18
outubro

Resumo da Câmara


“Ernesto Maia e outros vereadores dessa oposição tem procurado cabelo em ovo”, afirma Jessyca Cavalcanti

 

.

Abrindo os discursos da noite, a vereadora iniciou falando sobre a visita comunidade do Bairro Santa Tereza, onde realizou uma audiência com moradores e com estudantes.

 

Lá foram reivindicadas a melhoria na iluminação pública e a necessidade de mais áreas de lazer, além da cobertura da quadra esportiva vizinho ao ginásio municipal.

 

Na segunda parte de seu discurso, ela rebateu as palavras ditas por Ernesto Maia (PSL), que falou em emissora de rádio que o atual governo teria baixado o nível das atrações da Festa de Setembro e que o público teria diminuído, onde disparou:

 

“Quem gosta de baixar o nível em Santa Cruz é o grupo de vossa excelência e não o prefeito Edson Vieira”, completando que Ernesto procurasse falar com o vereador Helinho Aragão sobre os preços variantes das atrações, fazendo referencia as acusações de Ernesto sobre superfaturamento do show de Garota Safada, que abriu os festejos juninos do município.

 

“Sempre o vereador Ernesto Maia e outros vereadores dessa oposição tem procurado cabelo em ovo, ou melhor: tem procurado muito peixe em esgoto”, frisou.

 

Helinho Aragão apresenta dados alarmantes sobre a situação no abastecimento de água em Santa Cruz


De acordo com Helinho Aragão (PTB), Santa Cruz está, novamente, em situação de calamidade quanto ao abastecimento de água, onde revelou dados preocupantes de sua visita aos principais mananciais fornecedores.

 

“Desde segunda-feira (14) foi parada a reversão de Jucazinho e não estamos mais tendo abastecimento da Compesa”, completando que a barragem de Poço Fundo está seca, o Açude de Tabocas com apenas 2% e Machados com 13% de sua capacidade.

 

Helinho citou que o município precisaria de, no mínimo, uma vazão de 200 litros de água por segundo para garantir o mínimo de condições para o município, mas que, com a paralisação da reversão de Jucazinho, a vazão recebida atualmente é de 15 litros por segundo, insuficientes até mesmo para o Moda Center.

 

“A cidade vai parar. Pelo amor de Deus, temos que deixar a brigas políticas, nos unir novamente, juntar deputados, senadores e governadores, porque alguma coisa está acontecendo dessa água de Jucazinho ser travada para Santa Cruz”.

 

Helinho completou que a Comissão Especial de Combate a Seca seja convocada novamente para ir a sede da Compesa para saber o porquê da reversão ter sido parada, além da reativação da campanha, promovida pelos vereadores, sobre a economia de água.

 

Vânio Vieira enfatiza trabalho desempenhado por Luciano Bezerra e critica Oposição

 

Em seu discurso, Vânio Vieira (PSDB) focou o tema Calçamento de Ruas. O parlamentar citou que vários locais estão sendo realizados calçamentos pela atual gestão e que, no Bairro do Santo Agostinho, muito já está adiantado.

 

“Três ruas que olhei já estão quase completas”, afirmou o parlamentar. Vânio Vieira também enfatizou calçamentos que estão sendo realizados no Bairro da Palestina, onde rebateu denúncias feitas pelos vereadores Ernesto Maia, Deomedes Brito e Carlinhos da Cohab.

 

“Essa semana eles, que tanto criticaram os calçamentos e que disseram que o vereador Vânio Vieira estaria cobrando da população para que seja feita essa pavimentação… De onde vossas excelências tiraram estas informações?!”, destacou, completando que os três parlamentares de oposição sequer foram verificar as obras realizadas na Palestina.

 

Vânio também destacou que, durante o último governo de José Augusto Maia (PTB), muitas obras de calçamento foram prometidas, mas que não foram cumpridas e estão sendo feitas pela atual gestão.

 

Pipoca fala sobre resultados na reunião com o Secretário da Fazenda no Recife

 

O vereador Klemerson “Pipoca” (PMN) iniciou seu discurso falou de sua solicitação para que a Comissão Especial de Combate a seca, presente na Câmara, se tornasse permanente, fazendo referencia ao discurso de Helinho Aragão (PTB).

 

De acordo com o parlamentar, o pedido foi feito desde o começo do ano visto que, segundo ele, já se preocupava com o futuro. Pipoca enfatizou que vários trabalhos positivos foram feitos em outras gestões no combate ao desperdício, mas que, com as chegada das chuvas, muito dessas iniciativas eram esquecidas.

 

Pipoca também falou da solicitação sobre como está a situação do Moda Center Santa Cruz quanto ao abastecimento para as feiras de fim de ano e que poços artesianos já começaram a ser construídos para abastecer o Parque.

 

No ponto mais importante, o vereador falou da sua participação na última quarta-feira (16) em Recife, com representantes de entidades e do poder público de Santa Cruz em busca de soluções para o Polo Confeccionista.

 

A reunião foi realizada com o Secretário da Fazenda Paulo Câmara. “Lá foram discutidos várias ideias e hipóteses (para o Polo de Confecções). Uma das ideias é que se tenham cooperativas especiais, com vários núcleos para que as notas fossem emitidas por aquela cooperativa”, frisou.

 

Acesse nosso site e confira nossas super ofertas!

 

Ronaldo Pacas rebate Ernesto Maia sobre suposto superfaturamento do show de Garota Safada

 

O parlamentar enfatizou o trabalho de avanço das obras no município. Ronaldo Pacas (PSDC) citou que obras como o calçamento da Rua Ivani Batista foram entregues a população em tempo recorde e enfatizou que as construtoras estão começando a respeitar os prazos impostos.

 

Ronaldo citou também a reinauguração da Academia das Cidades do Santo Agostinho, pedindo para que o vereador Deomedes Brito (PT) possa auxiliar na conscientização de pessoas para manter aquele espaço conservado, assim como também da implantação da futura base policial.

 

No ponto mais forte do discurso, Ronaldo rebateu as acusações de Ernesto Maia (PSL) sobre as denúncias de supostos superfaturamentos no São João, destacando o discurso da vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC).

 

“Já foi explicado pela vereadora Jessyca, que tem um farto material e tudo aquilo o que se comentou caiu por terra diante do que a vereadora tem de preços cobrados e de atrações que se apresentaram em outros eventos e em outros governos”.

 

“Que aqui nas dependências dessa casa nós possamos nos respeitar”, desabafa Junior Gomes

 

Dono de um dos discursos mais aguardados na noite, Junior Gomes (PSB) enfatizou a briga ocorrida entre os vereadores Deomedes Brito (PT) e Zé Minhoca (PSDB).

 

O parlamentar citou que o incidente ocorrido foi um fato isolado e que não representaria como as pessoas deveriam ver a Casa de Leis e que acatou a decisão judicial, que revogou a punição de suspensão dada aos dois parlamentares por 30 dias sem vencimentos, com naturalidade.

 

“Decisão da justiça a gente não discute, a gente cumpre”, pontuou. O parlamentar também frisou que espera que tais incidentes não mais aconteçam em quaisquer dependências da Câmara e desabafou: “Que aqui nas dependências dessa casa nós possamos nos respeitar, porque assim conseguiremos o respeito da população de Santa Cruz do Capibaribe”.

 

No fim, Junior citou o trabalho importante que é desempenhado pelo vereador através da criação e aprovação de Projetos de Lei, requerimentos entre outros.

 

Esses trabalhos renderam, segundo ele, obras importantes como construção de creches, a doação de terrenos que viabilizaram a construção do novo fórum e o Moda Center Santa Cruz, além das Comissões Permanentes “que funcionam todos os dias debatendo e discutem os nossos trabalhos”, destacou.

 

Narah Leandro elogia trabalhos prestados pela atual gestão

 

Foto: Ney Lima.

No seu discurso, a vareadora socialista iniciou fazendo um convite para que a população se faça presente na primeira grande Caminhada pela Paz, evento que acontecerá no próximo sábado (19).

 

Narah Leandro (PTB) também destacou o recebimento, por mulheres santa-cruzenses, do prêmio Naide Teodósio, sobre Estudos de Gênero nos temas de classe social, raça, etnia e geração das mulheres em Pernambuco.

 

Por fim, a vereadora destacou obras e iniciativas que estão sendo realizadas pela atual gestão, destacando o papel do prefeito Edson Viera (PSDB) no término da creche do Oscarzão, da reinauguração da Academia das Cidades no Bairro Santo Agostinho, de fardamento escolar, água mineral nas escolas, a campanha Outubro Rosa entre outras.

 

“Ele faz o aniversário, mas quem ganha o presente é o povo de nossa cidade, que reconhece nele um gestor trabalhador. O presente é para todos, para o povo, que hoje tem um gestor comprometido”.

 

“Apesar do tratamento de inimigo que tive semana passada (…), Não tiro uma vírgula da minha posição”, afirmou Zé Minhoca

 

.

Outro dos discursos mais aguardados, o vereador Zé Minhoca (PSDB) destacou a polêmica ocorrida, na semana passada, nos corredores da Câmara com o vereador Deomedes (PT).

 

Zé Minhoca foi enfático em relação ao seu posicionamento sobre a polêmica.

 

“Apesar do tratamento de inimigo que tive semana passada, (o posicionamento) será o mesmo. Não tiro uma vírgula da minha posição na semana passada do que eu fiz ou do que eu disse por que cada pedra que jogarem contra o nosso grupo, responderemos com uma carrada. Não é uma ameaça, é um aviso”.

 

 

“Os nossos políticos maiores não tem a preocupação de construir mais barragens ou açudes”, destacou Zezin Buxin

 

O líder da bancada de situação abordou a falta de água enfrentada pelo município.

 

“Os nossos políticos maiores políticos não tem a preocupação de construir mais barragens ou açudes. Fala-se muito em adutoras, mas não em construir reservatórios e barragens, que possam armazenar a pouca água que cai nessa região”, fato que retrata a situação preocupante de desperdício.

 

Ainda segundo Zezin Buxin (PSDB), com o sangramento de mananciais no município em tempos de chuva, muita água foi desperdiçada e que, se houvessem mais outros locais de armazenamento ao longo do Rio Capibaribe, o município não estaria passando por este problema.

 

.

 

Galego afirma que foi Zé Minhoca quem desrespeitou Deomedes na polêmica da semana passada

 

No seu discurso, o vereador petebista destacou alguns pontos. O primeiro deles foi a situação de falta de água enfrentada pelo município.

 

O segundo deles foi o discurso de Ronaldo Pacas, que pediu para que os palanques fossem desarmados e que haja união dos vereadores em causas que beneficiem Santa Cruz.

 

“Enquanto não desarmarmos os palanques, quem sai perdendo é a cidade. Muitos vereadores chegam nesta tribuna e falam o que o povo quer ouvir, mas enquanto está se falando o que as pessoas querem ouvir, os problemas de Santa Cruz vão ficando para trás”.

 

No ponto mais polêmico, Galego de Mourinha (PTB) destacou a polêmica ocorrida entre os vereadores Deomedes Brito (PT) e Zé Minhoca (PSDB), nos corredores da Câmara. Para o petebista, foi Zé Minhoca quem desrespeitou Deomedes e que os vereadores deveriam parar com a politicagem e pensar em causas que beneficiem o município.

 

“Se este vereador for provocado com flores, ele responderá com flores. Mas se for de outra forma, ele responderá a altura”, destacou Deomedes

.

Em suas palavras, o vereador Deomedes Brito focou a polêmica entre ele e o vereador Zé Minhoca. De acordo com o vereador, o caso já está encerrado, mas destacou que “Se este vereador for provocado com flores, ele responderá com flores. Mas se for de outra forma, ele responderá a altura”.

 

Ainda em suas palavras, Deomedes (PT) denunciou que o médico que presta serviços no PSF do Bairro Santo Agostinho está faltando e solicitou que a prefeitura reveja a situação e, caso o problema persista, faça a troca do profissional.

 

Sobre os calçamentos do bairro citado, Deomedes citou que muito do que está feito lá foi fruto de seu empenho e solicitações mediante requerimentos e fez mais dois apelos. O primeiro deles foi para a reposição de lâmpadas em vários pontos de Santa Cruz e o segundo foi que os vereadores se unam em busca de água para o município.

 

“Acho que chegou a hora de mostrarmos o que somos em Santa Cruz do Capibaribe. Água não tem bandeira política”, pontuou.

 

 “O povo já cansou desse discurso, que só fala, fala e não tem ação” destacou Dida de Nan contra vereadores de Oposição

 

Ao usar da tribuna, o líder do governo na Câmara enfatizou obras que foram realizadas pela atual gestão. Entre elas, Dida de Nan (PSDB) destacou a retirada dos moradores das antigas favelas do papelão e da Cohab, que foram contempladas com casas no Loteamento Jaçanã I.

 

Para Dida, os avanços estão incomodando a Oposição e disparou: “Os adversários de Edson diziam que ele não gostava de pobres, mas hoje todos vêm que ele dedica seu governo às pessoas mais carentes”, frisou, completando que a Oposição não se conformaria com o que estava acontecendo.

 

Continuando os ataques, o vereador acusou Ernesto Maia (PTB) de entrar com requerimentos pedindo obras que já estão em andamento e que fez isso na semana passada.

 

“O prefeito já vai à frente desses vereadores que tanto ‘descem a ripa’ neste microfone. Eu disse que Santa Cruz iria ter um prefeito a altura de seu desenvolvimento e não estava errado”, frisou.

 

Ernesto Maia denuncia trabalho infantil em obras de calçamento realizadas no Bairro da Palestina

 

O discurso do vereador do PSL trouxe mais uma denúncia contra o atual governo. Segundo Ernesto maia (PSL), empreiteiros que realizam as obras de calçamento no Bairro da Palestina estão utilizando do trabalho infantil para realizar o transporte dos paralelepípedos usados até a obra.

 

“Como na Palestina alguns caminhões não podem chegar, os empreiteiros que estão fazendo o calçamento lá na Palestina estão deixando o caminhão em determinado local e contratando crianças pra levar as pedras do caminhão para o local do calçamento”, destacou, citando que Vânio Vieira deveria fiscalizar o que está acontecendo de errado.

 

Ernesto também rebateu as afirmações dadas pela vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC) e reafirmou suas denúncias de um suposto esquema de superfaturamento no preço pago a banda Garota Safada, na abertura do São João.

 

O parlamentar também ironizou a defesa apresentada pelo Secretário de Articulação Política Gilson Julião, que afirmou que a banda tocou mais caro em virtude da data (dia dos namorados) ser especial.

 

Por fim, o vereador fez duras críticas a atual gestão, enfatizando que o Governo Edson Vieira não daria as informações solicitadas pela Oposição, como também a denúncia levada ao Ministério Público pelo vereador Carlinhos da Cohab (PSL), que solicitou que Junior Gomes realize a CPI da KMC, pedida pelo grupo.

 

“O governo Edson Vieira tem medo de dar informações a oposição. Quando as barbaridades virem a tona, eu quero ver os discursos dessas pessoas”.

.

 .

Afrânio destaca solicitação do Ministério Público em punir José Augusto e Toinho do Pará sobre resultados obtidos com a CPI dos Terrenos

 

No seu discurso, o vereador Afrânio Marques (PDT) enfatizou avanços conseguidos pela atual gestão. Um dos exemplos, segundo o vereador, foi a implantação da feira livre no bairro Santo Agostinho, que destacou como um sucesso perante a participação popular.

 

Afrânio também tocou na questão da CPI dos terrenos, citando que o ministério público denunciou os governos José Augusto e Toinho do Pará e que pretende punir os políticos a ressarcirem os prejuízos.

 

“Na última sexta-feira o promotor Dr. Hodir representou algumas pessoas que citarei. Essas pessoas estavam a frente de nosso poder municipal e, em vez de tomar conta daquilo que é do povo, estavam vendendo, desviando, trocando os mesmos em votos, como fizeram com terrenos públicos”, destacando o valor que a CPI teve em recuperar esses espaços e completou:

 

“O vereador Ernesto maia deu a não prorrogação da CPI e nos acusava de ser a CPI de um lado só. Tá ai… A Justiça  acatou porque fizemos não por perseguição ou lado político, mas pelo povo”.

 

“Edson Vieira quer gastar dinheiro com tinta e dizer que foi ele”, destacou Fernando Aragão sobre inauguração de obras no atual governo

.

Dono do discurso mais forte na noite, Fernando Aragão (PROS) enfatizou a continuidade das obras feitas pela gestão de Toinho do Pará (PHS) pela atual gestão. De acordo com o parlamentar, é necessário informar a população que nenhuma obra das que estão sendo feitas não são conquistas, de fato, pelo governo Edson Vieira (PSDB).

 

“Todas estas ruas que estão sendo calçadas foram feitos seus projetos na época de Toinho”, pontuou, completando que a culpa foi do ex-prefeito que não realizou as obras e que não explicou o porquê não as concluiu.

 

Endurecendo as críticas, o parlamentar citou que a AME seria uma maquiagem, já que ela funcionaria com os mesmos médicos que atuavam na policlínica Valter Aragão, como também o asfaltamento, as creche do Oscarzão e as casas do loteamento Jaçanã.

 

“E tem mais! Daqui a uns dias, vai ter lá na Vila do Pará uma quadra grande que Toinho do Pará deixou só pra entregar as chaves. Devem pintar de azul e vão entregar. O açougue, que era pra mudar, que foi gasto uma fortuna pra se fazer tudo de novo, está lá fechado; que é para o povo esquecer e, daqui a quatro, seis meses, ele pintar de azul e dizer que foi ele que fez. É esse o presente?!”, destacou, completando que a máquina pública está gastando além do que pode em folhas de pagamento.

 

3 Comentários

  1. Roberto viana disse:

    gostaria de parabelizar vc helhinho aragão por sua postura em relação a nossa falta de agua.na verdade estamos sofrendo muito por calsa da falta de agua em nossa cidade
    ,q outros vereadores q só fazem zuada e nada de obras e projetos q nos tragam beneficio mude sua posturas por aguns estam nos decepcionado .a população esta vendo tudo e quem não trabalhar não vai se reeleito ..acorda santa cruz por a seca esta ai e os pobres estão deichando de comer para comprar um caminhão de agua de 130,00 de 10000 litras de agua..

  2. Daniel disse:

    Falou i disse helinho aragao assim que se faz. Assunto serio e preocupante. Vamos acordar senhores.

  3. LUIZ BEZERRA(LULU) disse:

    VIVA OS “BLUES”
    Parabéns Vereadores da situação.
    É assim que se faz.
    Deixem os “BABAQUINHAS” berrarem a vontade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores