumório garantidas e muita gente zangada.

VIDA COMPLETA – Dizem que todo ser humano, antes de morrer, deve ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Se for santa-cruzense ou morar aqui, acrescente nessa lista tirar uma foto no banheiro do Teike. É mais do que uma vaidade, parece uma missão nessa vida. Tô vendo a hora aquele banheiro virar um santuário ou um ponto turístico de nossa cidade. As pessoas estão querendo tirar mais fotos nos banheiros do que com políticos, isso não é um bom sinal.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido”

.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores