30
novembro

Resumão da câmara de vereadores


Discursos tranquilos, mas com trocas de denúncias na última sessão ordinária

 

Lei Orçamentária foi votada e aprovada

Os discursos focaram temas como agradecimentos, a Consulta Pública sobre a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto no município, a diminuição da arrecadação, as expectativas dos vereadores situacionistas para exercerem a oposição para o próximo governo e também as demissões feitas em serviços essenciais a exemplo da saúde, limpeza pública e educação.

 

A pauta mais importante do dia foi a votação da Lei Orçamentária para o próximo ano, que aponta os recursos que o próximo gestor deve gastar em 2013 no município.

 

Confira os melhores momentos dos discursos da última reunião ordinária da atual legislatura.

 

Nanau cobra do prefeito explicações sobre o não funcionamento de serviços essenciais do município

 

“Não se pode prejudicar o serviço público. Nossa bancada não comunga com isso”, enfatizou o vereador em seu último discurso.

 

Em seu discurso, com tom de despedida, o vereador falou sobre um requerimento pedido, juntamente com sua bancada, para que o prefeito Toinho do Pará (PTB) possa explicar sobre o não funcionamento de serviços essenciais do município.

 

“Não se pode prejudicar o serviço público. Nossa bancada não comunga com isso”, enfatizou o vereador.

 

O parlamentar também falou que a população está passando por uma nova consciência política e participando mais dos processos importantes, citando como exemplo o plenário lotado na realização da Consultoria Pública ocorrida ontem (29), sobre a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto.

 

Ao final de seu discurso, Nanau também falou sobre a continuidade na vida política, independente de não mais compor o quadro de vereadores na próxima legislatura.

 

“Mesmo sem mandato, eu vou continuar na política de Santa Cruz do Capibaribe. Pensaram que estariam tirando Nanau da Política, não estão de jeito nenhum. Quem achar bom, tudo bem; quem não achar, vai ter que engolir”, enfatizou.

 

Ernesto Maia denuncia a diminuição de oferta de domicílios, em projeto da futura implantação da Estação de Tratamento de Esgoto

 

Em seu discurso, o vereador falou sobre a votação da Lei Orçamentária para o ano de 2013, que foi aprovada por unanimidade depois dos discursos. O parlamentar também enfatizou seu trabalho ao longo de 04 anos de mandato, citando que o trabalho total de todos os vereadores aprovou 77 leis e 54 resoluções.

 

Ernesto também enfatizou sobre o evento da Consulta Publica sobre a implantação da Estação de Tratamento de esgoto, lamentando que, segundo ele, essa seria a terceira consulta realizada sobre o tema e que a contemplação de domicílios que seriam atendidos diminuiu consideravelmente ao longo dos anos.

 

“Há algum tempo atrás, há uns três anos, tivemos outra audiência e projeto contemplava 35% de Santa Cruz do Capibaribe. Agora nós vimos que esse projeto está contemplando 20% e sabendo que ele só vai começar em setembro de 2013”, enfatizou.

 

Ao final de seu discurso, Ernesto aproveitou também para alfinetar os vereadores de oposição.

 

“Dois mil e treze vai ser o ano das revelações e, com certeza, muitas máscaras vão cair”, finalizou Ernesto.

 

 

Fernando Aragão diz que poderá não disputar mais cargos políticos a partir das Eleições de 2016

 

Em seu discurso, o Parlamentar falou sobre sua trajetória ao longo de 25 anos de história política, iniciada no ano de 1989. Fernando também destacou as novas mudanças que irão por vir, citando os novos vereadores que irão compor a Câmara. O vereador também afirmou que, provavelmente, esse será seu último mandato como vereador.

 

“Tenho conversado em casa e penso que talvez este seja o meu último mandato como vereador. Não tenho mais predisposição para uma disputa como vereador e Deus quis que fosse como oposição”, enfatizou.

 

Fernando citou também que muitas pessoas irão sentir falta de seu trabalho, especialmente aqueles que foram ajudados por ele na sua trajetória política. Ele aproveitou também para criticar aqueles eleitores apaixonados, afirmando que eles “não enxergam nada, não enxergam os defeitos e, se ganharem, está bom demais”, destaca.

 

O parlamentar fez duras críticas ao prefeito Toinho do Pará (PTB), citando o requerimento feito por sua bancada, onde cobra explicações dele sobre a falta de serviços essenciais, citando que ele deveria terminar bem sua gestão e não fazer “ajustes nos últimos dois, três meses” de governo.

 

Ao final, o político agradeceu a sua reeleição e cobrou de Edson Vieira (PSDB) que faça um bom governo, sem promover contratações excessivas.

 

“Contrate conscientemente, nas necessidades de cada secretaria pra que não encha Santa Cruz do Capibaribe de pessoas que não vão trabalhar”, referindo-se ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do município.

 

Zezim Buxin “honestidade e inteligência” na gerência dos recursos públicos para a próxima gestão

 

Em seu discurso, o parlamentar falou sobre sua primeira posição nas eleições do dia 07 de outubro, mas afirmou que isso não o faria diferente dos demais colegas de bancada.

 

O vereador falou também sobre a necessidade de melhor gerir os recursos públicos do município e que isso é possível de se fazer, bastando “honestidade e inteligência”.

 

“Agindo assim, se faz muita coisa”, enfatizou. O vereador falou também das suas expectativas para o ano de 2013, esperando que o juramento, que será realizado no dia da posse, isso seja cumprido.

 

“Afinal de contas, foi o povo que nos colocou aqui. É pelo povo que devemos trabalhar e é pelo povo que devemos pensar”, finalizou.

 

 

Francisco Ricardo se defende das acusações e denuncia Fernando Aragão pelo pagamento de indenizações trabalhistas apenas para apadrinhados políticos

 

“Quem mais botou funcionário nessa casa foi Fernando Aragão. Só de assessores foram dez", afirmou Francisquinho

 

Em seu discurso, o mais caloroso da noite, o vereador Francisquinho rebateu as palavras proferidas nos discursos de Ernesto Maia (PTB) e também de Fernando Aragão (PTB), realizados na semana anterior, que pautaram sobre a possível demissão de servidores, para que as contas da Câmara fossem sanadas.

 

Nesse discurso da semana anterior, Fernando Aragão afirmou que o vereador Francisco Ricardo teria fugido, sem dar as devidas explicações.

 

O presidente da Câmara mostrou uma série de documentos, afirmando que esse processo de demissão é feito em qualquer prefeitura, mas que Fernando Aragão (PTB), quando foi presidente da Câmara em 2010, não teria pagado a maioria das indenizações trabalhistas dos assessores presentes na época.

 

“Ele pagou os apadrinhados dele”, enfatizou o vereador.

 

Francisco Ricardo também denunciou um suposto favorecimento, inclusive citando o nome de Gilvan Gomes da Silva, um dos assessores na época. Segundo o parlamentar, ele teria recebido indenizações dadas por Fernando Aragão que a maioria dos funcionários não teria recebido.

 

Francisquinho citou também que alguns desses assessores teriam recebido férias remuneradas de forma irregular, inclusive duas no mesmo ano.

 

O vereador também rebateu diversas acusações feitas pela oposição, que afirmaram que ele teria sobrecarregado a Câmara de funcionários, responsabilizando Fernando Aragão por esse fato.

 

“Quem mais botou funcionário nessa casa foi Fernando Aragão. Só de assessores foram dez. Francisquinho colocou apenas dois funcionários a mais: um motorista e um assessor das comissões. O resto foi à mesma coisa”, enfatizou.

 

Dimas Dantas vai solicitar ao Ministério Público o embargo de obras em estrada construída no terreno em frente ao Moda Center

 

Dimas levou matéria do Blog do Ney Lima à Tribuna da Câmara

 

Em seu discurso, o vereador falou sobre a construção da estrada, em frente ao Moda Center. Na ocasião, o mesmo fez duras críticas à construção da obra que, segundo ele, sem os devidos esclarecimentos por parte da prefeitura.

 

“É um descaso. Um assalto aos bens públicos, mais uma vez de Santa Cruz do Capibaribe que é essa pouca vergonha essa estrada que está sendo feita no terreno público na frente do Moda Center. Uma estrada que não leva “o nada pra nada”, a não ser pra enriquecer um empresário que não sei quem é”, enfatizou.

 

Dimas afirmou também que Santa Cruz é quem estaria perdendo milhões de reais e tendo um grande prejuízo financeiro.

 

“Qual é o papel do político de Santa Cruz do Capibaribe? Acho que é passar a mão na cabeça de ladrão”.

 

Dimas citou que teve uma conversa com o prefeito eleito Edson Vieira (PSDB) sobre o assunto e que não aceitaria como o caso está se desenrolando.

 

Dimas afirmou também que, na próxima segunda-feira (03/12) irá ao Ministério Público entrar com um Mandado de Segurança para paralisar a obra.

 

“Se aquele terreno for vendido, dá para fazer 1000 casas para pobres”, dirigindo suas palavras , em forma de crítica, para o vereador situacionista Deomedes (PT).

 

Dimas também relatou, no seu discurso, que será a ultima vez que irá discursar como vereador. Relatou um histórico sobre seu mandato e agradeceu a várias pessoas que contribuíram com sua vida pública.

 

Deomedes fala sobre seu papel como integrante da bancada de oposição, para o ano de 2013

 

Em seu discurso, o parlamentar desafiou Dimas Dantas (PP) para que ele, na figura de vice-prefeito, vendesse os terrenos onde está sendo construída a estrada em frente ao Moda Center, para que sejam construídas casas populares.

 

O vereador também falou de sua trajetória na Câmara, citando sua luta pelo calçamento de 10 ruas e o saneamento de outras 11, da construção da Academia das Cidades pelo Governo do Estado e outras iniciativas.

 

Deomedes destacou também as suas expectativas para os próximos 04 anos, citando seu papel como opositor no próximo governo.

 

“Vamos fazer parte dessa democracia”, destacou. Ao final, Deomedes cobrou para que todos os vereadores da próxima gestão se unam para que o projeto e implantação da Estação de Tratamento de Esgoto saia do papel.

 

Afrânio denuncia a queda de arrecadação do município em diversos setores

 

 

O vereador afirmou que o prefeito Toinho do Pará (PTB) “não soube aproveitar a oportunidade” de ser prefeito do município e levou para a tribuna diversas cópias de fotografias, mostrando o Esgoto Estourado em frente a Escola Evangélica.

 

Afrânio também denunciou o fechamento de vários dos PSF’s pela falta de profissionais e também a baixa arrecadação financeira da Prefeitura Municipal durante o ano de 2006, mais precisamente no setor de Feiras e Mercados, como também do Matadouro Público.

 

“Em 2006, no mês de outubro, depois que o Moda Center já estava lá em cima, não tinha mais feira aqui, se arrecadou, no Moda Center, R$ 20.032,00. No Matadouro, no mesmo período de 2006, se arrecadou R$ 62.567,00. Vejam se vocês conseguem compreender essa matemática. Foi ela mesma, com a conivência daqueles que estão preocupados com cargos, com seus familiares e com a politica de bastidores, que conseguiu quebrar o município de Santa Cruz”, destacou.

 

O parlamentar citou que, já em 2012, o Matadouro teria arrecadado um pouco mais de R$ 31.000,00, o que corresponde à metade da arrecadação, feita no ano de 2006, dirigindo suas palavras para Deomedes (PT).

 

“A população aumentou ou diminuiu? Se aumentou, o consumo aumentou ou diminuiu? Essa é a matemática que Deomedes dizia. Diga ai vereador, diga ai se vai continuar os R$ 7,5 milhões. Tá mais do que provado vereador”, referindo-se que a arrecadação do município está em queda acentuada.

 

Afrânio também citou que, as feiras depois que foram para o Moda Center, arrecadavam, com taxas provisórias por mês, mais de 20 mil reais e hoje, arrecadariam apenas um pouco mais de 11 mil.

 

“Eu não posso ser conivente e o que se está havendo é conivência. Essa foi à lógica plantada nos últimos anos”, enfatizou.

 

Ao final de seu discurso, o vereador proferiu críticas ao prefeito Toinho do Pará. “Por isso que Toinho chegou a ficar mais queimado do que carvão”, destacou.

 

Galego de Mourinha afirma que saneamento da cidade é um “faz de conta”

 

Em seu discurso, o vereador falou sobre a não reeleição de Dr. Nanau (PTB) e Francisco Ricardo (PSDB), citando que a falta dos dois a Câmara seriam considerados como grandes perdas.

 

Galego também falou sobre o esgotamento sanitário da cidade, no qual fez críticas, citando a ineficácia do serviço oferecido.

 

“Em muitos bairros de Santa Cruz o esgotamento não existe. Existe um “faz de conta” no saneamento da cidade”, enfatizou.

 

Galego falou também sobre o requerimento pedido por sua bancada situacionista, cobrando do prefeito Toinho do Pará as explicações sobre o não funcionamento de muitos serviços essenciais no município, a exemplo dos PSF´s.

 

“Quero dizer que a nossa bancada pediu um requerimento para saber do prefeito Toinho explicações sobre os serviços essenciais”, enfatizou o vereador.

 

Ao final, Galego citou seu papel, na próxima legislatura, como opositor, afirmando que sua bancada irá fazer uma oposição com responsabilidade.

 

Junior Gomes acusa bancada de situação querer fazer “média” com a população, em requerimento que cobra do prefeito explicações sobre as demissões em serviços essenciais

 

Em seu discurso, o vereador fez duras críticas ao requerimento pedido pelos vereadores da bancada situacionista, requerimento este que cobra do prefeito Toinho do Pará as explicações sobre o não funcionamento efetivo de diversos serviços essenciais, devido às várias demissões.

 

“Será que fazer um requerimento em final de mandato, lamentando a situação do prefeito é suficiente? Isso é uma verdadeira “média” o que os vereadores de situação que estão fazendo com a população de Santa Cruz. Estão pouco se lixando”, destacou.

 

Junior também citou que os vereadores situacionistas não falaram, nos palanques eleitorais, sobre os problemas do município como os PSF´s.

 

O parlamentar também aproveitou para alfinetar Galego de Mourinha (PTB), na parte quem que Galego afirmou que ele e seus colegas de bancada fariam uma oposição com responsabilidade.

 

“O senhor diz que: Nós não vamos ser uma oposição do “quanto pior, melhor”. Quero ver na prática”, desafiou.

 

Ao final de seu discurso, Junior enfatizou o papel de parceria da Câmara para com o governo de Edson Vieira e também sobre os acidentes de transito, citando como exemplo a morte de uma idosa de 77anos, Adalgisa Nunes, vítima de atropelamento na PE-160.

6 Comentários

  1. Lúcio José disse:

    É comum e “normal” no final de carreira todos os vereadores de situação estar condenando o prefeito. “toin ruim” como foi classificado foi fruto do esforço de todos de situação eleito, agora virando as costas. Pois digo, assumam suas funções e procure o Ministério Público e cobre as ações. Garatam, ao menos, os direitos constitucionais dos cidadões, e a nossa mã escolha!!!!

  2. Bruno disse:

    ERNESTO MAIA FOI MUITO INFELIZ NO SEU PRONUNCIAMENTO. QUEM É ELE PRA FALAR DE MASCARAS. A MASCARA MAIOR FOI TIRADA DO SEU PRÓPRIO TIO QUE PERDEU A ELEIÇÃO, DEVIDO A VÁRIAS MASCARAS QUE LHE FOI TIRADA E MUITOS OUTROS DO SEU GRUPINHO DERROTADO.

  3. jose claudio disse:

    GENTE EU FIQUE ADAMIRADO COM A SINCERIDADE DE EDSON EM FALA DA PESQUISA DE JASON NA COMUNIDADE , MONSTROU QUE QUANDO ELE DIZ QUE E DIFERENTE E VERDADE…

    E O POBRE DE SILVIO QUERENDO JUSTIFICAR SE ENROLOU

  4. Lúcio José disse:

    E aí doutor nanau.
    , já pagou os sócios do Hospital Materno Infantil que voçê recebe o aluguel e não repassa a eles? Antes de criticar toin ruim olha pra teu ….OK!!!!nana ruim!

  5. JANA disse:

    O principal papel dos vereadores é fiscalizar o trabalho do executivo e a aplicação das finanças durante todo o mandato. Nos casos absurdos representar junto a MP os abuso e irresponsabilidades. aqui em nossa cidade só se fala nisso em tempo de campanha política e em fim de mandato. Interessante que os vereadores fazem discursos inflamados mas não percebem as suas irresponsabilidades, é muito fácil apontar os erros dos outros pra encobrir os nossos.

  6. Pedro barros disse:

    QUE DIABOS NANAU ANDA CRITICANDO TOIN POIS PIOR DO QUE ELE É O PRÓPRIO NANAU, BASTA PERGUNTAR EM QUALQUER ESQUINA A QUALQUER COMERCIANTE A QUEM DOS DOIS VC VENDERIA FIADO ? ? ? QUE TODOS RESPONDERÃO: A TOIN DO PARÁ ! ! !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores