04
dezembro

Resumo da Câmara


Câmara realiza ultima sessão ordinária do ano 

 

Foto: Arquivo Blog do Ney Lima.

Foto: Arquivo Blog do Ney Lima.

 

Foi realizada nessa quinta-feira (3), a ultima sessão ordinária desse semestre na Casa José Vieira de Araújo, com as ausências de Galego de Mourinha (PTB) e Vânio Vieira (PSDB).

 

O projeto de lei nº 019/2015 que concedeu de lei 019/2015 aprovado concedendo direito real de uso de solo, para famílias carentes, a virose provocada pelo mosquito de lei 019/2015 aprovado concedendo direito real de uso de solo, para famílias carentes Aedes aegypt e a polêmica em torno da continuação ou não do SESI, estiveram em destaque, nos principais discursos. Confira:

 

Helinho Aragão fez um resumo do ano de 2015 criticando fortemente a Compesa “Não vem fazendo nada em santa Cruz”

 

helinho aragão

 

Primeiro a fazer uso da tribuna, o vereador fez uma análise do ano de 2015, com críticas aos governos municipal e estadual.

 

“Um ano que faltou planejamento em muitas áreas de Santa Cruz do Capibaribe. Um ano em que várias promessas foram feitas, em muitas áreas, e posso dizer que a realidade foi bem diferente”, falou.

O petebista classificou a segurança e a questão hídrica como pontos mais críticos durante o ano.  “Os assaltos, graças a Deus diminuíram, mas as famílias seguem com medo. Isso é falta de pulso. A Cidade cresce, mas não tem atenção devida do governo do estado”, falou.

 

Sobre a crise hídrica, Helinho enfatizou, por diversas vezes, que as reuniões com representantes da Compesa de nada serviram para o município.

 

“É o governo do ‘enrolation’ diz Carlinhos contra gestão municipal”

 

 

carlinhos

 

Já o vereador oposicionista Carlinhos da Cohab (PSL) cobrou, por parte do governo municipal, a efetivação do projeto ‘bolsa família municipal’, prometido em campanha eleitoral. “Até hoje ninguém recebeu. É o governo do ‘enrolechion’, prometeram demais e cumpriram nada”, falou acrescentando que o projeto foi aprovado a mais de um ano pelos vereadores.

 

Segundo Carlinhos, a oposição trabalha de forma propositiva e citou o Projeto de Lei 019/2015, que concede direito real de uso de solo a famílias carentes do município.

 

“São pessoas que necessitam de suas casas e a gente da bancada de oposição tem feito um trabalho em benefício do povo. Foi o prefeito que colocou para ganhar esses terrenos e todos votaram favoráveis e correram atrás”, disse.

 

Dida rebate Carlinhos da Coahb e relembra polêmica de José Augusto/Shopping UAI

 

Dida de nan

 

Primeiro vereador situacionista a fazer uso da tribuna, Dida de Nan (PSDB), fez uma defesa da gestão quanto aos ataques pela situação da virose no município, destacou o encontro recente do governador Paulo Câmara (PSB), com prefeitos pernambucanos, onde teve a participação de dois ministros, no município de Gravatá.

 

Dida rebateu oposicionistas, repetindo que o problema de saúde é algo nacional.

 

“Ver mais de 150 prefeitos falando a mesma coisa, e vários estados, Bahia, Sergipe…, mas alguns vereadores vêm o prefeito como o Presidente da República”, falou em tom de desabafo.

 

O tucano ainda relembrou a polêmica envolvendo o ex-deputado federal José Augusto Maia com o shopping UAI de Toritama, e colocou em dúvida o apoio do opositor em outro centro de compras. “Será que o líder (Zé Augusto) vai tentar levar os compradores para Surubim, para atrapalhar o Moda Center? Será? Isso eles (oposição) não falam”, disse.

Narah lamenta momento político atual, “Olham para gente e ver Dilma e Cunha”, diz.

 

Foto: Ney Lima (Arquivo).

Foto: Ney Lima (Arquivo).

 

Também fazendo uma análise de todo o ano da gestão municipal, a vereadora Narah Leandro (PSB), avaliou que mesmo com as crises política e econômica o governo termina 2015 de forma positiva, dando destaque aos quesitos moradia e educação.

 

A vereadora enfatizou a aprovação do projeto, enviado pelo poder executivo, e aprovado por todos vereadores presentes. “É um sonho de vocês que começa a ser realizado”, disse para uma platéia composta de vários representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Sobre a educação, Narah comemorou a conquista, segundo ela, de quatro creches a serem construída no município, próximo ano.

 

Para a vereadora, 2015 foi o ano mais difícil também para os políticos, prejudicados pela crise moral que atravessa o país.

 

“2015 é o não mais difícil de ser política de fato, porque olham para gente e ver Dilma, Eduardo Cunha e ver uma situação caótica que a política vive”, disse.

 

Junior Gomes destaca requerimentos atendidos de obras no município

 

Junior3

 

Destacando três ações do governo municipal que, segundo ele, tiveram sua participação direta. Desta forma o vereador Júnior Gomes (PSB) aproveitou o seu tempo de tribuna durante a ultima sessão ordinária de 2015, nessa quinta-feira (03).

 

Central de abastecimentos, que está sendo construída às margens da PE-160, construção do prédio próprio do SENAI e a praça dos paraibanos, que homenageará os cidadãos do estado vizinho, que contribuem para o desenvolvimento da cidade, foram as ações apontadas pelo parlamentar.

 

Junior lembrou de requerimento de sua autoria protocolado no início da gestão Vieira para dar prosseguimento as obras da Central. “A partir da sensibilidade de Edson, e recursos do FEM, passamos por ali e vemos a obra a todo vapor”, disse, acrescentando a doação do terreno para construção de um prédio para o SENAI, e a praça dos paraibanos, com obras iniciadas na ultima semana.

 

Afrânio faz críticas a oposição “tenta jogar para torcida”

 

Afranio

 

Durante seu ultimo discurso no ano, em sessões ordinárias, o presidente da Casa, Afrânio Marques (PDT) criticou o que tachou de ‘populismo oposicionista’, se referindo a forma como vereadores taboquinhas trataram a aprovação do projeto 019/2015. Na oportunidade parabenizou a luta do movimento e a conquista.

 

“Parabenizar o MTST por essa luta. A conquista é fruto de uma luta, e o que o governo fez aqui foi diferente de discurso populistas que tenta jogar para torcida, ou mesmo aproveitasse das pessoas para utilizar como massa de manobra”, falou.

O vereador ainda destacou o empenho do governo e representantes das comissões para aprovação da lei.

 

“É uma ação dessa casa. É uma ação de vocês, e do governo municipal que ajuda a concretizar essa luta”.

 

 

Ronaldo Pacas replica que virose é crise nacional e critica Carlinhos “Fala o que não sabem, isso é o que mancha o trabalho dessa Casa”

 

Ronaldo pacas

 

O primeiro-secretário da Câmara Municipal enfatizou que o surto epidêmico provocado pelo mosquito Aedes aegypti é nacional e questionou as ações em prol de melhorias dos oposicionistas Carlinhos da Cohab e Ernesto Maia, ambos do PSL.

 

Ronaldo aproveitou ainda para destacar o Projeto de Lei Nº 106/2015 de sua autoria que destina 10% das vagas de estacionamentos públicos e privados de Santa Cruz do Capibaribe para motocicletas.

 

Ele apresentou números fornecidos pelo Detran-PE, em outubro de 2015, afirmando que a cidade conta com cerca de 25 mil veículos desse porte (motocicletas, motonetas, reboques e semirreboques), além de cerca de 17 mil carros, matriculados.

 

 

“É por causa disso que estão no local onde estão e vão ficar mais”, diz Zé Minhoca

 

ze minhoca

 

Reprovando a postura de oposicionistas, também na questão da virose, o segundo secretário da Casa José Vieira, Zé Minhoca (PSDB) afirmou que a oposição continuará no posto pela forma, segundo ele, irresponsável e leviana de se portar.

 

“Quando encontrar o prefeito Edson Vieira, peça desculpa. Não é só problema de Santa Cruz, é do estado e do país. Não jogue para população”, disse em resposta a sucessivos comentários do vereador Ernesto Maia (PSL), em relação à virose.

 

O Tucano ainda destacou encontro com o vereador, por Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo, buscando encontrar soluções para amenizar a crise hídrica.

 

“Recebi uma verdadeira aula de cidadania e política de Hilário Paulo. Simples e inteligente”, elogiou.

 

 

Fernando Aragão rebate prefeito, lamenta ausência de homens do exército na cidade e diz que Edson quis ‘se livrar’ de ativista do MTST

 

Fernando

 

O vereador e pré-candidato a prefeito, Fernando Aragão respondeu a provocação do prefeito Edson Vieira (PSDB), realizada ontem em programa de rádio local. “O prefeito fica preocupado dizendo que Fernando Aragão está se esquivando de ir para PT. Eu não estou me esquivando de nada, até por que isso só vou  decidir em março. Eu tenho tempo para saber se vou para o PT, PTB. O ‘P’ não me importa. O que me importa é o povo de Santa Cruz e discutir uma Santa Cruz melhor de fato e de direito”, disse.

 

Fernando ainda fez críticas em relação a ausência das indicações de homens do exército para o município, para o combate do mosquito Aedes aegypti.  Ele avaliou também que o Projeto de Lei, enviado pelo poder executivo e aprovado na Casa ontem, seria para ‘se livrar’ dos manifestantes.

 

“Eu vejo aqui vereadores e até você (disse em direção a Joab Gomes, representante do movimento) agradecer ao prefeito. Mas ele tá fazendo nada mais nada menos que a obrigação dele. E tenha certeza absoluta, pelo que eu conheço do prefeito ele quis se livrar de você, por que eu vou dizer uma coisa, bote aí a insegurança que tá na cidade, bote ai essa doença infernal que tá na cidade, bote ai KMC que tá consumindo o juízo e tantas e tantas coisas, se ele tivesse vocês por perto então…”.

 

 

Pipoca cobra oposição e fala de projetos

 

Pipoca

 

Com seu discurso forte e sempre enfático, o vereador Pipoca fez um relato sobre o problema da epidemia que a nossa população está sofrendo.

 

Pipoca enfatizou alguns projetos de sua autoria e criticou alguns vereadores de Santa Cruz do Capibaribe e, mais uma vez, criticou o vereador Carlinhos da Cohab, que segundo ele, só vai à Tribuna para criticar e jogar para a população.

 

“Enquanto não apresenta sequer um projeto que beneficie a vida das pessoas”, falou.

 

O vereador finalizou dando ênfase aos seus projetos de Lei que, segundo ele, irão beneficiar diretamente a vida das pessoas em Santa Cruz do Capibaribe.

 

 

“Ele iniciou o ano com frases infelizes e termina com frase infeliz”, diz Luciano contra Fernando

 

Luciano

 

O discurso de Luciano também girou em torno do projeto de lei 019/2015 aprovado concedendo direito real de uso de solo, para famílias carentes.

 

“Observando o discurso de Fernando que iniciou o ano com frases infelizes e termina com uma infeliz, quando disse que o prefeito queria se livrar de vocês (ativistas do movimento sem teto) ”, disse.

 

Luciano justifica que desde o início da gestão, o movimento e o prefeito tiveram vários embates, tendo ele próprio como um dos protagonistas.

 

Com certeza ele não conhece a trajetória de lutas e embates que vocês e a administração pública tiveram. Por que o que se tem hoje é uma conquista dessas lutas”, afirmou.

 

 

“Fernando tá dando dor de cabeça, porque Luciano passou todo o discurso preocupado com ele”, diz Deomedes

 

Deomedes Brito 2015

 

Com a frase citada acima o petista Deomedes Brito iniciou o seu último discurso do ano, em sessões ordinárias na Casa José Vieira de Araújo.

 

Deomedes ainda afirmou que a conquista pela aprovação do projeto 019/2015era exclusiva dos ativistas do MTST.

 

“Essa luta é de vocês. Em 2013 jogaram a polícia em cima e mesmo assim vocês conseguiram”, falou.

 

Durante seu discurso Deomedes alertou para um possível encerramento do SESI, por falta de renovação de contrato com a prefeitura.

 

“Como podem fazer um negócio desse? Indagou e prosseguiu. “O pessoal tá se qualificando. Luciano não deixe cortar o SESI”.

 

 

Ernesto Maia enfatiza polêmica na educação e lamenta ausência do exército em Santa Cruz do Capibaribe

 

Ernesto maia

 

“A sociedade não vai aceitar se o prefeito acabar com o SESI”, disse o petebista após acrescentar que recebeu informações de que o contrato da instituição com a prefeitura não seria renovado.

 

Ele ainda lembrou que o SESI foi uma implantação do governo José Augusto Maia e que na gestão de Toinho do Pará sofreu diversas críticas.

 

“Essas informações que circularam ontem deixaram todo mundo preocupado”.

Além disso, o vereador lamentou a falat de soldados do exército em Santa Cruz para o combate da virose, enquanto cidades vizinhas como Jataúba, Toritama e Brejo da Madre de Des, estão na lista.

 

 

Zé Elias acredita no controle da virose e parabeniza o MTST

 

Zé Elias 2015

 

Seguindo a pauta dos colegas, o petebista parabenizou o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em conquista após a votação e aprovação do projeto enviado pelo poder executivo que concedeu direito real de uso de solo, à famílias carentes.

 

Curiosamente o vereador teve seu discurso cortado por quatro apartes. Ronaldo Pacas, Ernesto Maia, Deomedes Brito e Junior Gomes.

 

“Acho que sou até diferente nessa tribuna, o meu coração é de todos”, criticou em forma de brincadeira e seguiu “um critica outro, fala do hospital, está na hora de todos se abraçar e se unir e lutar pelo povo que tá sofrendo ali, e não só conversar em tribuna”, falou.

 

 

“Ninguém mais apropriado para falar dessa virose, que eu, que estou com ela”, diz Zezin

 

Zezin Buxin 2015

 

Acometido pela virose espalhada em toda região, provocada pelo mosquito Aedes aegypti, Zezin Buxin (PSDB) finalizou a série de discursos na Casa.

 

“Estou arrastando uma perna e as vezes é ela quem me arrasta”, disse brincalhão com a própria situação enfrentada.

 

Sem citar nomes, Zezin ainda aproveitou para fazer um desabafo, criticando um comentarista político na cidade.

“Eu falei aqui da responsabilidade das pessoas de cuidar com água armazenada e no outro dia um radialista, comentarista político disse que Zezin estava colocando a culpa no povo. É muito fácil fingir que interpreta errado e levar para mente das pessoas”, falou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores