10
fevereiro

Resumório – A coluna do professor Tenório


Professor Tenório OKDifícil a tarefa de escrever um resumo semanal do que aconteceu na política sem os programas de rádio, sem o futebol das celebridades, sem atualizações nos blogs, sem os acalorados debates nos grupos de WhatsApp e sem viajar para alguma praia do triângulo litorâneo da sulanca.

 

Seria realmente muito difícil se não vivêssemos numa cidade que respira política 24 horas. Pra início de conversa, basta abordar dois assuntos que infelizmente nunca saem de pauta: Zika e o vice de Edson, depois é só usar a imaginação…

 

ZIKA DO VICE – Após descobrirem que o zika vírus está presente na saliva, no sangue e na urina, estudos apontam que o Aedes Aegypti pode estar transmitindo também o desejo de ser o vice de Edson Vieira. Isso explica esse alucinante desejo em tanta gente. O poderoso mosquito superou A Mosca Azul de Frei Beto.

 

SEDUÇÃO POLÍTICA – Perguntado por que não deixava a política, em entrevista de rádio, já que são tantas as dificuldades apontadas, o vereador Zé Elias disse que ela viciava feito uma droga. Pode-se se dizer, então, que a política é uma droga lícita, como o álcool: se experimenta por curiosidade, depois para ser social, se torna diversão e acaba como vício. Sendo assim, é melhor Arnaldo Xavier e Alan Carneiro evitarem o segundo gole.

 

CIDADE DAS MALAS – Aqui é a cidade com o maior número de malas por metro quadrado no mundo. Algumas têm treino de futebol, confraternização, tem até uma que serve para comemoração de aniversários em ano eleitoral. Se regulamentarem a profissão de analista político de mala, Santa Cruz teria o índice de desemprego zerado. Pena que o que se debate na maioria das vezes é “polititica”. Antes que alguém se ofenda, entendam polititica como discussão de política partidária e não das tão necessárias políticas públicas.

 

MALA INTINERANTE – E a prova que a cidade respira política é tanta que nem no período carnavalesco as malas tiram folga. Apenas mudam de endereço. Sítios e praias abrigam os amantes das discussões políticas. Mas as coisas estão mudando aos poucos. Enquanto uns não conseguem viver sem debater política nem nos momentos de descanso, outros NEYCHILEmbram” que a política existe nos momentos de folga.

 

TÔ DE FOLGA – Achei bacana a coluna “tô de folga” e o que mais chamou minha atenção foi a quantidade de políticos que participaram do quadro. Chamou a atenção porque parece que eles estão sempre de folga. A grande dúvida é quando, de fato, começarão a trabalhar. A situação da cidade mostra o quanto nossos políticos precisam evidenciar o trabalho e não a folga. Ou seja, eles precisam é pegar na metralhadora do tra tra tra tra tra tra tra ba lho.

 

BLOCOS NA RUA – No carnaval, as malas perdem visibilidade e o destaque fica por conta dos blocos. Depois do sucesso do Bloco dos que não foram, A volta dos que não foram e do Bloco das Loucas da Vila do Pará, servidores que ainda estão com vencimentos atrasados já pensam em lançar o “bloco dos que não receberam” e o “bloco dos loucos pra receber”. Afinal, quem não recebe fica.

 

NOVOS BLOCOS – Este ano as novidades ficaram por conta da primeira edição da Carnacleta, criado pela turma que aprecia passeios ciclísticos, e o Bloco +4, que contou com abadá e desfiles apenas pelo litoral. Chamou a atenção o fato desse bloco ir até as casas dos foliões e ter conseguido novas adesões. Em agosto, o +4 certamente ganhará as ruas de Santa Cruz, porque nossa política é o maior carnaval fora de época que já se viu.

 

PERIGOSAS PERUAS – Além da Pomba Gira, o mito da foto sem orelha, o padre que não perde e pesquisas mentirosas, também fazem parte do folclore da política santa-cruzense as perigosas peruas. Algumas nem são tão perigosas, são soltas apenas para confundir, divertir, preocupar, atrapalhar… Tem uma das boas que envolve chapa majoritária, mas sou novato. Prefiro deixar esse trabalho para os veteranos no assunto.

 

O SAGRADO E O PROFANO – A peregrinação dos candidatos a prefeito manteve a tradicional visita aos diversos retiros espirituais. Blocos carnavalescos também não ficaram de fora das visitações. Destaque para o vigor físico de Fernando Aragão que aguentou essa primeira prévia da maratona que é uma eleição para majoritária. Destaque também para Edson Vieira que esteve acompanhado de uma grande comitiva. Parece que alguém espalhou para os vereadores que acompanhar o prefeito em retiros conta pontos para ser vice!

 

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores