31
março

Resumo da Câmara


Denúncias, interrupção de reunião e muito bate-boca entre vereadores marcam tarde de uso da tribuna

Fotos: Thonny Hill e arquivo.

Na tarde desta terça-feira (31) foi realizada mais uma reunião na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Dos 17 políticos, 13 compareceram e fizeram uso da tribuna, que foi marcada pelos ânimos alterados em grande parte dos discursos.

 

O destaque da reunião não ficou pelos Projetos de Leis ou as reinvindicações apresentadas, mas sim o grande embate protagonizado pelos vereadores Vânio Vieira (PSDB) e Luciano Bezerra (PR).

 

Antes aliados, os dois trocaram acusações e fizeram duas graves denúncias, sendo uma para cada lado e que serão destrinchadas nos resumos a seguir.

 

A morte da forrozeira Neidinha também foi lembrada por todos os que discursaram. Confira o que disse cada um dos vereadores, no resumo on-line mais completo da imprensa santa-cruzense.

 

Afrânio Marques propõe ideia de resgate cultural à bandeira de Santa Cruz do Capibaribe

.

O vereador Afrânio Marques (PDT) propôs que seja realizado um resgate cultural sobre a bandeira do município.

 

Ele citou que essa ideia foi motivada após presenciar um trabalho com estudantes de uma escola particular, vendo a carência de fontes de pesquisa sobre a bandeira municipal.

 

O vereador descreveu um breve histórico sobre a bandeira, citando que, no segundo governo de Raimundo Aragão, foi realizado um concurso público a pedido do governo estadual para que se desenhasse a bandeira e o brasão, concurso este em que duas pessoas na época participaram: Ester de Evaristo e Domingos de Roga (vencedor do concurso).

 

Afrânio citou que pretende corrigir uma injustiça sobre o tema, onde sua equipe de assessores fará entrevistas com as duas pessoas participantes, de modo a elaborar esse resgate cultural a bandeira municipal.

 

“Assumi esse compromisso de fazer essa entrevista para se corrigir essa injustiça. Se não fosse esse trabalho realizado naquela escola, eles iriam morrer sem que se soubéssemos quem foi que fez essa bandeira de Santa Cruz do Capibaribe.”

 

Carlinhos da Cohab denuncia perseguição de correligionários taboquinhas com derrubada de imóveis em área de invasão

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Carlinhos da Cohab (PSL) denunciou supostos casos de perseguição a correligionários taboquinhas pelo Governo Vieira, na figura do atual secretário de Serviços Públicos, o vereador licenciado Junior Gomes (PSB).

 

De acordo com o vereador, três casas em uma área de invasão no bairro Dona Lica II foram derrubadas, sem que se fosse dado um prazo para que todos desocupassem os imóveis.

 

O vereador citou que esses moradores foram até sua procura perguntando para saber se o caso dos imóveis que seriam derrubados teria passado pela Comissão de Obras da Câmara e completou as críticas a Junior Gomes e ao governo.

 

“Quer ser beneficiado por este governo?! Mostre a carteirinha de boca-preta. Enquanto eles estão derrubando casas, eles deveriam se preocupar em consertar os buracos da cidade. Não estou dizendo que sou a favor das invasões, isso é errado, mas não deveriam chegar lá de madrugada, como bandidos.”, disse.

 

Zé Minhoca cobra solução para ruas que ainda estão sem o CEP e faz defesa ao sindicato dos cegonheiros de Pernambuco

.

No seu discurso, o vereador Zé Minhoca falou sobre problemas enfrentados por moradores de mais de 20 ruas municipais que ainda não possuem seu CEP.

 

De acordo com ele, diversas pessoas estão sendo prejudicadas em terem suas correspondências e pedidos entregues pelos Correios em virtude de problemas com o CEP e solicitou empenho do poder municipal para resolução desses problemas.

 

Em seguida, o vereador fez críticas a presidenta Dilma Rousseff (PT), citando que ela foi alvo também no Senado e na Câmara dos Deputados.

 

Por fim, o vereador falou sobre o movimento dos cegonheiros que está sendo realizado em vários pontos do pais, fazendo sua defesa ao sindicato da categoria no estado.

 

Galego de Mourinha volta a cobrar audiência para tratar a PE-160 e critica secretário e governo por problemas na merenda de escolas municipais

.

No eu discurso, o vereador Galego de Mourinha (PTB) cobrou, mais uma vez, pelo reinício das obras de duplicação da PE-160, paralisadas desde 05 de novembro de 2014.

 

O vereador propôs que os palanques fossem desarmados e que todos os 17 se unam para marcar uma audiência com o Secretário de Transportes do Estado para que, segundo ele, possa ouvir as insatisfações da população e completou com críticas ao prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

“É disso que a gente precisa: cobrar não só do governo Edson Vieira, que coloca todas as suas responsabilidades para ele. Se é saúde, é com ele; se é segurança, se é na PE-160, é com ele; se é educação, é com ele… Mas ele sequer não consegue resolver o problema da qualidade da merenda aqui na cidade.”, disse.

 

Em seguida, Galego fez críticas ao secretário de Educação Joselito Pedro, para que problemas de qualidade na merenda das escolas possam ser solucionados com brevidade e que caso não sejam resolvidos, que seja substituído.

 

Ronaldo Pacas destaca visita da Comissão de Obras a Escola Técnica Estadual

.

O vereador Ronaldo Pacas (PSDC) destacou a visita feita, na semana anterior, ao prédio da Escola Técnica Estadual em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Ronaldo falou sobre as impressões que teve em relação ao andamento dos trabalhos, citando que 95% das obras estariam concluídas, ressaltando a importância dos últimos 5% restantes.

 

“Tomamos pé da situação, fizemos anotações e esta Comissão de Obras vai elaborar um documento e vamos entregar ao Estado o que falta naquela unidade escolar. Nós cumprimos o nosso papel de fiscalizadores.”, disse.

 

Em seguida, o vereador falou sobre problemas que estão acontecendo no município. Em visita a alguns bairros da periferia, o vereador afirmou que elaborou um documento com as principais reivindicações.

 

Ele também disse que problemas em redes de saneamento teriam sido solucionados pela atual gestão da Secretaria de Serviços Públicos, mas que vândalos estariam jogando pedras dentro do saneamento para entupir os locais e atrapalhar os reparos.

 

Vânio Vieira faz denúncia de esquema entre prefeito e vereadores na distribuição de casas do Minha Casa, Minha Vida no Loteamento Jaçanã I

.

No seu discurso, direcionado a bancada de situação (com mais ênfase ao vereador Luciano Bezerra), o vereador Vânio Vieira (PSDB) falou de um suposto esquema que teria sido realizado entre o prefeito Edson Vieira (PSDB) e demais vereadores.

 

Uma suposta reunião teria sido feita e cada vereador teria, segundo ele, uma quantidade “X” de pessoas para indicar e que seriam contempladas com as casas.

 

“Tivemos uma reunião no CRAS e outra posterior na Prefeitura, inclusive em uma sexta-feira… Eu queria que o senhor me dissesse qual foi a real proposta do prefeito feita lá relativa às casas do Jaçanã? Não venha com discurso técnico e nada de enrolação.”

 

Já no aparte, Luciano Bezerra (PR) chamou Vânio de leviano, de fazer acusações sem provas, disse que não compareceu a tais reuniões e que o mesmo estaria querendo fazer, da tribuna da Câmara, um picadeiro, questionando a, segundo ele, a baixa atuação na elaboração de projetos de Lei e requerimentos.

 

Em seguida, Luciano fez duas denúncias, sendo que, numa delas, acusou Vânio Vieira de pagar, com dinheiro da Câmara, uma assessora parlamentar laranja.

 

“Eu queria que o senhor respondesse quem é Valdirene Michele da Silva”.

 

Zezin Buxin rebate críticas de Vânio Vieira sobre cobrança de esclarecimentos sobre reunião que tratou das casas do Loteamento Jaçanã

.

O discurso do vereador Zezin Buxin (PSDB) foi norteado por dois pontos principais. No primeiro, ele enfatizou o discurso feito por Galego de Mourinha (PTB), citando que as duas bancadas devem desarmar seus palanques e se unir na busca por melhorias para o município.

 

Em seguida, Zezin respondeu ao questionamento feito por Vânio Vieira (PSDB), que fez um desafio para que os vereadores respondessem sobre o que havia acontecido em uma reunião que tratou sobre um suposto esquema de indicação, por parte de vereadores de situação, de pessoas que seriam contempladas com as casas do Loteamento Jaçanã, que foram destinadas a obras sociais.

 

“Não podemos misturar amizade com política e, muito menos com politicagem. Vânio, eu acho que o senhor deveria resumir seu discurso em uma única frase e seria esta: Eu sou o único que presta.”, ironizou Zezin.

 

Dida de Nan destaca ações realizadas pelo Governo Vieira ao futebol amador na zona rural e rebate desafio feito por Vânio Vieira

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Dida de Nan (PSDB) destacou ações que, segundo ele, estão sendo realizadas pela atual gestão ao futebol amador.

 

Entre elas, Dida citou a colocação de redes de proteção em campo de peladeiros no distrito de Poço Fundo e a inauguração de vestiários para o campo de várzea no Sítio Magana.

 

“Não é uma obra grande, de estrutura, mas quero falar de sua importância. Há mais de 60 anos que existia o campo, mas nunca existiram os vestiários. Os jogadores ficavam trocando suas roupas na frente de mulheres e crianças, mas isso não era justo.”, disse.

 

Já sobre o desafio feito por Vânio Vieira, Dida ironizou, citando que o vereador não sabia o que ele queria em seu mandato.

 

“Ele critica a situação e a oposição. Ele deveria saber o que quer de melhor, se continua dessa forma ou se apresenta requerimentos para nossa cidade.”, frisou.

 

Luciano Bezerra faz fortes acusações a Vânio Vieira, o chama de covarde e reafirma que ele tem assessora laranja paga com dinheiro da Câmara

.

No seu discurso, o vereador respondeu as críticas feitas por Vânio Vieira (PSDB). Luciano questionou a produção parlamentar de Vânio e que ele buscaria um alvo para poder aparecer no cenário político local.

 

Sobre ter chamado o vereador de covarde na reunião anterior, Luciano Bezerra (PR) sustentou o discurso e citou que diversas razões que, segundo ele, classificariam Vânio dessa forma.

 

“Ser covarde é usar de meios ocultos (gravações), perguntar ao presidente (Junior Gomes a época) como se fazia para recuperar caixa de campanha ou como fez comigo, que talvez o senhor não se lembre, mas na calçada da casa do prefeito, o senhor veio me perguntar como recuperar o que gastou. Isso é ser covarde e estar onde o senhor estar por fraqueza, de estar isolado em um canto como o senhor está e fazer denúncias levianas e infundadas, levando a sociedade a acreditar que estávamos fazendo mal uso do dinheiro público.”, frisou.

 

Em seguida, Luciano aumentou as críticas e voltou a reafirmar que ele (Vânio) possui uma assessora de gabinete laranja, cujo nome é Valdirene Michele da Silva. Vânio sempre apresenta José Carlos da Silva Junior como sendo seu assessor e que essa mulher, supostamente, apenas receberia o salário sem, sequer, prestar serviços na Casa de Leis.

 

Além disso, Luciano citou que Junior seria também financiador de 50% de sua campanha eleitoral (R$ 10 mil), sem sequer ter declarado valores compatíveis ao imposto de renda.

 

Klemerson Pipoca afirma que Oposição não teria moral para falar de qualidade da merenda oferecida as escolas

.

No seu discurso, o vereador rebateu críticas feitas por políticos de Oposição sobre a qualidade da merenda que é destinada as escolas.

 

Pipoca (PMN) citou que visitou a escola no bairro da Palestina e que lá estava sim sendo servida merenda de qualidade, inclusive com a distribuição de ovos de páscoa.

 

Galego de Mourinha rebateu as afirmações, citando que apenas cuscuz estaria sendo servido aos alunos e desafiou Pipoca a fazer uma visita de surpresa as escolas.

 

Em seguida, o vereador retrucou, e voltou o desafio a Galego para que ambos fossem a escolas para atestar a qualidade da merenda.

 

“O que eu quero dizer é que não se deve falar em merenda hoje, se antes não existia merenda. A merenda existe e hoje tem muita qualidade”, disse.

 

Fernando Aragão afirma que população de Santa Cruz está sendo traída e que duplicação da PE-160 é uma enganação

.

Dois pontos pautaram o discurso do líder da Oposição. No primeiro deles, Fernando Aragão rebateu as afirmações de Klemerson Pipoca (PMN) em defesa a atual gestão, em especial a qualidade da merenda servida as escolas da rede municipal.

 

Fernando também criticou as festas que são realizadas em inaugurações do governo, a exemplo dos vestiários no campo de várzea do Sítio Magana e a entrega de equipamentos ao Conselho Tutelar.

 

“O que eu quero dizer é que se gozaram com a cara de Toinho do Pará quando ele colocou o terceiro semáforo em Santa Cruz e fez uma festa, estão inaugurando um bebedouro, um vestiário e estão fazendo uma festa como se isso fosse uma grande obra em Santa Cruz. Haja paciência… Santa Cruz é grande e merece bem mais do que isso.”, pontuou.

 

Em seguida, o vereador falou sobre a demora do reinício dos trabalhos de duplicação da PE-160.

 

“O povo de Santa Cruz vai ser traído. Essa pista que vão fazer com esse projeto ridículo que aí está não se merece para Santa Cruz. Porque que o secretário (de transportes de Pernambuco) não vem aqui para uma audiência pública para se discutir o que o povo quer?! Porque a questão eleitoral é mais forte. O povo não cai nessa e sabe que essa PE é uma enganação.”, disse.

 

Zé Elias volta a cobrar intensificação de combate ao mosquito da dengue e parabeniza associações empresariais por cobrar reinício da duplicação da PE-160

.

No seu discurso, o vereador petebista voltou a enfatizar a necessidade da Prefeitura em intensificar o combate ao mosquito da dengue.

 

Zé Elias (PTB) também solicitou que a Compesa faça a limpeza do canal responsável por trazer água da barragem de Poço Fundo que, segundo ele, um dos trechos está sendo usado como chiqueiro para criação de porcos.

 

Em seguida, Zé Elias falou sobre uma série de solicitações que foram atendidas pela atual gestão e brincou com o fato de, por muitas vezes, ter sido atendido pelo governo e aproveitou para parabenizar a iniciativa de entidades empresariais como a Ascap e CDL por cobrar o reinício da duplicação das obras da PE-160.

 

Deomedes Brito cobra para que reajuste pago aos professores seja retroativo ao mês de janeiro de 2015

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador petista se posicionou sobre, segundo ele, o reajuste proposto pelo Governo Municipal, em contraproposta ao que pede o sindicato da categoria.

 

Os professores reivindicam um aumento de 13,1% em seus vencimentos e que ele seja retroativo desde o mês de janeiro de 2015. Já o atual governo aceitaria pagar o reajuste, mas sem ser retroativo e que ele vigoraria somente a partir de maio.

 

Deomedes aproveitou para cobrar o presidente Afrânio Marques (PDT) para que se posicione a favor do reajuste com o retroativo.

 

Já sobre as denúncias apresentadas por Vânio Vieira (PSDB), que apontou um suposto esquema de indicação de pessoas, por parte os vereadores situacionista, de pessoas que seriam contempladas com casas do Minha casa, Minha Vida no Loteamento Jaçanã, ele lamentou o episódio.

 

“Elas tem que ser para quem precisa e, quando mudar isso, teremos uma cidade mais justa.”, concluiu.

 

Ernesto Maia cobra que vereadores de situação falem sobre suposta reunião de indicação de nomes de contemplados as casas do Minha Casa, Minha Vida

.

Último a usar a tribuna o vereador Ernesto Maia (PSL) destacou, no principal ponto de seu discurso, a denúncia apontada pelo vereador Vânio Vieira (PSDB).

 

Vânio afirmou a existência de um suposto esquema de indicação, por parte dos vereadores de Situação, de indicação de pessoas que seriam contempladas com casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no Loteamento Jaçanã I.

 

Ernesto aproveitou para reafirmar o desafio feito por Vânio Vieira (PSDB) e citou as afirmações do mesmo sobre a suposta reunião.

 

“Todos os vereadores de situação foram desafiados a responder qual foi a proposta que o prefeito fez. Não podemos deixar que esse tema caia no esquecimento. A denúncia é grave, temos que ter as provas e acredito que o vereador Vânio Vieira as tem, senão não viria fazer esse tipo de insinuações. Estranhamente, nenhum vereador respondeu sobre isso.”, disse.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores