21
maio

Resumo da Câmara


Seca, reunião com a Compesa e repercussão de briga entre estudantes na Escola de Referência predominam pauta de discursos

 

Fotos: Arquivo.

A tarde política de quinta-feira (21) foi marcada por mais um dia de uso da tribuna, onde diversos assuntos foram pauta, com destaque em três temas principais.

 

Foram tratados a seca, a reunião entre políticos com técnicos da Compesa e também a repercussão na mídia da briga entre duas adolescentes da Escola de Referência Luiz Alves.

 

Dois discursos que saíram desses eixos foram o do vereador Zé Minhoca (PSDB), que denunciou o suposto comércio ilegal de anabolizantes e suplementos em algumas academias fitness do município e também o do vereador Ernesto Maia, que afirmou que prefeitura mantém contratos sem licitação com escritório de advocacia.

 

Outro destaque da reunião foi o voto de aplauso dado a estudante Marília Letícia. Com seus 17 anos, ela roubou a cena durante a visita do governador Paulo Câmara (PSB) ao mostrar para ele, em diversas fotos em um celular, as condições precárias presentes na escola Dr. Adilson Bezerra de Souza.

.

.

O Voto de Aplauso foi de autoria do vereador Vânio Vieira, sendo a atitude tomada pela estudante parabenizada por todos os vereadores. Não discursou o vereador Carlinhos da Cohab (PSL), que foi alvo de um assalto seguido de sequestro relâmpago na noite de quarta-feira (20). O caso também foi retratado em boa parte dos discursos, que se solidarizaram com o político de oposição.

 

Confira o resumo do que mais importante foi dito por cada um na tribuna mais movimentada da região.

 

Helinho Aragão destaca reunião da Comissão Provisória de Enfrentamento a Seca com técnicos da Compesa

.

Em seu discurso, o vereador petebista destacou a ida da Comissão Provisória de Enfrentamento à seca até a superintendência da Compesa em Recife.

 

A comissão é formada por vereadores de Oposição e situação que, junto com o prefeito Edson Vieira (PSDB) e o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) ouviram informações dos técnicos sobre a falta de água, muito devido a estiagem.

“Juntamos toda a classe política para de fato saber como estava à questão do abastecimento de água. Lá foi muito positivo, muito diferente de uma reunião que tivemos em 2013. Essa reunião não foi com o presidente Roberto Tavares, mas com os técnicos que tiraram todas as dúvidas.”, disse.

 

O vereador completou destacando o colapso de água em que o município de Santa Cruz deve entrar em colapso total até o mês de agosto.

 

Helinho colocou, em obras federais como a transposição são a principal alternativa para amenizar os efeitos e cobrou que a comissão vá até Brasília para a busca de R$ 60 milhões para construção de uma adutora no sistema Camevô.

 

Narah Leandro destaca insegurança pública e repercussão de briga entre adolescentes na Escola de Referencia Luiz Alves

.

No seu discurso, a vereadora Narah Leandro (PSB) citou o caso de sequestro relâmpago, seguido de assalto, contra o vereador Carlinhos da Cohab (PSL) e citou que, para que se combata a insegurança, é necessário o maior investimento em educação.

 

Na segunda parte, Narah destacou a briga entre duas adolescentes estudantes da Escola de Referencia Luiz Alves. Um vídeo da briga foi destaque em matéria veiculado pelo telejornal ABTV e ganhou repercussão em todo o estado.

 

A vereadora rebateu o teor do vídeo, citando que o mesmo é um fato isolado e merece ser investigado, completando com exemplos conseguidos pela qualidade de ensino como destaque em olimpíadas de astronomia, mais de 80% de aprovação em vestibulares entre outros resultados positivos.

 

“Nossa escola teve mais de 30 alunos selecionados para o projeto Ganhe o Mundo, do governo do estado. Só esse ano foram sete selecionados e isso é um orgulho para nós. Estamos juntos nessa bandeira pela educação.”, disse.

.

Klemerson Pipoca destaca falta de iniciativas concretas da Compesa no combate ao colapso no abastecimento

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Klemerson Pipoca (PMN) destacou a reunião da Comissão de Enfrentamento a Seca em Recife com técnicos da Compesa.

 

O vereador rebateu as afirmações do vereador Helinho quanto a sua satisfação com a reunião, criticando que a Compesa não possuía qualquer iniciativa concreta para enfrentar o caos no abastecimento com o fim da água de Jucazinho, previsto para o mês de agosto.

 

O vereador citou que pessoas que convivem ou que tenham conhecimento diário com a seca possam acompanhar os integrantes da Comissão em reuniões e busca de recursos, a exemplo da reversão de águas da Barragem do Prata, que é centralizada ao abastecimento de Caruaru. Ele completou sobre o que será realizado pela comissão para os próximos dias.

 

“Quando tivermos esse relatório dos mananciais, vamos poder cobrar mais da Compesa. O que não pode é Santa Cruz do Capibaribe ficar sem água.”, disse.

 

Zé Minhoca denuncia comercialização ilegal de anabolizantes e suplementos em academias fitness de Santa Cruz do Capibaribe

.

Em seu discurso, o vereador Zé Minhoca (PSDB) destacou, segundo ele, o comércio indiscriminado e ilegal de anabolizantes e suplementos alimentares em Santa Cruz.

 

O vereador citou que familiares duas pessoas, entre elas um adolescente, que o procuraram relatando que academias fitness estariam comercializando ilegalmente tais produtos.

 

O vereador destacou que as pessoas que o procuraram já sofreram os efeitos nocivos do uso de tais materiais na busca por acelerar o ganho de massa muscular e definição dos seus corpos e cobrou da Secretaria de Saúde, da vigilância sanitária, da imprensa e Ministério Público para que medidas sejam tomadas.

 

“O Ministério Público será oficiado amanhã por essa porque a comercialização disso é inadmissível. Peço para que a imprensa também nos ajude, investigue, para que possamos tirar esse mal de Santa Cruz.”, disse.

 

.

Vânio Vieira destaca Voto de Aplauso a estudante que mostrou precariedade na Escola Dr. Adilson e faz críticas a Jessyca Cavalcanti

.

No seu discurso, o vereador Vânio Vieira (PSDB) destacou o requerimento, de sua autoria, que deu o voto de aplausos a estudante Marília Letícia, que roubou a cena durante a vista do governador Paulo Câmara (PSB) a Santa Cruz.

 

A estudante mostrou a situação de descaso do governo estadual da escola Dr. Adilson Bezerra e, inclusive, mostrou fotos ao governador sobre as más condições estruturais ofertadas aos estudantes.

 

O vereador aproveitou para fazer críticas a secretária de Articulação Política Jessyca Cavalcanti, que também é gestora daquela escola.

 

Recentemente, a gestora se envolveu em uma polêmica com a mãe da estudante, que a acusou, após denúncia da filha, de hostiliza-la em sala de aula por causa da sua atitude, fator negado Por Jessyca.

 

“Muitos estudantes são prejudicados pela desatenção do estado e, quando você (Marília) fez sua cobrança, você foi hostilizada como se estivesse contra essa pessoa (Jessyca). É uma obrigação da gestora de cobrar isso e que possa fazer esse trabalho para diminuir essa deficiência, mas ela vai ficar calada porque é uma defensora do governo.”, disse.

 

Fernando Aragão destaca a seca e os problemas na rede de tubulações de água em Santa Cruz do Capibaribe

.

O problema da seca foi o foco do discurso de Fernando Aragão (PROS). Em suas palavras, o vereador citou o caos no abastecimento municipal que, em poucos meses, pode passar de receber pouca água pela Compesa a ser, totalmente, abastecida com caminhões pipa.

 

Fernando também destacou a precariedade, segundo ele, da rede de abastecimento local e a falta de investimentos por parte da Compesa. Para ele, mesmo que os mananciais estejam cheios, o município não receberá água de acordo com a demanda, justamente por conta desses problemas na rede de tubulações.

 

“Em muitos e muitos cantos, os canos que existem não prestam. Essa maneira deles distribuírem a água muitas vezes é sacrificada porque não existe um direcionamento. A água vem, vem para aquela rua toda e, às vezes para consertar um vazamento, não tem como fechar e aí muita água é desperdiçada.”, disse, completando que ela fizesse um trabalho de prevenção a esses vazamentos.

 

.

Zé Elias cobra reativação de poços artesianos e destaca requerimentos para ações na comunidade Malhada do Meio

.

Citou que foi procurado por moradores do Bairro Arcoverde, citando que muitos não recebiam água há mais de 04 meses.

 

O vereador citou que foi até a Compesa cobrar por uma solução e foi informado que a água já havia sido liberada para as torneiras daquele local.

 

Zé Elias também falou sobre sua cobrança para reativação de poços na rede municipal e aproveitou para falar sobre requerimentos para a comunidade de Malhada do Meio.

 

Entre os requerimentos estão às cobranças pela implantação de uma creche, de uma escola municipal e do transporte público aos estudantes até a área urbana, requerimentos que espera que sejam atendidos pela atual gestão.

 

Ronaldo Pacas faz críticas a Carlinhos da Cohab sobre denúncia não comprovada de suposto caso de negligência no Materno Infantil

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas (PSDC) falou sobre a polêmica denúncia de suposta negligencia médica a uma gestante no Hospital Materno Infantil.

 

A denúncia foi feita pelo vereador em 14 de abril, onde ele afirmou uma gestante teria ido ao Materno Infantil sentindo dores e que lá teria sido recomendado que a mesma voltasse para casa em duas visitas a unidade, por alegação de que tais dores seriam normais.

 

No terceiro dia, ela teria ido a um PSF no bairro da Cohab e lá teria sido constatado, pela enfermeira da unidade, que a criança esperada pela mulher já estaria morta há, pelo menos, dois dias.

 

De volta ao Materno, uma enfermeira teria dito que a criança estaria bem, mas depois que a morte foi confirmada, a mulher teria sido transferida para um hospital em Garanhuns.

 

Ronaldo aproveitou para criticar Carlinhos, citando que nenhuma prova até o momento foi apresentada contra a atual gestão e citou que o vereador vem fazendo denúncias sem sentido.

.

.

Dida de Nan rebate críticas ao governo Vieira e afirma que Oposição não consegue comprovar suas denúncias

 

.

O vereador Dida de Nan (PSDB) destacou a reunião que foi feita da Comissão de Convivência com a Seca em Recife com técnicos da Compesa e frisou que espera que as chuvas voltem para amenizar os problemas.

 

As falas de Dida podem sinalizar a descrença de que obras estruturadoras sejam realizadas pela Compesa.

 

Em seguida, o vereador falou sobre o papel desempenhado pelos vereadores de Oposição quanto a fiscalizar, mas citou que alguns vereadores não estariam fazendo esse papel a contento.

 

“O prefeito montou a sua equipe, deixou a prefeitura em dias. Ela era toda cheia de dívidas e muitos sabem que, só de professores, foram mais de R$ 1 milhão para o prefeito pagar, atravessando uma crise dessas e só vem cacete. Sei que a Oposição não vai elogiar, mas ela deveria entender ao invés de querer tirar o foco de obras importantes como a duplicação da PE-160.”, disse.

 

Para ressaltar suas palavras, o vereador citou avanços, segundo ele, conquistados pelo governo em diversas áreas como o asfaltamento, pavimentação de ruas e melhoria da mobilidade urbana.

 

Ernesto Maia afirma que prefeitura mantém contratos com inexigibilidade com escritório de advogados

.

No seu discurso, o vereador Ernesto Maia (PSL) reafirmou a denúncia feita em reuniões anteriores sobre a manutenção de contratos, segundo ele da Prefeitura, com o escritório de advocacia Monteiro & Monteiro.

 

Ernesto citou que o Ministério Público conseguiu, através do Tribunal de Contas, emitisse um alerta sobre contratos com inexigibilidade de licitação com escritórios de advocacia para atuar na fase de execução de perdas do antigo Fundeb.

 

O vereador citou que a prefeitura mantém 03 contratos com esse escritório nessa modalidade e que um dos advogados sócios desse escritório, Dr. Romero Pedroza Monteiro, teria participado de depoimentos no Congresso Nacional, sobre a CPI dos Combustíveis.

 

“O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco diz que todas as prefeituras que estiverem com esse tipo de processos, passarão a ser alvos de investigação.”, frisou.

 

Ernesto também aproveitou para alfinetar o prefeito Edson Vieira sobre a aprovada diminuição dos dias dedicados aos festejos juninos municipais. Para ele, a prefeitura deveria economizar também se parasse de contratar a empresa de Mário Wagner Coelho de Moura, que esteve a frente de contratos de bandas para se apresentarem nos festejos.

 

As contratações foram alvos de denúncias já que, segundo ele, certas bandas que tocaram em Santa Cruz foram orçadas com preços superiores em relação a outros municípios. O vereador relatou sobre outros contratos com bandas de forró e que, em outras cidades, ele constatou que a mesma banda tenha sido contratada com até 50% a menos de custos.

.

.

Zezin Buxin destaca resultado de reunião da Comissão de Convivência com a Seca com técnicos da Compesa em Recife

.

A reunião com técnicos da Compesa em Recife foi pauta do discurso do vereador.

 

Zezin Buxin (PSDB), que integra a Comissão de Convivência com a Seca, falou sobre sua posição em defender a construção de reservatórios para armazenamento (barragens e açudes) e de sua discordância com algumas soluções apontadas pela empresa para amenizar os efeitos do longo racionamento.

 

Em seguida, o vereador falou de sua defesa para construção da Barragem das Porteiras, mas mostrou descrença de que a Compesa possa viabilizar tal obra.

 

O vereador também elogiou a presença de representantes das duas bancadas para a busca de um ideal comum e enfatizou que, mesmo com o clima de incerteza, avaliou a reunião como positiva.

 

“Vou insistir nessa construção de mananciais. Temos estiagens prolongadas, mas se tivéssemos reservatórios construídos, não estaríamos passando o que estamos passando e teríamos mais água do que temos hoje.”, frisou.

Afrânio Marques critica Governo Federal e Compesa por falta de investimentos em ações de combate a seca

.

O vereador e presidente da Câmara, Afrânio Marques, inicialmente destacou a repercussão da briga entre adolescentes na Escola de Referencia Luiz Alves.

 

O vereador frisou que a forma da abordagem da matéria, veiculada no telejornal ABTV e repercutida em outros meios de imprensa, não resolveriam o problema, mas que uma discussão mais profunda deveria ter sido levantada a exemplo do porque da intolerância nas escolas.

 

“Às vezes as emissoras comerciais pecam nesse sentido. Não se mostra a opinião de um especialista do porque isso estar acontecendo e não concordo com essa generalização como se aquilo estivesse acontecendo em toda a escola.”, disse.

 

Já sobre o tema seca, o vereador citou de suas cobranças a Compesa em relação ao quanto de investimentos foram feitos pela empresa nos últimos anos, informações essas que só foram obtidas mediante solicitação ao Ministério Público. Afrânio afirmou que os últimos investimentos no município foram feitos apenas em 2011, no valor de R$ 200 mil.

 

“Sabe-se que, historicamente, o Nordeste passa pelo período de secas, mas as ações governamentais foram tardias tanto pelo Governo Federal, como com a Compesa. Não se fazem obras emergenciais sem recursos e o estado também está sem recursos.”, disse.

 

Ele voltou a defender a destinação das águas da adutora do sistema Camevô como alternativa para amenizar os efeitos da água ao município.

.

.

Deomedes Brito denuncia supostos atrasos nos repasses da previdência própria municipal

.

No seu discurso, o vereador fez denúncia de que os repasses de recolhimento nos salários dos servidores municipais que aderiram ao regime de previdência própria, que tem implicação direta em suas aposentadorias, estaria sendo feito em atraso pelo atual governo.

 

Deomedes cobrou para que o vereador Luciano Bezerra (PR), que é líder do governo na Câmara, leve essa questão ao prefeito Edson Vieira (PSDB) o quanto antes para que trabalhadores não venham a ser prejudicados no futuro.

 

Em seguida, o tema da falta de água foi pauta. Deomedes falou sobre a reunião da Comissão de Convivência com a Seca com técnicos da Compesa e aproveitou para fazer sua defesa para que o açude da manhosa possa ser revitalizado para que suas águas possam ser utilizadas também pela população.

 

Luciano Bezerra destaca problema da seca e rebate críticas da Oposição a gestão Vieira

.

Em seu discurso, o vereador Luciano Bezerra (PR) falou sobre o problema da seca no município.

 

O vereador elogiou a postura dos vereadores das duas bancadas frente ao problema da seca que, segundo ele, estão sendo divulgados, de maneira transparente, a população. Ele frisou também que obras estão em andamento, mas que não surtirão efeitos em curto prazo.

 

Em seguida, o vereador rebateu as afirmações feitas por Ernesto Maia e aproveitou para falar sobre ações que estão, segundo ele, sendo desempenhadas pelo governo como a pavimentação de canteiro central na Avenida Olavo Bilac e a construção de uma praça próximo a estrada de acesso ao distrito da Vila do Pará.

 

“Temos que relembrar muitas dessas ações porque a Oposição tenta manchar a imagem deste governo que vem cuidando, com zelo, dos recursos públicos.”, disse.

 .

.

Francisco Ricardo sinaliza proximidade para inauguração do mini-presídio em Santa Cruz do Capibaribe

.

No seu discurso, o tema da segurança pública foi tratado. O vereador Francisco Ricardo (PSDB) aproveitou para falar sobre uma reunião que tratou sobre a cobrança para que o mini-presídio no município seja ativado.

 

O vereador mostrou seu otimismo em relação à inauguração da unidade prisional, sinalizando que já está próximo disso acontecer.

 

“Com a inauguração dessa cadeia pública, vamos dar mais tranquilidade ao povo e dar mais celeridade a Justiça para resolução dos processos que, por muitas vezes, colocam criminosos em liberdade pela falta desse julgamento.”, frisou.

 

Em seguida, o vereador aproveitou para cobrar que seja feito um levantamento topográfico na PE-160 no intuito para que a empresa que está realizando as obras possa fazer, também, a construção dos canos que trazem água para o município, estendendo a mesma para a Compesa.

 

Galego de Mourinha critica carência de investimentos da Compesa em Santa Cruz do Capibaribe

.

O vereador iniciou seu discurso falando sobre a  repercussão da briga de duas estudantes na Escola de Referencia Luiz Alves.

 

Galego se solidarizou com as palavras ditas pela vereadora Narah Leandro (PSB) e elogiou o trabalho educacional lá desempenhado.

 

“O EREM tem levado muitos estudantes as alturas. Pessoas que já prestaram vestibulares foram aprovadas e estão estudando nas faculdades, levando o nome de Santa Cruz do Capibaribe.”, pontuou.

 

Em seguida, o vereador destacou os trabalhos desempenhados pela Comissão de Convivência com a Seca; citando a reunião feita com técnicos da Compesa e criticou a falta de ações concretas por parte da empresa no tocante a obras a exemplo da limpeza da barragem de Poço Fundo.

 

Galego aproveitou para fazer um requerimento verbal para que a Compesa divulgue os valores que são arrecadados em Santa Cruz para que a carência de investimentos da empresa possa ser discutida.

 

“Eu pergunto: que custo tem a Compesa para retirar aquelas algarobas, tirar aquela areia e aquela lama?! Garanto que, se limparmos, a quantidade de água naquele açude será aumentada.”, frisou.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores